As incríveis baratas-d’água gigantes super predadoras: comem de tudo, até serpentes


Nem todos os insetos são as pequenas presas da cadeia alimentar. Alguns, aquáticos, são tão grandes que podem comer tartarugas, patos e até serpentes venenosas!

O incrível trabalho de pesquisa sobre baratas-d’água é de Shin-ya Ohba, professor adjunto da Universidade de Nagasaki.

Como as aves de rapina, ou como os grandes predadores da savana, esses insetos realmente comem tudo o que encontram pela frente, depois de aguarem suas presas com paciência e astúcia. E elas, as incríveis baratas d’água, estão em todo o mundo, em um grupo com cerca de 150 espécies conhecidas.

Ficou curioso? Saiba mais sobre esse inseto incrível:

Tipos de barata d’agua

Os maiores exemplares, de nome científico Lethocerus grandis e Lethocerus maximus, vivem na América do Sul e podem exceder 10 centímetros de comprimento. Grandes, portanto, gigantes se pensarmos que eles são “apenas” insetos, mas não enormes em um sentido absoluto (certamente não como os da pré-história).

No entanto, essas criaturas extraordinárias não têm medo de nada. Elas atacam a presa mais impensável, até mesmo as tartarugas.

E quem preda elas? O homem!

Em alguns países asiáticos como a Tailândia e o Vietnã as baratas d’água são consideradas uma iguaria gastronômica.

Insetos aquáticos, mas não peixes

Na verdade, as baratas d’água respiram o oxigênio do ar, mas se acomodam nas plantas aquáticas e o fazem “mergulhando” através de uma espécie de bocal localizado em suas costas. Desta forma, elas esperam pacientemente por suas presas, e as atacam assim que elas estiverem suficientemente perto.

barata d agua predando

Foto: Entomological Science

Preda forte

E a predação é terrível: essas baratas d’água são agressivas, rapidamente sacodem suas patas dianteiras e agarram a criatura com as outras. A essa altura, elas perfuram suas presas com uma tromba semelhante a um punhal, injetando enzimas e, às vezes, substâncias químicas anestésicas. A este ponto, o “cozimento” está pronto e a comida pode ser degustada com calma.

Para presas maiores, a refeição pode durar várias horas.

Picada de barata d’água

Esse inseto que parece inofensivo diante do homem, é também conhecido como “mordedor do dedo do pé”. 

Pode se fingir de morto, só esperando o momento certo para dar o bote, utilizar suas mandíbulas resistentes e fragilizar o tecido da presa, injetando enzimas anestésicas que após seu efeito, causam uma dor extrema, podendo resultar até em paralisia.

Essa dor pode demorar até 5 horas para passar, por isso é necessário tomar muito cuidado com esse animal inteligente e estrategista.

Barata d’água transmite doença?

Várias notícias já se espalharam afirmando que o inseto causaria doenças em humanos.

Em 2016, imagens de fungos na pele de pessoas viralizaram (associadas a este inseto), mas a verdade é que, apesar de sua picada dolorida, a barata d’água é inofensiva para os humanos.

Barata d’água voa?

As baratas-d’água podem sair de seu habitat a noite para se acasalarem. Esses animais evoluíram orientando-se pelas estrelas, e costumam ser atraídos por luzes brilhantes.

Para acasalarem, os machos fazem a sua dança com movimentos periódicos próximo a superfície da água gerando ondulações, então ao serem atraídos pela luz brilhante artificial se desorientam, voam em espiral e depois morrem de exaustão próximo àquela luz na terra.

Machos protetores

Mas aqui está uma raridade do mundo dos insetos: as baratas-d’água machos são os principais responsáveis pelo cuidado dos ovos. Algumas vezes, para garantir a preservação da espécie, as fêmeas colocam seus ovos diretamente nas costas dos machos protetores.

barata d agua 2

Devemos matar barata d’água?

Vale lembrar que não devemos matar nenhum animal!

Em específico, a barata d’água é um predador de topo de cadeia muito importante para o equilíbrio da fauna aquática.

Como matar barata d’água?

Se, e somente se, for muito necessário matar esse tipo de inseto basta retirá-lo da água e mantê-lo fora por algum tempo, tomando os cuidados de não tocar diretamente no animal e lembrando que ele é esperto e pode se fingir de morto.

Existe barata d’água no Brasil?

Sim! E apesar do nome lembrar as baratas comuns, essa espécie na verdade são grandes percevejos aquáticos.

Encontradas em quase todo o mundo apresenta cerca de 150 espécies conhecidas e apresentam outros nomes dependendo da região:

  • arauemboia,
  • bota-mesa
  • pica-dedo e
  • escorpião-d’água
  • escorpião-de-água.

O Brasil possui muitos rios favoráveis para essa espécie, logo podemos encontrar bastante em regiões de água doce.

A importância das baratas d’água na natureza

Se as características da barata d’água fizeram com que você não simpatizasse com esse incrível inseto…. saiba que a barata-d’água, assim como qualquer outra espécie, tem seu importante papel na biodiversidade da Terra.

Baratas-d’água vivem em águas doces e limpas.

Podemos conservar ecossistemas inteiros por meio da conservação de baratas-d’água gigantes“, diz Ohba ao National Geographic, referindo-se ao fato que este inseto pode ser predado por espécies invasoras, como os lagostins e as rãs-touro, que conseguem proliferar em águas menos limpas ou poluídas.

Serpentes venenosas que se cuidem! Até mesmo um inseto pode se alimentar de vocês. Davi e Golias realmente existem na natureza.

E esse nem é o primeiro caso!

Leia também:

Vídeo barata d’água comendo uma serpente

A descrição do vídeo diz se tratar de um inseto aquático gigante de 3 cm (Belostomatídeo, provavelmente gênero Lethocerus, ou seja, uma barata d’água) que dilacerou com sua parte bucal uma cobra-liga de 10 cm (gênero Thamnophis).

E para finalizar há quem se alimente das “terríveis” baratas-d’água. Às vezes são elas é que viram presas: de peixes grandes, tartarugas, patos e até de gente, pois há quem aprecie este inseto frito!

Veja um dos trabalhos de Shin-ya Ohb no link da publicação na revista -> Entomological Science.

Talvez te interesse ler também:

“Grávidos”: cavalo-marinho macho pode gestar e dar à luz aos seus filhotes

Budião: uma das espécies marinhas mais bonitas da fauna brasileira

Como afastar cobras deixando o quintal menos atrativo a elas

Polvos e caranguejos têm sentimentos. Não devem ser cozidos vivos

Voltamos ao clima do Plioceno: CO2 alto como há 3 milhões de anos. Um estudo chocante

Descoberta Menara, a árvore tropical mais alta do mundo

Trinta cisnes encontrados mortos por causa do pão jogado por turistas

Fonte foto




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...