Alimento cozido engorda mais que alimento cru?


Pois é! Com o sucesso da dieta crudista (crudivorismo) muitos se perguntam se é verdade que alimento cru emagrece ou que engorda menos que aquele cozido. E ao que parece a resposta é propriamente sim!

A introdução do alimento cozido na história humana teria ajudado o homem a economizar energia e a desenvolver melhor o seu cérebro.

É o que diz um estudo publicado na Proceedings of The National Academy of Sciences que explica que para digerir um alimento cru, o corpo despende mais energia do que para digerir um alimento cozido.

A grande parte da comida que comemos serve como energia para nossas simples e normais funções vitais: respirar, digerir, pensar… O cérebro humano, mais desenvolvido do que o de outros animais, gasta 20% da energia que adquirimos através da alimentação contra 9% da energia necessária para o funcionamento do cérebro de outros animais. Este fato explicaria o desenvolvimento do cérebro humano quando o Homo erectus aprendeu a cozinhar sua comida.

O homem precisa comer mais

A pesquisa revelou que o homem precisaria de 9,3 horas comendo alimento cru para obter a energia necessária contra 8,8 horas aos gorilas e 7,3 aos chimpanzés.

E quanto aos nutrientes?

Aí entra um outro discurso. Alguns alimentos são melhores cozidos enquanto outros são melhores crus. Tudo depende também de quais nutrientes estamos falando: vitaminas, antioxidantes, minerais?

Nos dois primeiros links abaixo você poderá ler algumas dicas sobre como cozinhar os alimentos, enquanto o terceiro link fala sobre como combinar melhor os temperos com as verduras seja por uma questão de sabor como para melhorar a digestão.

Especialmente indicado para você:

CRUS OU COZIDOS? UM MINIGUIA PARA CONSUMIR MELHOR VÁRIOS TIPOS DE VEGETAIS

QUAIS ALIMENTOS TÊM MAIS ANTIOXIDANTES, CRUS OU COZIDOS?

ERVAS, ESPECIARIAS E TEMPEROS: O QUE COMBINA COM O QUÊ

COMO COZINHAR ALIMENTOS A VAPOR, QUAIS DELES E POR QUE MEIOS?




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...