Alimentação saudável nas escolas municipais de São Paulo – opine você também


A Prefeitura Municipal de São Paulo abriu consulta pública sobre o novo Plano de Ação para a inclusão progressiva de alimentação orgânica e em bases agroecológicas, para que as escolas municipais e o cidadão possam opinar. Na minuta do Plano, os formulários foram elaborados para inserir comentários e sugestões para que o Plano seja concluído com a participação ativa da comunidade.

As sugestões e comentários enviados serão considerados para melhorar a estratégia de aquisição dos produtos, a formação dos pais e merendeiras, pelo programa de educação alimentar, ou sobre o uso pedagógico de horta orgânicas nas escolas, por exemplo.A inclusão de alimentação orgânica nas escolas municipais do município de São Paulo está prevista pela Lei Municipal 16.140/2015 que foi sancionada em março de 2015 pelo prefeito Fernando Haddad.

A consulta pública estará disponível até hoje, 9 de outubro.

Esta lei também dá prioridade para a compra dos alimentos orgânicos e agroecológicos de pequenos produtores da região e permite que o município pague 30% a mais em relação a alimentos convencionais similares.

Esta ação visa a oferta de uma alimentação saudável e de qualidade aos alunos das escolas públicas de São Paulo e é coordenada pelo Departamento de Alimentação Escolar (DAE), da Secretaria Municipal de Educação, responsável pela gestão do Programa de Alimentação Escolar que oferta, diariamente, 2 milhões de refeições a cerca de 1 milhão de alunos.

Esta proposta visa uma ação contundente na segurança alimentar e nutricional dos estudantes municipais e a formação de saudáveis hábitos alimentares. Paralelamente, busca a disseminação de práticas de consumo consciente, respeitando a biodiversidade regional. Pretende-se que, já em 2015, pelo menos 27% da alimentação oferecida às crianças da rede municipal seja proveniente da agricultura familiar.

Aqui você pode ler na íntegra, a minuta do Plano de Ação e, em cada item, você também poderá inserir o seu comentário ou sujestão.

Acesse também o São Paulo Aberta e a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.

Leia também: ESCOLAS DE BELÉM (PA) DÃO SHOW EM ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Fonte foto: freeimages.com




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...