8 delícias que os de mais de 50 anos devem comer rotineiramente

aspargos

Para quem já está nos 50 anos vale a pena dar uma olhada nesta lista de alimentos essenciais. Bom será se você começar mais cedo a comê-los com rotina mas, senão, vale mais tarde que nunca, não é?

Alimentação saudável, equilibrada, livre de contaminantes e, de preferência, não industrializada, ou pelo menos, livre de aditivos (aqueles que tornam o alimento mais durável, ou menos deteriorável, enfim, um prolongador do prazo de validade) é muito bom, com certeza.

Seria até indispensável se no mundo não estivéssemos, em tantos lados, lutando contra a fome, não é? Claro, há tanta gente morrendo de fome pelo mundo à fora que, o jeito é comer o que tem de minimamente comestível. Mas, esse é o preço de mantermos, ainda, um sistema econômico que quer tirar o suco do ser humano e da natureza, espremer em busca de maior lucro. Eu preciso dizer aqui também que os alimentos com aditivos, assim como os alimentos com agrotóxicos, nada mais são do que exigências absurdas, para os humanos, da política de mercado capitalista que é regida pelo inumano deus, o dinheiro. Mas isso todos nós já sabemos.

Quais são, e porquê, os alimentos fundamentais para nós de 50 anos, afinal?

 

1. Maçã

maça

Fruta rica em fibras solúveis, com elevado teor de antioxidantes, potássio e vitamina C, a maçã também ajuda a redução dos níveis de colesterol e glicose no sangue. E o Brasil tem maçã o ano todo, a preço bom. Fuja das importadas, padronizadas, tratadas para parecerem mais bonitas. Prefira as maçãs de produtor conhecido, se possível orgânico ou agroecológico para poder comer a casca também. A maçã vai bem como lanche entre as refeições e pode integrar uma série de receitas doces e salgadas, de saladas a bolos passando pelos chips, que são deliciosos. Ah, e o chá da casca de maçã é ótimo para relaxar e propiciar uma boa noite de sono.

Leia também: setaMAÇÃ: A FRUTA DA ESTAÇÃO COM MUITOS BENEFÍCIOS À SAÚDE

2. Aspargos

O aspargo fresco, verdinho, é rico em licopeno, importante antioxidante que também tem no tomate e que é fundamental para a saúde da próstata. Mas também é rico em ferro e outras vitaminas e sais minerais. Além disso, o licopeno também melhora o sistema cardiovascular, aumenta sua imunidade e até faz bem à vista. O aspargo pode ser comido cozido, refogado, escaldado, em sopa, creme ou até crú, para quem gosta do sabor forte e da textura fibrosa. Há inúmeras receitas para se usar o aspargo fresco, experimente e abuse for a época. Mas, para que o ferro contido no aspargo esteja disponível tempere-o com limão ou vinagre, ou então, tome junto um suco de limão ou laranja, et voilá!

3. Brócolis

bròcolis

Este é um dos mais completos vegetais pois é rico em fibras e antioxidantes e vitaminas A, C, K e B9 (ácido fólico) para além de ser rico em cálcio e ferro. Faz bem para a vista, aumenta a imunidade, fortalece a pele e os ossos. O brócoli pode ser consumido cozido ou crú mas, por ser bastante fibroso é de difícil digestão para aqueles que têm dificuldades nesta área. No entanto, suas folhas e talos jovens podem ser usados em saladas cruas, sem problemas. Prefira cozinhar o brócolis ao vapor, ou com um mínimo de água, para não desperdiçar seus nutrientes.

Leia também:setaPREVENIR O CÂNCER DE MAMA COM BRÓCOLIS E BROTOS DE BRÓCOLIS

4. Mirtilo, amora, framboesa

São frutas que contêm alto teor de antocianinas muito importante para a saúde da vista e do sistema circulatórios. O mirtilo, especialmente, é uma fruta muito indicada para nós que já temos vista cansada, ou cansadíssima, por seu elevado teor em manganês, poderoso antioxidante. Prefira comer as frutas frescas mas, se não for possível, faça compotas, conservas e doces com elas e use como geleia no pão. Ficam uma delícia. Também são ótimas batidas em suco e, no caso, prefira-as batidas com pouca água, no liquidificador, para não perder nem um grãozinho de cada uma.

5. Chocolate amargo

chocolate-amargo

Chocolate escuro e amargo, com muito cacau e pouco açúcar. Dê preferência ao chocolate amargo com 70% de cacau pois este ajuda na redução da pressão arterial, na manutenção da saúde do sistema circulatório, aumenta os níveis de serotonina e diminui, segundo estudos, em até 20% o risco de infarto em mulheres.

6. Café

O nosso amado cafezinho passou de vilão a herói por conta dos últimos estudos: vários estudos científicos pelo mundo vêm afirmando que tomar de 1 a 3 xícaras de café ao dia é muito benéfico para o coração. Outros estudos também afirmam que a ingestão rotineira de café, sem excesso, claro, atua como preventivo de desenvolvimento de alguns tipos de câncer e que reduz em até 65% as ocorrências de Mal de Alzheimer. Isso sim que é boa notícia para brasileiro tomador de café desde sempre.

Leia também: setaCOMO LIMPAR A CASA USANDO BORRA DE CAFÉ

7. Aveia

A aveia ajuda a melhorar o funcionamento do intestino pois suas fibras agem como uma vassoura limpando e carregando, para o bolo fecal, coisas que não nos servem como o excesso de gordura das refeições. A aveia é rica em minerais como cálcio e ferro, vitaminas do complexo B e E, proteínas e fibras. Facilita a digestão, controla a pressão arterial, diminui colesterol ruim e controla quantidade de açúcar no sangue. A indicação é de que se coma até 3 colheres de sopa ao dia, não mais, e que se tome água, de 5 a 6 copos, para não obstipar. A aveia pode ser integrada a várias receitas de pães, sopas, bolos e também pode ser comida crua, ou misturada ao iogurte, a sucos ou com água. Aliás, a água de aveia dormida (1 colher de sopa de aveia em 1 copo de água, deixar dormir à noite e tomar em jejum, é muito boa para reduzir o colesterol e ativar o intestino logo de manhã).

8. Iogurte natural

Especialmente o iogurte feito em casa, que tem uma fermentação natural e cria as bactérias necessárias ao bom trabalho intestinal, é muito saudável. Mas, para fazer o iogurte em casa escolha como base um iogurte de qualidade, com bactérias vivas, os famosos, lactobacilos, e use a proporção de 1 pote de iogurte para 1 litro de leite. 

Mas, para além de ter a tal alimentação balanceada, saudável, etc, que já citei acima, e ainda incorporar essas 8 delícias à sua dieta, é muito importante que você fuja, sem exagero, do sedentarismo. Então, ande um tanto, saia para passear, deixe o carro em casa, ou umas quadras longe do seu destino. Curta o sol, o vento, a chuva, a boa música e os bons amigos. Curta a vida, em suma, e seja feliz e saudável.

Leia também:

setaCAFÉ: QUEM DISSE QUE FAZ MAL AO CORAÇÃO?

setaSUCO VERMELHO: UMA ÓTIMA MISTURA PARA A SAÚDE