Como e por que fazer uma pizza arco-íris?
- atualizado:
- por Gisella Meneguelli

Os nutricionistas costumam dizer que quanto mais colorida for a nossa comida, mais saudável ela é. Todos nós sabemos da importância de comer alimentos variados, coloridos e saudáveis.
LaBioGuia apresentou uma receita de pizza arco-íris bem interessante.
Mas podemos usar a nossa imaginação para compor uma pizza bastante colorida e cheia de nutrientes.
As cores dos alimentos vêm de pigmentos aliados da saúde e que têm um papel importante na prevenção e na proteção do nosso organismo contra diversas doenças.
Antes da receita, vamos aprender sobre o significado das cores dos alimentos:
Alimentos de cor verde
Contêm vitamina A e clorofila, substâncias que auxiliam na ação antibacteriana, cicatrizante, combatem o crescimento de tumores, desintoxicam as células, ajudam a proteger o coração e protegem o cabelo e a pele.
Alimentos de cor amarela e laranja
Contêm betacaroteno, vitamina B-3 e ácido clorogênico, que evitam a formação de substâncias causadoras do câncer, que mantêm o sistema nervoso saudável e ajudam a proteger o coração.
Alimentos de cor vermelha
Contêm lipoceno, substância que age como antioxidante e protégé contra o aparecimento de câncer de próstata. Os alimentos vermelhos ainda contêm antocianina que estimula a circulação sanguínea.
Alimentos de cor branca e amarela
Leite, queijo, couve-flor, batata, arroz, cogumelo e banana são ricos em cálcio e potássio. Esses minerais são importantes para o funcionamento do organismo, pois contribuem na formação e manutenção dos ossos, na regulação dos batimentos cardíacos, e para o funcionamento do sistema nervoso e dos músculos.
Alimentos de cor marrom e bege
Contêm fibras e vitaminas do complexo B, nutrientes com importâncias vitais no organismo, pois melhoram o funcionamento do intestino, combatem a ansiedade, previnem o câncer e as doenças cardiovasculares.
Alimentos de cor roxa
São ricos em ácido elágico e quercitina, que diminuem os riscos de ataques cardíacos, neutralizam as substâncias cancerígenas antes de invadirem o DNA, melhoram o aspecto da pele e retardam o envelhecimento.
Agora sim, a receita de massa para a base da pizza:
INGREDIENTES
- 1 ovo
- 1 tablete de 15 g de fermento biológico fresco
- 1 colher (sobremesa) de açúcar
- 1 pitada de sal
- 2 colheres (sopa) de margarina
- 2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1/3 xícara (chá) de água morna
MODO DE PREPARO
Derreta a margarina previamente para não ficar quente na hora do preparo
Dissolva o fermento na água morna
Junte todos os ingredientes, sendo a farinha colocada aos poucos, mexa com uma colher até a massa ficar um pouco consistente para poder mexer com as mãos
A medida que a massa soltar das mãos e da tigela, estará pronta
Deixe descansar por cerca de 30 minutos na tigela sob um pano , retire o pedaço para o tamanho da pizza desejada, abra a massa em cima de uma superfície lisa e polvilhada com farinha
Coloque os ingredientes à gosto e leve diretamente ao forno alto, pré-aquecido, por cerca de 10 minutos, ou até a mussarela derreter e a parte de baixo ficar levemente crocante
Rende 2 pizzas de 40 cm
Na foto do LaBioGuia, vemos tomates, pimentões amarelo, vermelho e verde, brócolis, milho, cebola roxa, mussarela. Mas use a sua imaginação e varie o sabor sem perder nenhuma cor.
Outros alimentos coloridos que ficam deliciosos em pizza são: rúcula, manjericão, azeitonas verdes e pretas, couve-flor, champignons, cebolas brancas e roxas, berinjela, abobrinha grelhadas, tomates secos...
Que tal já preparar essa receita para este fim de semana?
Leia mais:
10 ALIMENTOS QUE DEVERÍAMOS COMER TODOS OS DIAS
QUAIS ALIMENTOS AUMENTAM A IMUNIDADE?
Fonte foto capa: labioguia