AlpFilm Protect: uma nova maneira de conservar os alimentos


Sabe aqueles alimentos que compramos embalados – ou embalamos manualmente-, conservamos por um tempo na geladeira, e ainda assim eles deterioram mais rápido? Parece que o Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), encontrou uma solução para amenizar o problema. Eles criaram o AlpFilm Protect, um PVC transparente que elimina a proliferação de fungos e bactérias que são embalados com o plástico.

O novo produto foi criado sob pesquisa entre a CDMF e a Nanox Tecnologia durante um ano, e surgiu a partir da ideia entre professores do Centro e a Universidade Federal de São Carlos – UFSCar.

AlpFilm Protect possui em sua composição silicato de prata, material que tem propriedade bactericida e fungicida, que após ser introduzido no plástico de PVC, elimina boa parte dos micro-organismos que podem estar nos alimentos embalados.

O produto atende a todos os padrões exigidos pela Anvisa e pelas agências de legislação internacionais, e chega aos supermercados no final deste mês.

Uma nova alternativa

AlpFilm Protect chega ao mercado podendo ser um bom auxílio ao nosso bolso: se conservamos mais alimentos, desperdiçamos menos, logo há uma redução de despesas em alimentos mensais.

Embora não seja perceptível, o produto pode ainda, auxiliar a redução de desperdício de alimentos embalados, de uma forma geral, já que uma das principais causas da fome, em países em desenvolvimento é a questão do desperdício, além de outras limitações, como estruturas de colheita e armazenamento.

Falando em desperdício…

Segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, na sigla em inglês), estima-se que o desperdício de alimentos causa um prejuízo de cerca de 750 bilhões de dólares por ano.

É ruim para o mercado de alimentos, que perde mais de 1 bilhão de toneladas destes, impactando os recursos naturais e o clima por não ter uma coleta de lixo eficiente e que pense no ambiente; e é ruim para aqueles que passam fome, estão subnutridos e poderiam usufruir dos mesmos alimentos.

Há muitas sobras de comida em condições de consumo que são jogadas fora e pensando nessas questões, organizações e empresas têm pensado em maneiras de reduzir o prejuízo.

É o caso do aplicativo Leftoverswap para doação de sobras de alimentos em condições de consumo, gratuitamente do Daily Table, um mercado e restaurante, que oferece uma alternativa barata aos alimentos com validade vencida e que iriam para o lixo, da Rede Trader Joe´s, nos Eua.

Para muitos, parece ser uma ideia estranha não cumprir a “Data de Validade”, mas por mais que seja um conceito eficaz para alguns alimentos, por outro lado é muitas vezes controverso e mudar o modo de vê-lo já seria um passo para evitar o desperdício de alimentos que podem ser consumidos.

Leia também: Dia Mundial da Alimentação 2014: agricultura familiar para alimentar o planeta




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...