Qual é a quantidade justa de fibras para emagrecer?


Qual é a quantidade certa de fibras, que devemos comer para perder peso? Aumentar a ingestão diária de fibras e regular a nossa dieta pode ser a solução para perder peso rapidamente e sem problemas.

Um novo estudo publicado na revista Annals of Internal Medicine da American Heart Association comparou uma dieta rica em fibras com uma dieta convencional. 

Em um dos grupos, foi estabelecida uma dieta que consistia em uma restrição do número de calorias, em uma redução da quantidade de açúcar, em comer mais verduras e escolher fontes magras de proteína.

No entanto, os pesquisadores pediram aos participantes dos dois grupos de para introduzirem 30 gramas de fibra por dia na dieta. Ambos os grupos perderam peso. Mas o grupo que seguiu a dieta proposta pelo American Heart Association perdeu mais peso do que o grupo que seguiu com a dieta padrão típica dos norte-americanos, mas na verdade não emagreceram muito.

Isso foi precisamente o que fez com que o estudo se revelasse interessante. O simples ato de comer mais fibras, em ambos os grupos, ajudou os participantes a perderem peso sem terem de pensar aos problemas de contagem de calorias, etc.

De acordo com pesquisadores, a fibra ajuda a perder peso de modos diferentes. Primeiramente, os alimentos ricos em fibras aumentam a sensação de saciedade. O corpo leva mais tempo para digerir estes alimentos, o que nos leva a nos sentirmos satisfeitos e por outro lado, a comer menos.

Exemplos deste tipo de alimento são o pão de trigo integral e aveia.

E como acrescentar bastante fibra na alimentação para perder peso? Muito simples, basta escolher cereais integrais quando comprar pão, massas e muesli para o café da manhã. Basta trocar o macarrão normal pelo integral, assim como o pão e aí por diante.

Leia bem os rótulos para ter certeza que esses produtos foram realmente preparados com farinha de trigo e fibras de cereais integrais. Para enriquecer a dieta, não se esqueça de adicionar frutas e verduras frescas.

Quanta fibra devemos comer? Os participantes do estudo acrescentaram 30 gramas de fibra por dia. As atuais diretrizes sobre nutrição nos Estados Unidos sugerem um consumo de fibras entre 20 e 35 gramas por dia. Assim, se quisermos perder peso, naturalmente devemos escolher alimentos ricos em fibras, sem nos esquecermos da importância do exercício para manter a saúde.

Fonte foto: quick-weightloss-tips.com




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...