É verdade que algumas frutas engordam? Por quê?

frutas-que-engordam

Embora a ingestão de frutas seja altamente recomendada, principalmente por seus atributos benéficos para o corpo humano, muitas podem acabar causando efeito contrário ao desejado, como o aumento de peso. Para que você descubra aqui que frutas pode ou não ingerir livremente, veremos quais são as frutas que engordam.

Por que algumas frutas engordam?

O que muita gente não sabe na hora de começar uma dieta com frutas é que muitas delas podem engordar. Isso mesmo. Assim como qualquer alimento, algumas frutas possuem mais açúcares (frutose) que outras, gerando então uma alta concentração de calorias.

Há muitas frutas com alta concentração de açúcar ou frutose, portanto o consumo em demasia ou exagerado destas frutas pode resultar em ganho de peso. Isso ocorre porque ao termos as frutas como alimentos saudáveis, muitas vezes acabamos por consumi-las sem considerar as suas propriedades calóricas, acreditando que são simplesmente saudáveis. Tão logo, se consumimos muitas frutas com alta quantidade de frutose, tenderemos ao acúmulo de calorias. Se estas calorias não são queimadas em nossas práticas diárias, teremos então o ganho de peso.

Quais são as frutas que não engordam ou que possuem baixo nível de frutose?

frutas que são menos calóricas por possuírem baixo nível de frutose, portanto podem ser consumidas em maiores quantidades. Listamos algumas destas frutas com baixo nível calórico:

Acerola

• Carambola

• Mamão

• Morango

Melancia

É importante notar que, embora estas frutas tenham menos calorias do que as que veremos adiante, seu consumo também não deve ser exagerado. Quanto aos morangos, por exemplo, recomenda-se a ingestão máxima de 5 a 6 morangos por dia. Quanto às acerolas, no máximo 2, preferencialmente uma pela manhã e outra após o jantar para auxiliar na digestão.

Quais são as frutas que engordam? Veja as frutas com alto nível de frutose

Para que você descubra aqui quais são as frutas que engordam, retomaremos a questão da frutose presente nestes alimentos. É importante notar que, estas frutas engordam por questões de propriedades de frutose (açúcar natural da fruta) nelas presente.

Isso não significa que a mera ingestão de uma destas frutas fará que com você engorde ou ganhe peso, mas sim o seu consumo demasiado ou em excesso. Além disso, observa-se que naturalmente temos o hábito de comer frutas para complementação alimentar (café da manhã, após o almoço, café da tarde, após o jantar e etc.), e é justamente nestes casos que estas frutas podem ser consideradas inimigas da dieta, pois trarão um aditivo alimentar além do desejado, com excessos de calorias. Descubra aqui quais são as frutas que engordam:

Abacate

Açaí

Banana

• Caqui

• Goiaba

Uva

Além destas da lista, o coco (que possui um pouco menos de frutose) também pode ser considerado uma fruta que engorda. Note ainda que isso não significa que você deva eliminar estas frutas de sua dieta diária, pois mesmo possuindo altos níveis de calorias ou frutose, elas ainda possuem diversas propriedades benéficas para o corpo que ajudarão a prevenir as mais diversas e variadas doenças. Um simples caso é a vitamina C presente em pequenas ou grandes quantidades em quase todas elas.

A dieta ideal com frutas

Por mais que algumas frutas possam engordar e outras não, é sempre aconselhável procurar a orientação de um médico ou mesmo nutricionista antes de adotá-las ou retirá-las de sua dieta. Somente um profissional em alimentação será capaz de lhe dizer quais as melhores frutas que podem ser adicionadas ou removidas de sua dieta a fim de manter uma alimentação saudável e rica nos nutrientes que seu corpo precisa.

 

Especialmente indicado para você:

10 ALIMENTOS (E ALGUNS HÁBITOS) QUE AUMENTAM A GORDURA ABDOMINAL

ÁGUA DETOX: 4 RECEITAS EFICAZES PARA QUEIMAR GORDURA

GORDURA NO FÍGADO: SINTOMAS, CAUSAS E REMÉDIOS NATURAIS

Fonte: dietaesaude.net - livewell.jillianmichaels.com