Agrotóxico natural: óleo de eucalipto combate fungos em plantas


Pesquisadores da Bahia descobriram uma alternativa natural ao agrotóxico. Trata-se do óleo de eucalipto, uma planta que existe em abundância em nosso país e que, além de diversas outras utilidades, pode combater fungos em plantas.

O Portal EBC, publicou uma entrevista feita pelo programa Brasil Rural com o pesquisador e professor Dalton Longue da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Nessa entrevista, o professor fala sobre a eficiência do óleo extraído da folha do eucalipto no combate a fungos que atingem algumas plantas, dentre elas a macadâmia.

Dalton foi o orientador da pesquisa de mestrado de uma de suas alunas e disse que os eucaliptos, além de fonte de madeira, também possuem outras propriedades. O óleo extraído das folhas de eucalipto é muito utilizado na área da saúde para tratar doenças respiratórias, por exemplo. No entanto, eles descobriram que esse óleo também tem propriedades que ajudam a combater doenças em plantas.

Para chegar nessa constatação, eles resolveram testar o óleo de eucalipto para combater um tipo de fungo que atinge as macadâmias e seca suas folhas. O mesmo fungo foi reproduzido em laboratório e ao usar o óleo natural de eucalipto, perceberam que os resultados eram bastante satisfatórios.

Não é a primeira vez que os pesquisadores utilizam o óleo de eucalipto para explorar suas propriedades contra doenças, mas para essa finalidade sim, foi a primeira vez. O professor Dalton explicou que os testes foram realizados com fungos controlados e produzidos em laboratórios. Três tipos de eucaliptos foram testados e os três causavam algum tipo de inibição no crescimento dos fungos. No entanto, apenas um deles não só inibiu o crescimento, como também provocou a morte do fungo.

Agrotóxico natural

O agrotóxico natural extraído da folha de eucalipto é capaz de inibir e matar fungos nas plantas, ou seja, é uma excelente alternativa natural ao tão agressivo agrotóxico que usam por aí! Essa descoberta despertou o interesse dos pesquisadores para realizarem novas pesquisas com outras culturas, inclusive com hortaliças.

Na entrevista, o professor é questionado com relação à segurança na utilização desse tipo de produto e ele lembra muito bem que: a diferença entre um remédio e o veneno, está na dose. Dalton ressalta ainda que, as doses utilizadas foram muito pequenas e mesmo com a baixa dosagem eles obtiveram um controle razoável de fungos.

Extração sustentável 

A vantagem na extração desse óleo é que ele é extraído das folhas, as quais estão disponíveis o ano inteiro. Ou seja, não é necessário esperar que saiam flores e frutos para conseguir extrair o óleo, pois ele está disponível em abundância nas folhas do eucalipto.

Outra questão levantada é com relação às florestas de eucaliptos serem plantadas inicialmente para a extração de madeira, tendo suas folhas dispensadas.

Com essa pesquisa pode-se observar que, além da madeira que deve ser extraída de florestas plantadas (e não de florestas nativas), é possível aproveitar as folhas que seriam descartadas para produzir o óleo que é rico em muitas propriedades.

Para tanto, o pesquisador lembra que a retirada das folhas deve ser feita durante o crescimento das plantas, uma vez que ajuda no crescimento delas e gera renda para o produtor antes mesmo do aproveitamento da madeira.

A pesquisa inicial foi feita por uma aluna de Dalton que já terminou o mestrado, mas ele espera que novas pesquisas sobre o assunto sejam desenvolvidas e despertem o interesse de outros alunos e produtores para desenvolver esse projeto.

Se você é estudante e deseja desenvolver um projeto nessa área, vale a pena saber um pouco mais sobre o trabalho do professor Dalton Longue e da UESB.

Talvez te interesse ler também:

ORÉGANO: O MELHOR ANTIBIÓTICO RECONHECIDO PELA CIÊNCIA

ADEUS AGROTÓXICOS: INSETOS PODEM SUBSTITUIR PESTICIDAS CONTRA PRAGAS

FESTA DO AGROTÓXICO NO BRASIL E O RISCO DE DOENÇAS




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...