Pela primeira vez Energias Renováveis excedem o carvão nos EUA!


Embora o presidente Donald Trump esteja empenhado em apoiar usinas termoelétricas de carvão e combustíveis fósseis, pela primeira vez na América, as fontes de energias renováveis superaram a produção de eletricidade gerada a partir do carvão.

Essa informação vem de um relatório do Institute for Energy Economics and Financial Analysis – IEEFA que demonstrou que a revolução energética já está ocorrendo e a tendência é avançar!

Isso nunca havia acontecido antes, mas agora em Abril, as fontes renováveis, sejam a fotovoltaica (solar), a eólica e a biomassa, produziram mais que o carvão que estava há muito tempo no trono do setor energético.

grafivo carvao renovavel

Dennis Wamstead, analista de pesquisa do IEEFA declarou:

“Cinco anos atrás, isso não era possível. A transição que está ocorrendo no setor de eletricidade nos Estados Unidos é fenomenal.”

A oposição do presidente Trump

O presidente Trump se mostra contra a energia eólica alegando que esta causa câncer. A maioria dos norte-americanos não acredita nessa declaração.

Se essa declaração não tivesse sido pronunciada na frente de um discurso público, durante o Comitê Nacional do Congresso Republicano, poderia se dizer que se trata de uma fake-news, mas, realmente o presidente fez tal afirmação.

O presidente Trump está travando uma guerra contra as energias renováveis e isto já ficou claro até pelo posicionamento dele, em outras situações e pelo que ainda disse sobre a energia eólica:

“Se você tem uma turbina eólica perto de sua casa, parabéns, sua casa caiu 75% em valor. E, dizem que o barulho (turbina eólica) causa câncer.”

Benefícios das energias renováveis

Os dados e estatísticas, no entanto, mostram que tem muitas pessoas que pensam exatamente o contrário do que diz o presidente Trump, e por enxergarem os benefícios dessas fontes de energias limpas decidiram investir em energias eólica e solar.

Essa tendência tornou essas tecnologias mais baratas, além de contribuírem para conter os efeitos da mudança climática provocada pelo aquecimento global, que por sua vez é decorrente do aumento da emissão do CO2, e de outros gases de efeito estufa, resíduos poluentes das usinas termoelétricas e das indústrias, além de outras atividades.

O que as pesquisas revelam

O relatório do IEEFA, é baseado nas estatísticas do governo dos EUA e aponta para hipótese de que as energias renováveis, como hidrelétricas, biomassa, eólica, solar e geotérmica ultrapassarão o carvão até o final de 2019 e em 2020.

De acordo com a pesquisa, o aumento das renováveis também coincidiu com o fechamento de algumas usinas termoelétricas à base de carvão e isso é um sinal que as hipóteses e projeções das estáticas estão se tornando realidade.

O aumento do uso das energias renováveis no lugar do uso do carvão, contribuem para combater o aumento de temperatura e reduzir a poluição do ar, além de serem fontes sustentáveis e mais econômicas.

Que sejam cada vez mais bem-vindas.

Talvez te interesse ler também:

CAROÇO DE AÇAÍ VIRA FONTE DE ENERGIA DESCOBERTA POR ESTUDANTES DA ESCOLA PÚBLICA

NO BRASIL, LIXO ORGÂNICO E ESGOTO JÁ GERAM ENERGIA!

EÓLICA E SOLAR: O FUTURO DA PRODUÇÃO ENERGÉTICA NO BRASIL É A ENERGIA LIMPA




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...