Goji berry: tudo que você queria saber sobre o fruto da vida e da longevidade!

goji-berry-contraindicações

Quem nunca ouviu falar em goji berry? Estas pequenas frutas vermelhas tornaram-se famosas também no Brasil. Consideradas o fruto da vida e da longevidade no Oriente são originárias do Tibet, China e Mongólia, mas agora vêm sendo cultivadas um pouco por toda a parte do mundo, dada a grande demanda dos consumidores atraídos pelos seus vários benefícios: perda de peso, antioxidante, energético, estimulante, entre tantos outros.

São realmente um superalimento, supernutritivo, cheio de propriedades benéficas, mas não é incomum no entanto, que surjam dúvidas sobre as verdadeiras propriedades das goji berries, bem como as melhores maneiras de utilizá-las.

Então vamos às dúvidas mais frequentes para tentar esclarecer tudo o que você queria saber sobre goji berry:

O que a goji berry tem de tão especial?

As goji berries são ricas em antioxidantes naturais que ajudam no combate aos radicais livres, ajudam a proteger a pele e os tecidos do corpo, além de fortalecerem o sistema imunológico, prevenindo doenças.

O fruto goji, assim como outras frutas selvagens mais comuns, por exemplo, a amora, o mirtilho e a framboesa, são ricas em carotenoides e ajudam a melhorar a visão, como menciona Matt Traverso no livro "Superfoods. Food is the medicine of the future."

Muitas das propriedades que têm as bagas de goji foram testadas por vários estudos científicos. Se você estiver interessado em se aprofundar, visite o site PubMed (um banco de dados de estudos de todo o mundo constantemente atualizado) e faça sua pesquisa usando as palavras-chave: Lycium barbarum ou Goji.

Mas o fruto não deve ser considerado como uma panacéia milagrosa para todos os males. Seguir um estilo de vida saudável e uma dieta equilibrada são as recomendações básicas para quem busca saúde e bem-estar, lembrando que soluções rápidas e simples não existem!

Entre os seus principais benefícios estão:

 

Emagrecer:

Os frutos do goji ajudam a diminuir o apetite, controlar o peso corporal e a reduzir a celulite.

Porém temos que levar em conta que para obter este resultado, é necessário consumir o fruto regularmente! Pesquisas científicas indicam o poder emagrecedor da goji berry seja por causa da sua rica quantidade de vitamina C (que ajuda a oxidar a gordura quando se faz exercícios físicos), seja por sua baixa quantidade de calorias, seja por seu poder de aumentar o metabolismo.

Para demonstrar tais efeitos uma pesquisa usou a ingestão diária de 120 ml de suco de goji berry durante 14 dias.

Uma busca rápida pela goji berry na internet te faz entender a fruta é muito procurada por sua propriedade emagrecedora e muito vendida em cápsulas. Mas, como sempre recordamos, qualquer suplemento deve ser consumido somente depois de uma consulta com um médico de confiança.

Poderoso anti-inflamatório contra celulite e colesterol:

Sendo rica em um anti-inflamatório chamado beta-sisterol, a goji berry ajuda a combater as inflamações em geral, inclusive a celulite. Tal nutriente também contribui para equilibrar os níveis de colesterol no sangue, ajudando por conseguinte a reduzir as doenças cardiovasculares.

Antioxidantes a favor da saúde (pele, olhos e sistema imunológico):

Sendo uma grandíssima fonte de carotenoides e vitamina C, dois antioxidantes, a goji berry ajuda a proteger a pele seja das ações nocivas dos raios solares que da ação natural do tempo: rugas, ressecamento. Os carotenoides também estão ligados à saúde da visão enquanto a vitamina C é conhecida por sua ajuda no fortalecimento da nossa defesa imunológica pois, melhora a produção de glóbulos brancos, nossos defensores naturais.

Anticâncer

Uma pesquisa ligou a potencialidade da goji em combater especialmente dois tipos de câncer: de cólon e de colo de útero mas pesquisadores da Ohio State University advertem para o fato de que outras berries (mirtilos, morangos, framboesas) são igualmente eficazes a este propósito.

Valores nutricionais

goji berry

* Vamos agora descobrir quais são os valores nutricionais do frutos do goji quando secos:

É interessante antes de mais nada, saber que 100 gramas de frutos do goji secos contêm 50 mg de potássio, 14,07 gramas de proteína e 4,8 gramas de fibra, somando 321 calorias no total, e 0 de colesterol! Como todos os alimentos de origem vegetal, o goji berry não contêm colesterol.

O fruto seco possui 4% de cálcio e 17% do ferro, necessários para completar a Ingestão Diária Recomendada (IDR).

Veja aqui a tabela completa dos valores nutricionais dos frutos do goji secos.

* E vejamos quais quais são os valores nutricionais do frutos goji berry frescos:

Uma porção de 30 gramas de goji berry fresco, possui 110 calorias, 2 gramas de fibra alimentar, 22 gramas de carboidrato, sendo 16 gramas de açúcar. Além disso, possui 6% de vitamina A e 2% de vitamina C, em relação às doses diárias recomendadas. O teor de vitamina A fazem dos frutos do goji um alimento útil para prevenir o envelhecimento. Veja aqui e aqui as tabelas com os valores nutricionais para serem consultados.

Quais quantidades de goji berry consumir?

Se você escolher pelas goji berries secas, que são as mais fáceis de serem encontradas, aconselhamos deixar de molho na água, para hidratar: coloque os frutos do goji em um copo de água e espere até que eles amoleçam e inchem.

A nutricionista Catia Medeiros sugere consumir entre 15 e 45 gramas de goji berry seca por dia ou 120 ml de suco de frutos do goji. Outra opção é consumir uma porção de 30 gramas de goji berry fresco.

Já a nutricionista italiana Valentina Venazzi sugere o consumo de 1 a 3 colheres de sopa de goji berry seco por dia para adultos por pelo menos 3 ou 4 semanas, e de 1 a 2 colheres de chá por dia para crianças, por conta dos valores nutricionais da ingestão da fruta.

Como consumir goji berry

goji berry como consumir

Você pode comer os frutos do goji misturando-as com outras frutas, iogurte, salada de frutas, ou mesmo na preparação de smoothies, sucos ou  muesli, barras energéticas caseiras, podem ser usadas em receitas de bolos, biscoitos, chás, chás gelados, e até geleia de goji berry engrossada com chia!

Onde encontrar, comprar, goji berry

Podemos encontrar as frutinhas secas de goji em lojas especializadas e talvez mais facilmente na internet. Também podemos cultivá-las em casa, em vasos ou no jardim, desde que o fruto receba bastante luz solar! Assim temos a disposição os frutos frescos! Recomenda-se secá-los, para que possam ser consumidos mesmo depois de sua maturação.

Como plantar goji berry em casa

Vale a pena plantar e ter, além dos frutos nutritivos, esta linda planta. Veja abaixo o passo a passo para cultivar goji berry em casa:

seta Leia mais: COMO PLANTAR GOJI BERRY EM CASA

Algumas curiosidades sobre goji berry

 

Goji berries cultivadas no Tibete e na China são mais eficazes

Acredita-se que os frutos da variedade Lycium barbarum, em especial os de proveniência da Ningxia (região autônoma da China que faz fronteira com a Mongólia) são de longe os melhores. Isto porque o solo dessas áreas seriam particularmente ricos em minerais graças ao fato de que alí corre o rio Amarelo, o 6° maior rio do mundo, dotado de um fertilizante natural particularmente valioso para o solo. Além disso, é muito benéfico para o bom desenvolvimento desta planta que ela seja cultivada em áreas sem poluição e em grandes altitudes. No seu habitat natural, as goji berries produzem substâncias especiais que enriquecem ainda mais as suas qualidades nutritivas.

Goji berries secadas ao sol são melhores

A secagem dos frutos é um momento muito importante para garantir a qualidade do produto. Certifique-se de comprar bagas de goji secas ao sol, de modo a manter intactas todas as propriedades nelas contidas. Dada a grande demanda por este produto, em escala industrial muitas vezes os frutos são secos em máquinas, o que resulta em uma depleção de nutrientes.

Melhor ainda se forem orgânicas

Estes pequenos frutos são capazes de absorver muitas das substâncias contidas no solo, seja para o seu bem seja para o seu mal. Sendo assim, é evidente que a presença de pesticidas químicos contaminam a planta e acaba afetando os seus efeitos benéficos conhecidos, portanto, melhor consumir goji berry orgânica.

Goji berry: cuidado com as contraindicações de uso

goji berry 2

 

Alergias

Goji berry é uma planta da familia das Solanaceae, fazem parte dos vegetais nightshades, como o tomate, pimentão, batatas e berinjelas, mas também outras que são venenosas. Àqueles que são alérgicos a um ou mais desses alimentos, seria melhor evitar consumir estes frutos. 

Anticoagulantes

Se você toma medicamentos anticoagulantes à base de cumarina, não coma goji berry, de maneira nenhuma.

Hipertensão

Se você sofre de pressão arterial elevada e toma remédios, tenha cuidado com goji berry e coma muito pouco ou evite pois, essa frutinha pode interferir em seus medicamentos de controle de pressão e deixá-lo hipotenso em demasia.

Leia também: setaPRESSÃO ALTA: SINTOMAS, CAUSAS E REMÉDIOS NATURAIS

Diabetes

Se você é diabético e toma insulina, não coma goji berry para não reduzir demais o açúcar no seu sangue e causar uma crise hipoglicêmica que poderá ser grave.

Leia também: setaDIABETES: 10 SINTOMAS INICIAIS BASTANTE COMUNS

Gravidez e aleitamento

Não existem estudos científicos que comprovem o perigo do uso de goji berry em caso de gravidez e aleitamento mas, uma vez que não é um alimento essencial, seria melhor evitar. A gravidez é um período delicado e não se sabe os efeitos que o consumo regular desses pequenos frutos possa ter sobre a mãe e sobre o bebê quando você estiver grávida ou amamentando. Entre outras coisas, eles contêm uma dose muito elevada de selênio e a fruta em si pode ser alergênica.

Especialmente indicado para você:

setaSEMENTE DE CHIA: PROPRIEDADES, BENEFÍCIOS E USOS (INFOGRÁFICO)

setaSUPERALIMENTOS: MITO OU VERDADE?

setaQUAIS SÃO OS EFEITOS DA INGESTÃO DIÁRIA DE GENGIBRE? (INFOGRÁFICO)