Do Eat: pratos e recipientes para alimentos tornam-se…comestíveis!


Cansado de lavar louças? Pratos e talheres descartáveis não são nada sustentáveis, então qual seria a solução? Dois designers da Bélgica criaram uma nova gama de embalagens para alimentos, comestíveis e eco-friendly, que podem ser uma alternativa atraente para os estabelecimentos de comida take-away e muito mais.

Helene Hoyois e Thibaut Gilquin, depois de várias tentativas, finalmente conseguiram chegar a um bom resultado projetando recipientes feitos de uma combinação de fécula de batata, água e óleo. O material assim obtido é suficientemente forte para manter molhos e todos os tipos de alimentos, além de também ser fácil de digerir.

Cada peça é biodegradável e tem um sabor neutro que complementa os ingredientes doces e salgados. Uma vez aperfeiçoados os materiais, os dois designers juntaram suas economias para produzir o primeiro protótipo. Assim nasceu Do Eat, que fez tanto sucesso que agora recebe o apoio financeiro de uma empresa chamada Vallonia.

A dupla abriu uma pequena fábrica a 30 quilômetros em Bruxelas, com mais de 30 funcionários. Atualmente, o projeto abrange apenas recipientes comestíveis de alimentos (especialmente para finger food), mas espera-se que em breve fabriquem também copos, talheres e taças.

foto

Você acha que o uso de embalagens comestíveis para alimentos pode ser útil para reduzir o lixo e o desperdício? Sabia que antigamente era comum comer as sopas usando o pão como prato? coisa que alguns restaurantes já o fazem ou estão redescobrindo.

Muitas vezes, para melhorarmos o presente, tornamos à simplicidade do passado.

Leia também: Pratos auto-laváveis para reduzir o desperdício de água e detergentes

Fonte fotos: lavenir.net




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...