Cores que facilitam o sono e acalmam o corpo e a mente


Muita gente não dá valor ou acaba negligenciando o período de sono devido à correria do dia a dia, mas ele é muito importante para a saúde do corpo e da mente. Além da quantidade de horas que precisamos dormir diariamente que varia entre 7 a 8 horas no mínimo, o ambiente em que dormimos influencia muito na qualidade deste sono e em como acordaremos no dia seguinte.

Por isso, é bom saber quais são as melhores condições para que se tenha uma boa noite de sono e como as cores também podem influenciar neste período.

Desligar todas as luzes

Uma das recomendações para termos uma boa noite de sono é desligar todas as luzes, inclusive aquelas dos aparelhos eletrônicos que ficam em “stand by”, pois como geralmente são coloridas, elas são captadas pela nossa retina, mesmo quando estamos dormindo. Isso porque o corpo precisa do ambiente totalmente escuro para produzir melatonina (o hormônio do sono) e as cores influenciam a maneira como percebemos a luz e estimulam tanto o relaxamento quanto a agitação.

A explicação para isso, segundo o Centro de Sono de Endiburgo na Escócia, é que as células ganglionares da retina dos olhos formam o nervo óptico e são a única saída de informação da retina. Além disso, elas são responsáveis pela relação entre horas de sono e cores, onde as células ganglionares transmitem informações ao cérebro de acordo com a interação da luz, causando assim alterações no comportamento.

A influência das cores

cores para dormir

De acordo com alguns especialistas, as cores do quarto precisam ser claras, frias e relaxantes, pois o corpo absorve mais energia enquanto dormimos. Cores escuras, bem como desenhos e mistura de cores fortes deixam o ambiente mais pesado, podendo atrapalhar o sono, causar irritação e agitação.

Além disso é importante analisar se alguma das cores das paredes ou dos objetos do quarto onde dorme incomoda de alguma forma, pois se isso acontecer o melhor é trocar logo e não ficar esperando por alguma reforma, decoração ou algo do tipo. Conforme indicação do especialista, ao mudar de casa ou iniciar uma reforma, inicie a decoração pelos quartos.

O ideal é que uma ou mais paredes do quarto tenham as cores indicadas para ajudar no sono, mas caso não seja possível pintar as paredes, recomenda-se investir em algum objeto que tenha a cor específica, como por exemplo uma luz, abajour, quadro, pintura ou até mesmo fazer uma meditação mentalizando a cor.

Pijamas, meias, roupas de cama e cobertores nas cores indicadas também são válidos.

As cores boas para dormir

Dentre as cores mais recomendadas estão o azul, o verde e o lilás.

Vamos saber mais sobre cada uma delas:

Azul – calmante e relaxante

É indicada para quem tem insônia e problemas para dormir, pois ajuda a retirar o estresse do dia e a acalmar os pensamentos proporcionando uma noite de sono mais tranquila, sem interrupções. Essa cor só não é recomendada para pessoas depressivas, pois quando usada continuamente tende a piorar a situação.

Verde – equilíbrio e paz

Transmite serenidade, tranquilidade, harmoniza a mente, acalma o sistema nervoso central e melhora o humor. Recomenda-se os tons mais claros que além de ter uma função antiestresse, estimula a leitura.

Lilás – espiritualidade e intuição

Transmite relaxamento e por ser uma cor derivada do roxo, pode ser utilizada em tratamentos de distúrbios mentais pois estimulam a área do cérebro relacionada a resolução de problemas, ajudando a equilibrar a mente e transformar obsessões e medos.

Outras Dicas

Além das cores recomendadas para uma boa noite de sono, é importante que o ambiente todo esteja em harmonia. O ideal é escolher uma cor predominante e a partir dela fazer combinações com tons mais neutros. As cores neutras são perfeitas para integrar um ambiente ao outro, por isso, antes de fazer uma reforma ou querer apenas trocar as cores das paredes, faça uma pesquisa antes com um especialista utilizando a paletas de cores e suas combinações.

O mesmo vale para objetos comprados ou ganhados de presente, se for muito diferente do restante do quarto, pode “roubar” a atenção e mexer não só com o comportamento, mas também com os sentimentos e as sensações. O ideal é fazer do seu quarto um lugar sagrado, limpo, claro e leve.

Leia também: O QUARTO DE ACORDO COM FENG SHUI: DICAS PRECIOSAS!

Lembrando que essas dicas são apenas para ajudar na rotina de sono, mas caso tenha algum problema mais grave como insônia ou distúrbios do sono, recomendamos que procure ajuda profissional, pois pode ser indício de um problema de saúde mais grave.

Sobre o sono, talvez te interesse ler também:

INSÔNIA: QUANDO DORMIR MAL SE TORNA UM PROBLEMA DE SAÚDE?

NO DIA MUNDIAL DO SONO, 7 CONSELHOS PARA DORMIR BEM




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 1 comentário

  1. Izabel Cristina Alves de souza
    Publicado em 23/02/2021 às 11:45 pm [+]

    izabelcristina [email protected]


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...