Banana tem muito agrotóxico?


O Brasil é conhecido por seu cultivo de bananas e apelidado de República das Bananas, um termo bastante pejorativo, juntamente com outros países da América Latina. Outra sua fama nada agradável, é a de ser o país que mais consome agrotóxico no mundo. Queremos saber: em uma das frutas que mais produzimos e consumimos, tem agrotóxico?

Tem sim senhor! Mas tem pouco, se comparamos com outras frutas que normalmente estão na nossa mesa. Oba! então podemos partir para as receitas. Que tal banana chips?

Segundo estudos da ANVISA, a banana brasileira apresentou somente 1,03% de amostras desconformes, em 2008. O que é bom, pois, nosso país é o terceiro maior produtor mundial desta maravilha, segundo os dados do Censo IBEGE de 2014. Mesmo assim, com reduzido teor de agrotóxico residual este ainda existe, o que prejudica o consumo da casca da banana, que também é alimento de grande qualidade, podendo ser usada como farinha ou pasta, em variadas receitas.

Para reduzir, ainda mais, o uso de agrotóxicos, teríamos que adotar, plenamente, à agricultura orgânica. Enquanto tal não acontece, nem a banana escapará desta carga negativa já que, em monocultura, todo cultivo é mais suscetível à doenças e pragas que reduzem sua produtividade e, conseqüentemente, o lucro final do produtor.

Mas, se pensarmos no lucro ambiental, comum a todos nós, e que teremos como resultante de cultivos orgânicos, veremos a balança pender mais para o benefício do ser humano como um todo.

A agricultura orgânica no bananal é possível e produtiva. O cultivo de banana consorciado com outros cultivos pode debelar essa situação crítica através do controle biológico de pragas e o maior espaçamento entre fileiras, o excesso de umidade que privilegia os ataques de fungos. Por outro lado, uso de matéria orgânica para fertilização e de cobertura “morta”, diminuirá em muito a necessidade dos fertilizantes químicos hoje jogados “à mão cheia” nas terras de cultivo.

Estudos mostram que não existe significativa diferença nas características físicas e químicas das bananas produzidas orgânica ou convencionalmente. No entanto, o impacto ambiental negativo do cultivo convencional sobre a natureza, este sim é muito significativo.

Talvez te interesse ler também:

YES NÓS TEMOS BANANAS! MULTINACIONAL DO SETOR ALIMENTÍCIO É COMPRADA POR BRASILEIROS

Fonte foto: freeimages.com




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...