Dieta sem glúten e sem lactose realmente emagrece?

Dieta sem glúten e sem lactose

Muito se ouve falar a respeito da dieta sem glúten e sem lactose, ou seja, da perda de peso através da eliminação destas substâncias da nossa alimentação diária. Faz algum tempo que revistas de fofocas ou mesmo páginas na internet têm nos bombardeado com os casos de impressionantes de emagrecimento através da eliminação do glúten e da lactose. Mas será mesmo possível que o simples fato de fazermos uma dieta sem glúten e sem lactose nos fará perder os indesejados quilos a mais?

Pesquisas e artigos recentes mostram que talvez não seja exatamente desta forma. Muito do que tem se falado a respeito da dieta sem glúten e sem lactose pode não ser tão eficiente para todos os tipos de organismo. Para que possamos entender como a ideia desta dieta funciona, precisamos entender quais são os efeitos do glúten e da lactose em nosso corpo.

O glúten e a lactose em nosso corpo

O glúten é, por si só, uma proteína composta a partir de duas outras, a glutenina e a gliadina. Ao menos até onde se sabe, o glúten só faria mal às pessoas intolerantes ou portadoras da doença celíaca, cujo organismo sofre reações químicas após sua ingestão. No entanto, o glúten é uma grande fonte de energia e retirá-lo da nossa alimentação diária, desbalanceando-a, poderia trazer outros riscos para a saúde, ainda que o consumo exagerado de carboidrato também seja causa de diversas doenças como a diabetes e a obesidade.

Alguns médicos e nutricionistas aconselham reduzir o consumo de farinha de trigo alegando que a composição do trigo foi modificada com o tempo na agricultura, para deixá-lo mais rentável e prejudicando suas propriedades nutritivas, independentemente de ser o trigo integral ou não.

Já a redução da lactose, por sua vez, demonstra diferentes resultados quando analisada mais de perto. Como fato, podemos citar a alta concentração de açúcar na lactose que consequentemente eleva os níveis de insulina no organismo, e isso claramente deve ser evitado quando o objetivo é perder peso. Além disso, a lactose pode não ser tão nutritiva quando se pensa e isso é evidenciado ao analisarmos a tabela nutricional do leite, por exemplo, onde apenas 28% de sua composição é de cálcio, enquanto todo o resto é formado por água, gordura, carboidratos e algumas proteínas.

Afinal, alimentos sem glúten e lactose emagrecem ou não?

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Dificilmente alguém poderá dar resposta afirmativa a esta pergunta sem conhecer os hábitos alimentares de quem a pergunta. Com as informações acima a respeito do que estes dois elementos fazem em nosso organismo, é também necessário ter as informações dos hábitos de quem deseja iniciar uma dieta que exclua glúten e lactose, pois no fim das contas, assim como o glúten não pode ser diretamente associado aos problemas oriundos da obesidade, a lactose não pode ser totalmente descreditada pelos altos níveis de açúcar e possíveis lacuna de nutrição.

Não há dúvidas, porém, que a ingestão de grandes quantidades tanto do glúten quanto da lactose causarão mal. Mas o mesmo pode ser dito a respeito de qualquer outro alimento. Enquanto o glúten é capaz de prover energia, o leite é capaz de prover proteínas e vitaminas como as A, B1, B2, B6, B12, D.

Eliminar os dois alimentos de nossa dieta de forma aleatória, pode não só não trazer os resultados desejados como pode também apresentar quadros de cansaço, abatimento, falta de energia e etc.

Nesta, e em qualquer outra situação, a melhor opção certamente é procurar por aconselhamento de um médico ou nutricionista que será capaz de entender e afirmar se eliminar o glúten e a lactose será ou não benéfico para o eu objetivo de perder peso, e o mais importante, com saúde!

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