Comer para combater o estresse: os 8 melhores alimentos

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O estresse é uma condição extremamente incômoda que pode atrapalhar até mesmo a mera convivência com o meio. Quando estamos estressados, tudo tem um grande potencial de causar irritabilidade.

A paciência é pouca e parece que a mais simples das perguntas é capaz de despertar o nervosismo. Há, no entanto, diversos alimentos que ajudam a combater o estresse, fazendo com que a calma e o relaxamento voltem a fazer parte de nosso cotidiano.

Vejamos quais são os alimentos anti-estresse que ajudam a combater este quadro tão recorrente.

1. Chá de camomila é um dos melhores chás anti-estresse

Não é de agora que se conhece os poderes da camomila para acalmar os ânimos ou fortalecer a qualidade do sono. No entanto, uma pesquisa recente da Universidade da Pensilvânia mostrou que a camomila de uso constante do chá de camomila foi o suficiente para diminuir os níveis de estresse.

2. Aveia pode melhorar o humor

A aveia é saudável e possui grandes níveis de hidrato de carbono, ajudando a aumentar os níveis de serotonina no organismo. Isso significa que seu consumo diário ajuda a fortalecer a sensação de bem-estar e a minimizar a sensação de estresse.

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3. Trigo ou farinha de trigo integral

O trigo possui propriedades que ajudam o organismo na produção da sensação de bem-estar, concentração e visão. É importante optar por alimentos ou produtos oriundos da farinha integral, uma vez que a farinha branca pode ser prejudicial à saúde.

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4. Chocolate traz bem-estar e paz de espírito

Além de já ser amplamente associado à sensação de bem-estar, o chocolate possui antioxidantes fundamentais no combate ao estresse. O consumo diário de cerca de 50gr de chocolate amargo (70% mínimo) é o suficiente para atingir resultados incríveis.

5. Vinho pode ser consumido com moderação

O vinho entra na categoria de bebida alcoólica “do bem”. Suas propriedades ajudam a reduzir não somente o estresse, como também a ansiedade e a depressão. O consumo de uma taça diariamente (e não mais que isso) é o suficiente para garantir todos os benefícios desta deliciosa e refinada bebida.

6. Abóbora ajuda a diminuir o estresse

A abóbora possui quantidade considerável de zinco, que por sua vez é responsável em ajudar a transformar triptofano em serotonina. Isso significa que seu consumo diário, cerca de 50g, é o bastamte para começar a combater o stress em casa.

7. Laranja na luta contra a irritação

A laranja, como todos sabem, é muito rica em vitamina C. Esta vitamina é capaz de reduzir drasticamente os níveis de cortisol que causam o estresse. Além disso, a vitamina C luta contra os radicais livre e ajuda na renovação celular, garantindo um aspecto de renovação ao corpo. Se ainda restam dúvidas, é bom saber que a laranja é uma das mais poderosas ferramentas no fortalecimento do sistema imunológico, passo importante no combate ao estresse.

8. Um pouco de leite pode combater o estresse

Se bebido com moderação (no máximo um copo duas vezes por semana), o leite pode ajudar a combater o estresse, pois além de regular a temperatura corporal e a qualidade do sono, o leite é largamente relacionado à produção da serotonina.

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Recomendações gerais em caso de estresse

O estresse pode prejudicar todas as áreas da vida. Desde uma mera conversa ao convívio social, o estresse é capaz de abalar laços emocionais e minar a vida de alguém. Pessoas estressadas nem sempre percebem que estão estressadas e muito comumente precisarão de ajuda das pessoas à sua volta. Por isso, é sempre importante que estejamos atentos aos primeiros sinais de estresse, como a irritação constante e a impaciência.

Quando surgem os primeiros sinais acima descritos, é importante saber dar-se um tempo, fazendo uma caminhada ao ar livre ou tomando atitudes que são verdadeiros antidepressivos naturais: dançar, conversar com amigos, meditar, etc.

Em casos mais graves, é fundamental que um médico ou profissional de saúde seja consultado para poder orientar da melhor forma possível os tipos de tratamento ideais para cada caso pois, o estresse pode realmente ser perigoso para a saúde.

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