Dieta Dukan: será que funciona? O que comer nas 4 fases?

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dieta dukan

Os livros “Eu não consigo emagrecer” e “O método Dukan ilustrado”, de Pierre Dukan, foram verdadeiros fenômenos de venda no Brasil. O autor chegou a ser expulso do colegiado de médicos franceses, sob a alegação de que sua dieta provocava desequilíbrio alimentar.

Em terras brasileiras, o método ficou mais conhecido como “dieta da proteína”, isso porque ela libera 72 proteínas e 28 legumes e classifica o açúcar e os doces como os grandes vilões. Essa retirada completa de carboidratos e gorduras do cardápio coloca a criação de Dieta Dukan na categoria de dietas restritivas. Segundo Sophie Deram, doutora em endocrinologia pela USP, a eliminação completa de um elemento ou outro da dieta caracteriza uma agressão ao corpo.

Vamos saber mais sobre esta dieta? Acompanhem este conteúdo:

 

1. O que é a Dieta Dukan?

Descrevendo de maneira simples, a proteína seria a melhor amiga de quem faz dieta, enquanto a gordura e os carboidratos são os grandes vilões.

Alguns princípios desta dieta são:

  • Por ser mais difícil de digerir, a proteína permanece no organismo por mais tempo, causando uma sensação de saciedade.
  • Exatamente pelo corpo ter de se esforçar mais para realizar a digestão da proteína, esse processo queima gordura, diminuindo a ingestão calórica.
  • Por outro lado, carboidratos devem ser evitados por causarem secreção de insulina, substância que estimula o armazenamento de gordura.
  • A gordura, por sua vez, tende a ser associada ao consumo de carboidratos, contém o dobro de calorias da proteína e ainda pode causar doenças cardíacas.

2. As 4 fases da Dieta Dukan

Seguir esta dieta envolve quatro etapas: ataque, cruzeiro, consolidação e estabilização.

2.1. A fase do ataque da dieta Dukan

A primeira fase da dieta Dukan baseia-se na ingestão unicamente de proteínas, por isso também é conhecida como fase PP ou da proteína pura. Esta fase propiciará rápida perda de peso e funciona como motivação para que a dieta seja levada até o fim.

Sua duração dependerá de quantos quilos se pretende perder, conforme segue:

  • Menos de 4,5 kg – 1 ou 2 dias;
  • De 6,8 a 13,6 kg – 3 a 5 dias;
  • Mais de 18 kg – até 7 dias de acordo com orientação médica

Nesta fase é permitida a ingestão livre de 68 proteínas animais, pois produzem efeito de saciedade e motivam uma menor ingestão de alimentos. É essencial que se beba de 6 a 8 copos de água e que se pratique exercícios físicos para resultados mais rápidos.

2.2. Fase do cruzeiro da dieta Dukan

A fase do cruzeiro na dieta Dukan irá proporcionar a perda de peso gradual, cerca de 1 kg por semana. Nesta fase, são introduzidos 32 vegetais permitidos.

Assim, além das 68 proteínas que já são permitidas, somam-se os 32 vegetais, totalizando 100 alimentos que fornecerão minerais, fibras e as vitaminas necessárias para o organismo funcionar adequadamente. Normalmente utiliza-se a alternância 1/1 em dias para a ingestão de proteínas animais e vegetais (ex: 1 dia de proteína e vegetais seguido de um dia somente de proteína pura). É possível alterar a variação para 2/2, 3/3, etc, a depender do peso que se deseja perder.

Para que esta fase seja eficaz, é recomendado que 30 minutos de caminhada sejam praticados por dia.

2.3. Fase da consolidação da dieta Dukan

A fase da consolidação irá de fato consolidar o peso. Esta fase servirá para que o organismo se adapte ao novo peso (após ter perdido alguns quilos nas fases anteriores) e que o mantenha sem riscos de novos ganhos de peso.

Esta fase dura 5 dias para cada 500 g perdidos durante a fase anterior e terá como objetivo reentroduzir os “alimentos divertidos”. Nesta fase, além dos alimentos já permitidos, são adicionados 1 porção de porco assado e 1 porção de carne de cordeiro na dieta. Estas adições de porções de carne serão chamadas de “refeição da celebração”.

Enquanto na fase da consolidação, deve-se resguardar as quintas-feiras para a ingestão de proteína pura, como na primeira fase. Aconselha-se a adotar esta regra como primordial para o desenvolvimento da dieta.

2.4. Fase da estabilização da dieta Dukan

A fase da estabilização é a última fase da dieta Dukan e serve, como propõe o nome, para que haja estabilização do novo peso. A falta de estabilização no peso após uma dieta é um dos maiores problemas das dietas convencionais segundo Pierre Dukan, autor da dieta Dukan.

A fase da estabilização conta com algumas regras simples para que seja eficaz:

  • Consumir 3 colheres de sopa de farelo de aveia por dia;
  • Preferir a utilização de escadas em vez de elevadores;
  • Todas as quintas-feiras devem ser de proteína pura, ou seja, como na primeira fase.

Além disso, é recomendado ao menos 20 minutos de exercícios por dia. Nesta fase, não há mais alimentos proibidos pela dieta, no entanto, todos deverão ser consumidos de forma regulada para que o peso perdido não volte e se evite o efeito sanfona.

3. A Dieta Dukan funciona?

A dieta Dukan funciona

As dietas restritivas acabam por desequilibrar o organismo. Embora seus efeitos sejam notáveis nos primeiros 15 dias, garantindo uma perda mínima de cinco quilos, tudo indica que o resultado não se mantém. Por não respeitar todos os grupos presentes na pirâmide alimentar, dietas restritivas podem provocar carências graves no organismo, segundo Mar Garrido, membro da Sociedade Espanhola para o Estudo da Obesidade.

Além disso, restringir alimentos ocasiona um aumento de peso a longo prazo. O cérebro exerce um papel muito importante nesse fenômeno, uma vez que emite mais impulsos de fome na presença da restrição alimentar.

Mesmo que o cérebro não boicotasse a dieta, o tédio o faria. É bastante difícil se manter em uma dieta com tantas limitações. Alguém que coma carne o dia inteiro logo chegará ao ponto de não conseguir ultrapassar o consumo de 1.000 calorias por dia. Isso parece positivo em um primeiro momento, mas acaba fazendo com que a pessoa não só interrompa a dieta como ingira tudo o que evitou. E desta vez, em excesso.

4. A Dieta Dukan é saudável?

O aspecto mais preocupante disso nem é a tendência de recuperar o peso que se perdeu nos primeiros dias. O desequilíbrio de nutrientes da dieta Dukan é tão notável que contraria as orientações de alimentação saudável. Baseadas em décadas de pesquisas e estudos sobre nutrição, as orientações têm como finalidade manter a saúde nutricional do ser humano.

A dieta Dukan è saudável
Outra luz vermelha de alerta se acende quando pensamos na quantidade recomendada de refeições ao dia. Há anos alguns nutricionistas reforçam a importância de realizar cinco ou seis refeições diárias, pois acreditam que quanto mais tempo houver entre uma refeição e outra, maior seja a probabilidade de o organismo reter combustível indesejado, como gordura. E quando tantas frutas e vegetais são subtraídos do leque de possibilidades alimentícias, torna-se difícil efetuar o número de refeições adequado.

Quanto à eficácia, a dieta Dukan pode, de fato, entregar os resultados prometidos nas primeiras semanas. Persistir no método proposto não será apenas difícil, de acordo com os estímulos cerebrais, como será igualmente perigoso para a saúde. Não temos uma pirâmide de grupos alimentares por acaso. Dietas restritivas oferecem o grande risco a longo prazo de fazer com que a pessoa desista de seus esforços, e volte a ganhar peso. E talvez ainda mais peso do que perdeu inicialmente.

5. Orientações gerais sobre a Dieta Dukan

Embora seja uma dieta famosa, que apresentou bons resultados para muitas pessoas, é importante que um médico, nutricionista ou profissional de saúde seja consultado antes de se iniciar a fazer esta ou qualquer outra dieta para emagrecer.

Quem deseja perder peso com eficácia, e sem comprometer a saúde, não deve abrir mão de uma consulta profissional, competente e capaz de desenvolver uma dieta personalizada, para conseguir bons resultados com base na fisiologia e na necessidade de cada um.

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