O leite faz bem à saúde?

leite

O leite sempre foi considerado um alimento saudável e fundamental na nossa dieta; indispensável para o crescimento das crianças e para o fortalecimentos dos ossos nos adultos, graças ao calcio e a outros nutrientes nele contidos. Nos últimos anos porém estes benefícios vêm sendo questionados, principalmente depois do sucesso do livro The China Study.

O livro, publicado em 2005 por T.Collin Campbell e seu filho Thomas M. Campbell, faz um levantamento entre o consumo de produtos de origem animal, em especial o leite, e o aparecimento do câncer e outras doenças degenerativas. O projeto se desenvolveu na China pois o povo chinês seria o mais geneticamente "puro". Em pesquisas deste tipo, excluir o fator genético para detectar a influência da alimentação sobre a saúde é muito importante. Embora o livro tenha sido também bastante criticado, muitas vezes por ter sido considerado não conclusivo ou por ter sido chamado de "recomendado" por organizações ligadas à proteção animal, fato este não comprovado, suas teorias vêm ganhando força desde sua publicação.

A verdade é que existe um aumento de casos de alergia e de intolerância láctea cada vez maior. Por que será? Talvez porque consumimos leite em excesso, afinal, o leite está em todo lugar: bolo, biscoito, massas...Ou será porque realmente não precisamos do leite de vaca, aliás, precisamos de leite materno! e somente durante os nossos primeiros anos de vida! Com o passar do tempo, nosso organismo vai perdendo a capacidade de ingerir o leite pela perda das enzimas lácteas, renina e lactase, que ajudam na digestão deste alimento.

Na dúvida sobre os difundidos benefícios do leite, a sua exclusão em prol da saúde, ganha cada vez mais adeptos. E mais ou menos por este caminho segue também a Universidade de Harvard que recomenda diminuir seu consumo e adquirir o calcio de fontes vegetais como o espinafre, o brócolis, o feijão e outras leguminosas. Já o posicionamento do Estudo Chinês é incisivo com relação ao malefício do consumo do leite. A teoria central do livro famoso baseia-se no fato de que o leite, por não ser um alimento adequado à espécie humana, o seu consumo além de não fazer bem, ao contrário, faria muito mal. Tudo isso porque o leite de uma espécie de mamífero não é digerível e assimilável por um outro mamífero de uma outra espécie. Sendo assim, a caseína, proteína do leite, se tornaria uma substância muito nociva ao homem.

Com toda essa discussão, se lembrarmos dos casos de contaminação do leite, que nunca terminam, ano passado com água sanitária e ontem, 19, novo caso de contaminação por formol, envolvendo marcas famosas, ainda que o leite fizesse bem, dar um tempo da bebida não faria nada mal, principalmente às crianças! Você concorda?

Leia também:

seta

LEITE DE COCO: TANTAS PROPRIEDADES E USOS

setaCOMO FAZER LEITE DE AVEIA CASEIRO

seta

LEITE DE CASTANHA: BENEFÍCIOS E COMO FAZER EM CASA