O pH do nosso corpo: básico, ácido ou neutro?


Nosso organismo é praticamente neutro, como um todo mas, claro que temos lugares do nosso corpo que têm pH ácido, como o estômago em plena digestão, ou básico, como o sangue que nos corre nas veias. O sangue humano tem pH próximo do 7,4, quer dizer, neutro tendendo a alcalino (pH acima de 7 é alcalino, abaixo de 7 é ácido, veja aqui) e este vai variar conforme nossa alimentação se constitui de alimentos mais alcalinizantes ou mais acidificantes.

É do equilíbrio do pH que dependem várias das reações bioquímicas que compõem a vida. Por exemplo, se o nosso organismo fica mais ácido, como um todo, se deteriora, reduz, a capacidade de absorção de minerais e outros nutrientes, e passamos fome sem termos falta de alimento. Também se deteriora, com a acidificação, a capacidade natural que têm nossas células de se recuperarem de danos, a sua capacidade, que também é natural, de se desintoxicarem dos metais pesados que absorvemos no ambiente e alimentos.

E aí, você já pode imaginar, se o corpo não consegue absorver os nutrientes necessários, fica fraco, e se as células não conseguem se auto-limparem e consertarem, surgem doenças várias pois o sistema imunológico fica deficitário e as células doentes, que não se consertam sozinhas criam tumores, que nada mais são do que ajuntamentos de células doentes, desequilibradas, que crescem feito loucas. E é isso o câncer.

Muito já se falou de que uma dieta saudável é um dos requisitos mais importantes para você poder ter saúde de verdade. Mas se lembre qual é o conceito de saúde: ” Segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde, saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”. Então, como você pode ver, não basta ter uma alimentação bem equilibrada entre ácidos e bases, é preciso também manter a desintoxicação da mente e das atitudes, é preciso manter a inteligência emocional em alta, a consciência ambiental em ação, uma postura ativa de cidadão planetário e de ser humano que se fundamenta na solidariedade, no “amai aos outros como a ti mesmo”. Tudo isso é fundamental para se ter saúde.

Mas, vamos falar um pouco agora dos alimentos e como escolher os que mais nos convêm

A questão é que, quanto mais alimentos ácidos você comer, mais íons de hidrogênio serão captados pelo seu sangue tornando-o ácido com todos os efeitos nefastos de que falamos acima. Mas, veja bem, não é alimento ácido aquele que, como o limão, as frutas cítricas, são ácidos em sua natureza já que esses, durante a digestão ajudam a remover os íons de hidrogênio removendo a acidez do corpo.

Alimentos acidificantes são os processados, todos os industrializados, as proteínas de origem animal e, principalmente, os “junk food”. Então, cuidado com a propalada praticidade dessas comidas modernas. Não prestam para nada, a não ser para te engordarem. Dê uma conferida nessa lista, e vá combinando sua dieta, mais alimentos alcalinos, menos dos acidificantes, que tudo dará certo.

Mas, também são acidificantes

Aspargos, cevada, feijão (seco), amêndoas, carne, pão, trigo, manteiga, castanhas de caju, cereais, queijo, castanhas, frango, chocolate, moluscos, óleo de fígado de bacalhau, queijo curado, farinha de milho, caroço de algodão, ervilha, caranguejo, nata, ovos, farinha branca, avelãs, nozes de nogueira, canjica, mel, carne de cordeiro, lentilhas, lagosta, cavala, macarrão, xarope, margarina, mariscos, cogumelos, aveia, massas, amendoim, ervilhas, nozes, romã, carne de porco, ameixa, marmelo, arroz, nabos, centeio, chucrute, salmão, espaguete, açúcar, xaropes, tapioca, peru, nozes, trigo, gérmen de trigo.

Alimentos alcalinizantes são

Ágar-ágar, couve, amêndoas, maçãs, alcachofra, banana, beterraba, folhas de beterraba, amoras, brócolis, couve de Bruxelas, bardana, repolho, melão, alfarrobas, cenoura, couve-flor, aipo, acelga, cerejas, cebolinha, coco, pepinos, endro, escarola, figo (seco), linhaça, alho, uvas, toranja, (doce), goiaba, alga marinha, repolho, alho-poró, limões, alface, limas, framboesas, manga, melão, milho, menta, melaço, amoras, melões, mostarda, nectarinas, quiabo, azeitonas, azeite, cebola, laranja, mamão, salsa, maracujá, pêssego, pera, caqui, abacaxi, ameixa, abóbora, rabanete, uva, framboesa, ruibarbo, alface, soja, espinafre, abóbora, morangos, acelga, tangerina, nabos, óleos vegetais, agrião, melancia.

Veja aqui, em detalhe, o artigo de onde eu tirei a lista acima. Dá uma boa discussão e muitas explicações. Sim, e também é verdade que existem informações controvérsias sobre as listas de alimentos que são ou não alcalinizantes. Então, se você for adotar essa linha de raciocínio, estude bem, investigue mesmo, o que é o quê. De qualquer maneira, na nossa alimentação deveremos escolher um 75% de alimentos alcalinizantes e os restantes 25% entre os acidificantes e os neutros. Com certeza todas as frutas, verduras, legumes e tubérculos, crus ou cozidos em água, serão alcalinizantes. Já não tenho essa mesma assertiva quanto aos frutos secos pois uns são, outros não.

Talvez te interesse ler também:

10 ALIMENTOS ALCALINOS PARA COMER TODOS OS DIAS

O QUE ACONTECE AO NOSSO CORPO SE COMERMOS CÚRCUMA TODOS OS DIAS?

OS 10 NUTRIENTES FUNDAMENTAIS QUE TODA MULHER PRECISA




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...