Pesquisadores ingleses descobrem molécula que “tira a fome”

molécula que tira a fome

Uma pesquisa feita na prestigiada Imperial College, na capital inglesa, trouxe uma descoberta fascinante ao mundo: isolaram uma molécula que dá a informação para o corpo, sobre quando será necessário parar de comer. Com esse grande passo, abre-se toda uma nova perspectiva sobre a formulação de medicamentos contra a obesidade.

O grande segredo da molécula é um de seus componentes, o acetato, que é liberado pelo organismo ao longo da digestão de fibras que estão presentes tanto em frutas, quanto em legumes e verduras, ao passar pelo trato intestinal.

A conclusão a que os cientistas conseguiram chegar é a seguinte: a fabricação de uma pílula que contenha essa molécula pode vir a ajudar as pessoas a diminuir a ingestão de alimentos, sem que precisem se submeter a longas e radicais dietas. O controle da fome existe porque a molécula tem interferência direta no hipotálamo cerebral, que é justamente a seção responsável por fazer o controle da sensação de fome.

Essa descoberta é essencial, em um momento histórico no qual se percebe que o sistema digestivo humano não apresentou uma evolução que acompanhasse a dieta da vida moderna, a qual consiste em largas quantidades de comida processada ou industrializada. Esse tipo de alimento, por não conter tantas fibras alimentares, não provoca reações às bactérias digestivas intestinais, ou seja, não resulta na produção de acetato; consequentemente, o cérebro não é “avisado” de que aquele organismo precisa parar de comer e continua a sentir fome. Na Europa, hoje, se consome 15 gramas de fibras, por pessoa. Na era pré-histórica, a quantidade era de 100 gramas, diariamente.

Portanto, esse é o cenário perfeito para a impressionante epidemia de obesidade que se pode verificar com muita facilidade, em todas as partes do mundo, inclusive no Brasil – onde, segundo dados recentes, 50,8% das pessoas têm sobrepeso e 17,5% são obesos em algum grau.

Agora, o desafio da ciência será a criação da droga, com a dose exata de acetato, pronta para servir ao propósito de garantir saciedade, de modo seguro para as pessoas.

Fonte foto: freeimages.com