Farinhas sem glúten: todas as possibilidades

  • atualizado: 
farinhas-sem-glúten

Pouca gente sabe, mas a farinha de trigo por ser muito danosa e fazer muito mal à saúde. O principal problema reside no fato da expressiva quantidade de glúten encontrada na farinha. Este elemento existe principalmente para que a farinha de trigo possa aderir facilmente a outros elementos, facilitando o processo de preparo de outros produtos como o pão.

O glúten é encontrado tanto na farinha de trigo branca quanto na farinha de trigo integral, por isso, independente dos benefícios que esta possa prover em relação àquela, é necessário ficar atento na hora de seu consumo.

Os males que o glúten pode causar no organismo são inúmeros, pois, por ser uma proteína enérgica, o alto consumo do glúten pode levar à obesidade e depois a problemas cardiovasculares muitas vezes irreversíveis.

Assim sendo, após fazermos uma eventual consulta médica, podemos começar a considerar a gradativa eliminação do glúten de nossa dieta a fim de prevenir futuras doenças e manter uma vida muito mais saudável. Há, atualmente, diversas alternativas saudáveis de farinhas com nenhuma quantidade de glúten. Veremos algumas delas e também sugestões de como utilizá-las:

Farinha de aveia

Farinha de aveia

A farinha de aveia é uma das opções mais benéficas à saúde quando se busca eliminar a ingestão de glúten. Pode tanto ser comprada pronta quanto feita em casa ao triturarmos flocos de aveia. Além de não possuir glúten, a farinha de aveia provê diversos benefícios, tais quais a redução do risco de câncer, prevenção de problemas cardiovasculares, diminuição do nível de colesterol e também a prevenção de osteoporose.

Em receitas tradicionais, é possível substituir 1/3 da farinha de trigo branca por farinha de aveia. Mas caso deseje preparar alimentos sem nada de glúten, o ideal é não utilizar a farinha de trigo, mantendo apenas a de aveia. Para tal, é possível adicionar farinha de aveia sobre frutas para o café da manhã, ou mesmo em vitaminas.

Leia também: seta COMO FAZER LEITE DE AVEIA CASEIRO

Farinha de arroz

farinha de arroz

Assim como a farinha de aveia, a farinha de arroz  não possui glúten e é extremamente saudável se comparada à tradicional farinha de trigo branca. Além disso, a farinha de arroz é rica em proteínas e fibras. Também é possível comprá-la pronta ou fazê-la triturando arroz em um liquidificador. Com esta farinha podemos fazer bolachas, biscoitos, massas de tortas salgadas e muitos outros alimentos.

Leia também: seta CONHEÇA OS TIPOS DE ARROZ E SEUS BENEFÍCIOS

Farinha de grão-de-bico

 

Farinha de grão de bico

Por ser uma ótima fonte de fibras, a farinha de grão-de-bico é recomendada para quem deseja perder alguns quilos, pois as fibras ajudam nos processos intestinais. Há ainda pesquisas que mostram a eficiência da farinha de grão-de-bico na prevenção de doenças cardíacas. Assim como as anteriores, não possui glúten. Pode ser utilizada para fazer tudo que a tradicional farinha de trigo faz, desde pães a biscoitos.

Leia também: seta TRIGO PARA QUIBE: 3 RECEITAS DELICIOSAS

Amido de milho

Por possuir vitaminas A, B1 e C o amido de milho (ou amido de milho) é recomendado no combate a radicais livres, tais quais os proporcionados pelo tabagismo. Além disso, reduz os níveis de colesterol e ajuda o organismo a metabolizar a gordura com eficiência. Seus benefícios podem ser obtidos tanto a partir do consumo de cereais diretamente do milho, ou mesmo com a própria farinha no preparo de molhos ou bolos.

Leia também: setaDUAS NOVAS VARIEDADES DE MILHO TRANSGÊNICO FORAM LIBERADAS PARA O CONSUMO

Farinha de Tapioca

 

Farinha de Tapioca

A farinha de tapioca é uma boa opção para quem procura substituir o pão de farinha de trigo. É possível comprá-la pronta ou fazer em casa. Para tal, basta uma medida de polvilho doce e outra de polvilho azedo e água para a liga enquanto amassa. Além de poder fazer a tradicional tapioca, é possível utilizar a farinha de tapioca no preparo de sopas, caldos e até mesmo pães e torradas para o café da manhã.

Leia também:setaRECEITAS SAUDÁVEIS E DELICIOSAS PARA SUBSTITUIR A FARINHA DE TRIGO

Farinha de milho

 

A farinha de milho é um ótimo agente auxiliador na manutenção da visão por possuir vitamina A. Além disso, se comprada de forma convencional no mercado, a farinha de milho estará enriquecida com ferro que é responsável pela transportação do oxigênio pelo corpo humano. É possível utilizar a farinha de milho para fazer doces como mingau ou variações da pamonha, bolos e até mesmo pães.

Farinha de Araruta

A farinha de araruta é feita a partir da fécula branca da raiz da planta araruta. Esta farinha é uma grande fonte de carboidratos e cálcio, por tal motivo é capaz de proporcionar energia e também de ajudar na prevenção de osteoporose. Comumente utiliza-se a farinha de araruta no preparo de biscoitos e bolachas, mas pode tranquilamente ser utilizada para preparar massas de pães e salgados.

Leia também: seta ARARUTA:CONHEÇA A PLANTA QUE PODE TRAZER VÁRIOS BENEFÍCIOS PARA SAÚDE, CORPO E AINDA SER UMA OPÇÃO NA COZINHA

Farinha de Sagu

 

Farinha de Sagu

Da mesma forma que a farinha de araruta, a farinha de sagu é subproduto de uma fécula, mas neste caso de variadas palmeiras. Pode ser adquirida pronta ou mesmo em pequenos “grãos” que podem ser moídos em casa. Com a farinha de sagu é possível fazer o mesmo que as demais farinhas (pães, torradas, bolos, doces e etc.) e tudo sem glúten.

Farinha de coco

 

Farinha de coco

Por fornecer grande quantidade de fibras, a farinha de coco também é uma ótima aliada para quem procura emagrecer, uma vez que as fibras irão auxiliar em todo o processo gastrointestinal. Com a farinha de coco é possível fazer bolos e pães sem glúten, além de deliciosos quitutes.

Por fim, independente do tipo de farinha escolhida o importante é termos em mente que o grande agente prejudicial é o glúten, presente na farinha de trigo branca e também na farinha de trigo integral. Com este raciocínio e um bom acompanhamento médico, podemos substituir a farinha de trigo de nossa dieta evitando muitas doenças futuramente. Além disso, com todos os nutrientes e propriedades benéficas das farinhas supracitadas podemos ter uma vida muito saudável.

 

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!