Maracujá: benefícios nutricionais e remédio natural


O maracujá, flor da paixão ou passiflora, cujo nome vem da língua tupi, Mara kuya, e significa “fruta que se come na cuia”, é uma trepadeira espontânea das áreas tropicais e subtropicais da América Latina.

São várias as plantas do gênero Passiflora que são consumidas pelos povos latinoamericanos. Seu consumo se dá, normalmente, in natura. Dependendo da variedade de maracujá na região, seus frutos podem ser oblongos, redondos ou compridos e, em maduros, amarelos, vermelhos ou verdes, pequenos ou grandes. Sempre apresentam casca rija, impermeável e com polpa grossa, branca, sementes negras, pequenas, envoltas em uma saborosa gelatina dourada, que é onde radica seu sabor e olor.

Remédio Natural

As propriedades curativas do maracujá foram cientificamente comprovadas em diversos estudos dentre os quais ressalta-se os de DHAWAN, K.., KUMAR, S., SHARMA, A., estudo publicado no Journal of Ethnopharmacology, em 2004, sob o título “A anti-anxiety studies on extracts of Passiflora incarnate Linneaus”, sobre a variedade Passiflora incarnate L.

Tradicionalmente são usados os frutos em sucos ou na composição de receitas doces e também, o chá de suas folhas. Também já é usada a farinha da polpa branca, que tem propriedades comprovadas no tratamento de diabetes e na redução das taxas de colesterol e triglicérides.

A mais reconhecida propriedade curativa do maracujá é a sedativa: sua capacidade de acalmar o sistema nervoso, induzindo ao relaxamento e ao sono. Dependendo da concentração do seu suco, ou da quantidade comida da fruta, pode ter até ação hipnótica e sonífera, tão poderosa sua composição.

foto

Contra a ansiedade e a favor do relaxamento

O chá de suas folhas é tradicionalmente usado em situações de ansiedade, convulsão, crises nervosas e neurastênicas, espasmo e excitação nervosa, fadiga, inquietação, hiperatividade, nervosismo e insônia. Esta sua ação é derivada do efeito depressor do sistema nervoso central que os componentes do maracujá possuem. Por isso é bastante eficaz no tratamento de distúrbios de ansiedade.

Leia também: Ansiedade e estresse: 3 simples (mas poderosos) truques para combatê-los

Benefícios nutricionais

O maracujá é um fruto rico em vitaminas A, B e C assim como, apresenta significativa quantidade de sais minerais (ferro, sódio, cálcio, ferro).

O óleo essencial de maracujá, sua essência aromática, tem as mesmas propriedades relaxantes e antiestresse da fruta, sendo aplicado também na indústria de cosméticos, na alimentação humana, fabricação de tintas, sabões e alimentos.

Junto ao pé de maracujá sempre se encontram mamangavas, abelhas grandes, negras, que são as únicas a polinizarem suas flores.

Lembrete

Tudo em excesso faz mal. Não compre complementos a base de maracujá sem recomendação médica. Não se automedique e não exagere no chá principalmente se já tomar soníferos e afins. O uso exagerado do maracujá pode tanto aumentar os seus efeitos sedativos quanto causar náuseas, vômitos e dores de cabeça. Procure um médico para uma posologia correta em casos de insônia grave, para crianças e mulheres grávidas ou que amamentam.

Leia também: Conheça a aromaterapia e seus benefícios

Fonte foto: freeimages.com




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 2 comentários

  1. Theodore
    Publicado em 02/06/2021 às 10:32 pm [+]

    Existem gênions nesta planta Maracujá ?


  2. Daia Florios
    Publicado em 07/06/2021 às 6:51 am [+]

    Não entendemos a pergunta…


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...