Leite de castanha: benefícios e como fazer em casa


A castanha-do-Brasil, ou mesmo castanha-do-pará (Bertholletia excelsa) como é conhecida em grande parte do território brasileiro, possui diversos nutrientes e propriedades que fazem bem para nossa saúde. Os benefícios vêm de sua grande quantidade de vitaminas, calorias, antioxidantes e minerais. Veremos aqui quais são os benefícios do leite de castanha que pode ser feito facilmente em casa.

Para fins de conhecimento, 100 gramas de castanha-do-pará possuem cerca de 656 calorias. Estas calorias, no entanto, não devem gerar grande preocupação (afinal, quase sempre nos ocorre que as calorias são responsáveis pelos problemas cardiovasculares), pois no caso da castanha-do-Brasil ela possui o popularmente chamado “colesterol bom” que ajuda a diminuir o nível de colesterol ruim do sangue.

Por ser rica em selênio, é ideal na prevenção de doenças arteriais, cancros e cirrose, mas aqui é bom ter atenção, pois como veremos adiante o consumo exagerado de selênio pode ser muito prejudicial. Além disso, a castanha-do-pará é rica em vitamina E que é grande auxiliar no combate aos radicais livres e também ajuda a manter a integridade da membrana celular da mucosa e da pele.

Como escolher as castanhas na hora de comprar

castanhas

Embora a castanha-do-Brasil (ou castanha-do-pará) ofereça todos os benefícios acima citados, é importante saber comprá-la. Sempre que queremos comprá-la e procuramos por esta fruta oleaginosa, podemos encontrá-la de diversas formas, seja com casca ou sem, ela pode estar disposta de diversas maneiras para a aquisição e é neste quesito que devemos ficar atentos para podermos comprar uma castanha em boa qualidade para o preparo do leite de castanha.

Em geral, as castanhas que ficam expostas à luz ou ao calor acabam perdendo suas propriedades benéficas, restando assim apenas as calorias. Isso significa que comprar castanhas nestas condições não só não fará bem como poderá fazer mal ao organismo. Neste contexto, podemos citar as castanhas vendidas nas prateleiras do mercado ou mesmo por vendedores de rua que passam grande parte do tempo expostos à luz do sol, principalmente em regiões mais quentes como norte e nordeste. O melhor, neste caso, é comprar as castanhas-do-pará com casca, pois estarão naturalmente protegidas dos agentes externos.

Como fazer o leite de castanha em casa

Após termos tido o cuidado acima explicado a respeito de como comprar a castanha-do-pará ou do Brasil, poderemos iniciar o preparo do leite castanha. Para tal, será necessário um pouco de mel, água, castanhas e um liquidificador, obviamente. Abaixo, é explicada a receita e também o fácil processo para ser fazer o leite de castanha. Assista ao vídeo:

Como consumir o leite de castanha

leite de castanha em casa

O leite de castanha pode ser consumido da mesma forma que um leite convencional. Pode ser utilizado no preparo de bolos que necessitam de leite, assim como no preparo de outros alimentos como alguns pães e doces. Pode também ser consumido quente ou frio, a gosto de quem o consome. O leite de castanha é muito recomendado para crianças em fase de desenvolvimento (não confundir com a substituição do leite materno), pois possui um aminoácido que estimula a produção justamente do hormônio de crescimento que favorece e muito a saúde da criança.

Como qualquer outra fruta oleaginosa, o leite de castanha-do-pará deve ser consumido de forma equilibrada. O consumo em excesso pode gerar intoxicação por selênio que causará vômito, náuseas, distúrbios emocionais, odor de alho na respiração e etc.

O leite pode causar alergia em pessoas com sensibilidades a frutas oleaginosas, como amendoins, castanha-de-caju, nozes, pistache, amêndoas e muitas outras. Portanto, vale a recomendação de ouro que é sempre consultar um médico ou um nutricionista antes de fazer substituições ou mudanças radicais na dieta diária.

Talvez te interesse ler também:

LEITE DE COCO: TANTAS PROPRIEDADES E USOS

COMO FAZER LEITE DE AVEIA CASEIRO

OS BENEFÍCIOS E OS MALEFÍCIOS DO LEITE DE SOJA

LEITE DE ARROZ: VEJA PORQUÊ FAZ BEM

Fontes:

http://www.nutrition-and-you.com/brazil-nuts.html




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...