Distribuidor automático de flores frescas! É realidade!


Para quem precisa de um ramo de flores a qualquer hora essa é uma boa opção – as máquinas de venda automática. Um ramo cheiroso de flores frescas, um buquê bem arranjado para dar de presente ou, simplesmente, aquelas flores que você quer por no vaso de centro de mesa, na sua casa – qualquer dessas opções, em variedades de cores e preços bem acessíveis.

Há duas empresas que trabalham assim – a Esalteflores, que espalhou suas máquinas de venda automática por 19 estados brasileiros, em aeroportos e shopping centers e, a Ramo Urbano, que tem seu mercado na cidade de São Paulo. Estas são as empresas brasileiras pioneiras dessa ideia que já está bem espalhada pela Europa. Estas caixas são já conhecidas como Flowers Machine.

Na Itália são as caixas de venda automática da Naturaè que chamam a atenção: cada venda, ultra-rápida, ocorre em 60 segundos; as caixas são abastecidas diariamente e o proprietário do produto (que aluga o aparelho) pode controlar suas condições atmosféricas internas pelo celular. Ou seja, vende mais, produz menos perdas, gira mais capital e flores, é claro.

flores em máquina 2

Fonte foto

As vantagens são inúmerasgastos baixos de instalação e manutenção, nenhum gasto com pessoal, lucros livres consideráveis e, para nós o que interessou é que as flores se mantém saudáveis e conservadas por até 9 dias, após a retirada do sistema da caixa de vendas.

Claro, não há milagre: é preciso que você, vendedor, cuide bem da umidade do ar (secura em demasia vai matar seus buquês), da temperatura interna (flores resistem a frio mas murcham no calor) e da reposição diária dos buquês vendidos (é desanimador a gente encontrar uma prateleira vazia, abandonada).

flores em máquina

Fonte foto

Dicas de como manter seu ramo de flores

Todo ramo de flores tem data de validade – e essa dependerá tanto do tipo de flores que o compõem como do tipo de clima onde você mora. Flores saudáveis duram mais, em clima frio, resistem melhor mas, algumas dicas são úteis para a maioria das flores ornamentais que se compram em buquês. As dicas variam conforme as espécies mas, no geral, as dicas que conto abaixo são gerais para todas.

1. corte os ramos em diagonal antes de colocá-los na água, essa prática ajudará à preservação da boa drenagem de absorção dos caules florais

2. junte uma solução protetora (contra fungos e bactérias) a cada 1 litro de água do vaso: 50 ml da solução feita pelo suco de ½ limão, 2 colheres chá de açúcar cristal e 2 colheres de chá de vinagre branco.

3. corte folhas e espinhos que vão ficar na porção de água

4. a cada dois dias, troque a água do vaso (e acrescente outra porção da solução protetora contra fungos e bactérias

5. corte os ramos, 2 cm de cada vez, sempre que trocar a água do vaso

6. flores têm que respirar então, não as deixe em local abafado ou muito quente

7. não exponha as flores de vaso à luz direta do sol

8. se o calor for muito forte, ponha as flores na geladeira, ou preencha o vaso com água gelada

Mas, saiba que, rosas bem cuidadas poderão durar até 10 dias, em buquês, e os gladíolos também são famosos por sua longevidade porém, as flores do campo resistem bem menos tempo.

Especialmente indicado para você:

ORQUÍDEAS: COMO CUIDAR PARA MANTER A FLORAÇÃO

PRÍMULA: VEJA COMO CUIDAR E CULTIVAR ESTA BELA FLOR!

AMANTE DA BOTÂNICA? CONHEÇA O APLICATIVO QUE RECONHECE PLANTAS




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...