Como e por que fazer uma pizza arco-íris?


Os nutricionistas costumam dizer que quanto mais colorida for a nossa comida, mais saudável ela é. Todos nós sabemos da importância de comer alimentos variados, coloridos e saudáveis.

LaBioGuia apresentou uma receita de pizza arco-íris bem interessante.

Mas podemos usar a nossa imaginação para compor uma pizza bastante colorida e cheia de nutrientes.

As cores dos alimentos vêm de pigmentos aliados da saúde e que têm um papel importante na prevenção e na proteção do nosso organismo contra diversas doenças.

Antes da receita, vamos aprender sobre o significado das cores dos alimentos:

foto

Alimentos de cor verde

Contêm vitamina A e clorofila, substâncias que auxiliam na ação antibacteriana, cicatrizante, combatem o crescimento de tumores, desintoxicam as células, ajudam a proteger o coração e protegem o cabelo e a pele.

Alimentos de cor amarela e laranja

Contêm betacaroteno, vitamina B-3 e ácido clorogênico, que evitam a formação de substâncias causadoras do câncer, que mantêm o sistema nervoso saudável e ajudam a proteger o coração.

Alimentos de cor vermelha

Contêm lipoceno, substância que age como antioxidante e protégé contra o aparecimento de câncer de próstata. Os alimentos vermelhos ainda contêm antocianina que estimula a circulação sanguínea.

Alimentos de cor branca e amarela

Leite, queijo, couve-flor, batata, arroz, cogumelo e banana são ricos em cálcio e potássio. Esses minerais são importantes para o funcionamento do organismo, pois contribuem na formação e manutenção dos ossos, na regulação dos batimentos cardíacos, e para o funcionamento do sistema nervoso e dos músculos.

Alimentos de cor marrom e bege

Contêm fibras e vitaminas do complexo B, nutrientes com importâncias vitais no organismo, pois melhoram o funcionamento do intestino, combatem a ansiedade, previnem o câncer e as doenças cardiovasculares.

Alimentos de cor roxa

São ricos em ácido elágico e quercitina, que diminuem os riscos de ataques cardíacos, neutralizam as substâncias cancerígenas antes de invadirem o DNA, melhoram o aspecto da pele e retardam o envelhecimento.

Agora sim, a receita de massa para a base da pizza:

INGREDIENTES

  • 1 ovo
  • 1 tablete de 15 g de fermento biológico fresco
  • 1 colher (sobremesa) de açúcar
  • 1 pitada de sal
  • 2 colheres (sopa) de margarina
  • 2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1/3 xícara (chá) de água morna

MODO DE PREPARO

Derreta a margarina previamente para não ficar quente na hora do preparo

Dissolva o fermento na água morna

Junte todos os ingredientes, sendo a farinha colocada aos poucos, mexa com uma colher até a massa ficar um pouco consistente para poder mexer com as mãos

A medida que a massa soltar das mãos e da tigela, estará pronta

Deixe descansar por cerca de 30 minutos na tigela sob um pano , retire o pedaço para o tamanho da pizza desejada, abra a massa em cima de uma superfície lisa e polvilhada com farinha

Coloque os ingredientes à gosto e leve diretamente ao forno alto, pré-aquecido, por cerca de 10 minutos, ou até a mussarela derreter e a parte de baixo ficar levemente crocante

Rende 2 pizzas de 40 cm

Na foto do LaBioGuia, vemos tomates, pimentões amarelo, vermelho e verde, brócolis, milho, cebola roxa, mussarela. Mas use a sua imaginação e varie o sabor sem perder nenhuma cor.

Outros alimentos coloridos que ficam deliciosos em pizza são: rúcula, manjericão, azeitonas verdes e pretas, couve-flor, champignons, cebolas brancas e roxas, berinjela, abobrinha grelhadas, tomates secos…

Que tal já preparar essa receita para este fim de semana?

Leia mais:

10 ALIMENTOS QUE DEVERÍAMOS COMER TODOS OS DIAS

QUAIS ALIMENTOS AUMENTAM A IMUNIDADE?

Fonte foto capa: labioguia




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...