Street art no coração da Amazônia para proteger os povos e a floresta (FOTOS E VÍDEO)


A arte de rua ganhou com Philippe Echaroux uma nova dimensão. E graças às novas tecnologias chega na floresta amazônica para protestar contra o desmatamento e proteger os povos indígenas.

O artista usa a tecnologia para expandir as possibilidades de expressão da arte urbana, levando-a para lugares longínquos e inesperados, como são as florestas.

Leia mais: A ARTE DE RUA 2.0 DE PHILIPPE ECHAROUX

Projetando rostos nas árvores nativas da floresta amazônica, tem-se um efeito fantástico. Os rostos correspondem a alguns dos membros da tribo Surui, um povo que vem sendo vítima constante da devastação causada pelo desmatamento e pelos garimpeiros nas regiões de Rondônia e Mato Grosso.

arte floresta 1

“Quando se corta uma árvore é como matar um homem” – disse o artista ao explicar o significado de seu projeto.

arte floresta 2

Os rostos daqueles que habitam a floresta e que a protege, emergem entre os troncos das árvores. Os povos indígenas não poderiam viver sem suas terras ancestrais.

arte floresta 3

Nenhuma árvore fora danificada para dar vida à ideia do artista, e a esperança é a de que este projeto incomum possa chamar a atenção para a necessidade de salvar a floresta amazônica do desmatamento e proteger os povos indígenas daqueles que querem expulsá-los de suas terras, senão, eliminá-los de vez.

arte floresta 4

Este projeto, em colaboração com a Associação Aquaverde, pretende fazer com o mundo descubra os desastres humano e ambiental causados pelo desmatamento.

arte floresta 5

arte floresta 6

arte floresta 7

O artista fotografou todas as suas projeções para que estas possam viajar o mundo, realizando exposições de sensibilização contra o desmatamento e em defesa dos povos indígenas.

Para saber mais, assista ao vídeo abaixo:

Première Mondiale: du Street Art au coeur de la Forêt Amazonienne – World First Street Art in the Rainforest. From pays-imaginaire.fr on Vimeo.

Leia mais sobre street art:

A INCRÍVEL ARTE DE BANKSY NOS ESCOMBROS DE GAZA

A STREET ART QUE SINALIZA OS BURACOS DESENHANDO…PÊNIS!

EM MADRID AS FAIXAS DE PEDESTRES FICAM COLORIDAS GRAÇAS À STREET ART




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...