Desafios para um alimentação saudável: Os maus hábitos alimentares dos brasileiros

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Manter uma alimentação saudável pode ser um grande desafio na vida dos brasileiros. Muitas vezes a correria do dia-a-dia e os maus hábitos alimentares impedem a criatividade e a variedade na hora de preparar e escolher os alimentos.

Os hábitos alimentares dos brasileiros vêm mudando significativamente; o que se vê é a perda dos bons hábitos e a adoção de alimentos e costumes que afetam cada vez mais a saúde da população.

Apesar do consumo de frutas e verduras ter obtido um leve aumento, na mesa do brasileiro ainda predomina o consumo excessivo de carne, alimentos altamente calóricos, ricos em gordura e semiprontos.

A ingestão de fibras é baixa e para piorar, os brasileiros têm se exercitado menos. Outro hábito prejudicial é o consumo de doces e bebidas com alto teor de açúcar como refrigerantes e sucos artificiais, principalmente entre os jovens.

Até os hábitos do cotidiano mudaram de maneira significativa. O almoço em família praticamente desapareceu, tendo sido resumidos aos domingos; o jantar não reúne mais a família em torno da mesa, mas sim da TV.

Os resultados desses maus hábitos são uma série de doenças causadas ou pelo excesso de alimento, pela deficiência alimentar ou, até mesmo, pela correria diária combinada com a má alimentação. Problemas como hipertensão arterial, aumento do colesterol, sobrepeso, mal funcionamento do intestino, problemas digestivos e doenças cardíacas são resultados cada vez mais frequentes dessa indisciplina alimentar.

Felizmente os erros nos hábitos alimentares podem ser contornados com algumas mudanças e noções básicas. Ter um bom hábito alimentar depende da vontade e do auto controle, é importante que não se atente apenas ao sabor na hora de selecionar os alimentos, a escolha deve ser pautada também pelo seu valor nutritivo. Foi pensando nesses problemas que o Ministério da Saúde lançou um Guia Alimentar onde apresenta informações para o bem-estar e as melhores escolhas que os brasileiros devem fazer para terem uma boa alimentação.

Para auxiliar nas escolhas mais saudáveis, preparamos algumas dicas fáceis de se aplicarem no dia-a-dia:

  • Tente diminuir o consumo de carne vermelha e obter proteína através de fontes alternativas como: legumes, oleaginosas, cereais e outros produtos vegetais.
  • Procure valorizar a comida caseira, combine, crie novos sabores, alterne as cores dos vegetais, frutas e verduras. Quanto mais colorido melhor!
  • Ao comer fora de casa atente-se ao modo de preparo e dos ingredientes usados. Prefira alimentos grelhados, cozidos e ao forno e lembre-se que legumes, verduras e grãos também fazem parte de uma boa alimentação.
  • Mastigue devagar, além de contribuir para a boa digestão, estimula a produção dos hormônios da saciedade.
  • Inclua cereais integrais, ricos em fibras que causam saciedade, auxiliam no controle dos níveis de glicose e colesterol no sangue e ajudam a regularizar o trânsito intestinal.
  • Evite se alimentar antes de se deitar, pois quando se está dormindo, a digestão retarda e pode afetar o sono e atrapalhar o metabolismo.
  • Diminua a ingestão de produtos embutidos, são ricos em sódio, açúcar refinado e gordura trans, substâncias que se consumidas em excesso são nocivas ao organismo.
  • Prefira o suco de frutas e reduza o consumo de refrigerantes, sucos artificiais e bebidas alcóolicas.
  • Beba mais água, além de hidratar o corpo, ajuda a prevenir doenças e mantém uma aparência saudável.

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