Chocolate para reduzir o risco de ataques cardíacos e derrames


Chocolate previne ataques cardíacos e derrames. Emagrece, combate o colesterol, reduz a pressão arterial e o estresse, nos deixa alegres e nos conforta: chocolate, resumindo, tem seus benefícios únicos (contanto que não abusemos), incluindo o fato de nos manter longe das doenças cardiovasculares.

De acordo com um estudo publicado na revista Heart e conduzido por pesquisadores de diversas universidades no Reino Unido, aqueles que consomem pelo menos 100 gramas de chocolate por dia, têm menores riscos de sofrerem de ataques cardíacos e derrames.

O estudo

Os cientistas examinaram os resultados do estudo EPIC-Norfolk, uma pesquisa que está investigando o papel da nutrição a longo prazo, no aparecimento de câncer e doenças cardiovasculares. É um estudo sobre os hábitos alimentares de quase 21 mil adultos que estão sendo acompanhados por 12 anos.

A análise mostrou que aqueles que comem chocolate regularmente, até 100 gr por dia, reduzem a possibilidade de sofrerem de um ataque cardíaco em 11%. No caso de um derrame, a mortalidade é reduzida em 25% e além disso, o risco de sofrer de um acidente vascular cerebral foi inferior em 23%.

Mas, que tipo de chocolate?

O fato curioso que emerge deste estudo é que qualquer tipo de chocolate traz estes benefícios.

Ao contrário muitos outros pesquisadores que sustentam que o chocolate amargo o é melhor para a saúde, os dados desta pesquisa britânica revelam que até mesmo o chocolate ao leite têm efeitos semelhantes e comparáveis ao chocolate amargo.

“Isso pode indicar que não são apenas os flavonóides que exercem o efeito protetor, mas também outros compostos, como ácidos graxos e cálcio”, diz o professor Phyo Myint.

Dada a importância de resultados semelhantes, de acordo com os autores, não é de qualquer maneira possível assegurar o papel direto de causa-efeito no consumo do chocolate. Resta óbvio que 100 gramas de chocolate também contêm 33 gramas de gordura e fornecem 500 calorias, um quarto da quantidade diária necessária, o que não é pouca coisa.

E bem por isso existe a necessidade de mais estudos, mas ao que parece, pelo menos um pouco de chocolate ao dia, pode sempre ser concedido para a saúde em geral e agora também para a saúde do coração.

Talvez te interesse ler também:

9 MULTINACIONAIS DO CHOCOLATE QUE EXPLORAM CRIANÇAS

O CHOCOLATE AJUDA A EMAGRECER: A NOTÍCIA QUE TODOS ESPERAVAM

DESFAZENDO 10 MITOS SOBRE O CHOCOLATE




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...