Os incríveis benefícios do Óleo Essencial de Cedro. Veja como usá-lo


O cedro é basicamente uma planta nativa de climas frios e normalmente é encontrada em altas altitudes. Os principais componentes do óleo essencial de cedro são o alfa cedrene, beta cedrene, cedrol, widdrol, thujopsene e um grupo de sesquiterpenos, que contribuem muito para o seu valor medicinal e benefícios para a saúde.

{index ordered=”false”}

A origem do óleo do cedro remonta aos tempos do velho Egito, quando além de servir para embalsamar os mortos, também servia para afastar mosquitos (quando colocado em folhas de mamão). Também foi e é muito popular para os Gregos, Chineses e Romanos.

10 Benefícios do Óleo Essencial de Cedro

Alivia os sintomas da seborreia

Seborréia ou Eczema seborréico é uma doença causada por um mau funcionamento das glândulas sebáceas. Isso resulta no aumento da produção de sebo e uma infecção subsequente das células epidérmicas.

Previne Infecções

O óleo de cedro evita que as feridas fiquem sépticas, além de protegê-las dos germes tetânicos. Pode ser aplicado com segurança externamente às feridas como antisséptico, e é usado até mesmo como ingrediente em cremes antissépticos herbais.

Promove a micção

Seu papel como diurético é outra propriedade benéfica do óleo de cedro que pode ajudar a curar uma série de condições, incluindo obesidade, hipertensão, pressão alta, reumatismo, artrite, gota, infecções do trato urinário e o acúmulo de toxinas no sangue.

Estimula a menstruação

Aqueles que estão tendo menstruação obstruída e irregular podem se beneficiar do uso de óleo de cedro, pois este óleo é um emenagogo, o que significa que estimula a menstruação, enquanto também regulariza o ciclo.

Elimina a tosse

Se você está sofrendo de tosse, frio e congestão relacionada, você pode tentar usar o óleo de cedro para aliviar a irritação. É um expectorante e elimina eficientemente a tosse e remove a fleuma das vias respiratórias e dos pulmões, aliviando assim o congestionamento. Ele também fornece alívio de dores de cabeça, olhos vermelhos e lacrimejantes e outros sintomas de resfriado e tosse.

Reduz a Inflamação

Embora os estudos tenham sido feitos principalmente em animais, os primeiros testes em humanos foram muito positivos em termos dos efeitos anti-inflamatórios do óleo de cedro na artrite. A inalação ou aplicação tópica deste óleo na pele diminui um pouco a inflamação nas articulações e tecidos que resultam em dor ou desconforto debilitantes.

Alivia Espasmos

O alívio dos espasmos é outra importante propriedade medicinal do óleo de cedro. Quase todos os tipos de espasmos e condições relacionadas podem ser aliviados usando este óleo. Isso inclui espasmos que afetam o sistema respiratório, intestinos, músculos, coração e nervos.

Tônico de saúde

O óleo de cedro pode ser usado como um tônico geral de saúde, uma vez que tonifica os sistemas orgânicos e estimula o metabolismo. Ele tonifica os músculos da pele, do estômago, do sistema digestivo e regula as funções cerebrais.

Repele insetos

O óleo de cedro está em uso há muito tempo como repelente de mosquitos e de insetos. Quando usado em vaporizadores, afasta mosquitos, moscas e outros insetos. Era usualmente colocado em travesseiros ou lençóis à noite, de modo que mosquitos e outros insetos e pragas irritantes ficassem longe do sono.

Atua como um adstringente

Como um adstringente, o óleo de cedro ajuda a curar dores de dente, fortalece a aderência das gengivas nos dentes e os protege de cair. Também fortalece os músculos soltos e dá uma sensação de firmeza, boa forma e juventude.

Como e porque utilizar o óleo de cedro?

Este óleo pode ser consumido via creme, óleo, medicamento fitoterápico ou até mesmo como perfume. Além dos métodos de uso mencionados acima, também é possível se beneficiar do óleo de cedro para:

  • Evitar a queda de cabelo (como ingrediente contido em cremes e máscaras capilares)
  • Acalmar o ambiente, por meio do óleo que pode ser colocado em um aromatizador ou em réchauds
  • É um sedativo que ajuda no relaxamento na hora de dormir. Vale muito a pena para quem possui problemas como insônia. Bastar manter o óleo na cabeceira da cama ou até mesmo ingerir algumas gotas em forma de medicamento fitoterápico (mediante consulta e indicação profissional).
  • Pode ser utilizado como perfume leve, que pode até mesmo ser feito em casa!

Os benefícios para a saúde do óleo essencial de cedro podem ser atribuídos às suas propriedades como substância antisséptica, antiespasmódica, tônica, adstringente, diurética, emenagoga, expectorante, inseticida, sedativa e fungicida.

O modo de uso dependerá do seu objetivo: você poderá utilizar o óleo na pele, gotas via oral e, além disso, poderá produzir outros produtos a partir do óleo, como pomadas, cremes etc.




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...