Como vocês se atrevem? Greta repudia discurso comercial dos líderes na Cúpula do Clima


A Cúpula de Ação Climática da ONU ontem em Nova York está dando o que falar. Sob os holofotes dos principais jornais do mundo inteiro, incluindo claro o The New York Times, in loco, chefes de Estado e Primeiros-ministros anunciaram seus objetivos para conter a crise climática. Mas o principal divulgador do “acordo comercial” por estes anunciados não podia ser outra pessoa que ela: Greta Thunberg.

Seu vídeo onde entoa uma voz e uma face mais emotiva que seu habitual (você sabia que Greta sofre de mutismo seletivo e foi diagnosticada com Síndrome de Asperger?) já virou viral em todas as redes: “Como vocês se atrevem?” Diz a líder da Juventude pelo Clima.

Para Greta o discurso dos líderes deixou muito a desejar e não passou de uma conversa sobre business (como sempre).

Segundo informou o The New York Times, as promessas feitas pelos principiais emissores de gases de efeito estufa na atmosfera (causador do aquecimento global e um dos grandes responsáveis pela crise climática) foram apenas incrementais às promessas já antes declaradas no histórico Acordo de Paris.

Entre algumas medidas estipuladas, anunciadas nas declarações finais por António Guterres, o secretário-geral das Nações Unidas, destacou-se a intenção de 77 países em alcançarem emissões líquidas zero para até 2050, além das promessas de manter em pé as metas do Acordo de Paris (limitar o aumento de temperatura a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais).

Mas o tempo urge. O gelo nos polos está derretendo, o nível do mar está aumentando, países insulares pedem socorro, estão em estado de emergência, ao mesmo tempo que clima seco e queimadas se alastram por todo o globo. O cenário apocalíptico está montado e por isso os jovens esperavam por ações mais urgentes e concretas, menos discursos focados no desenvolvimento econômico e maiores compromissos com o futuro da Terra e das futuras gerações.

Veja o vídeo de Greta e se emocione. “Os olhos de todas as gerações futuras estão sobre vocês”, disse. “Se vocês optarem por falhar, nunca iremos perdoá-los”.

Greta termina seu discurso lembrando da revolução verde que já tomou pé com milhares de pessoas no mundo inteiro fazendo greve pelo clima – movimento por ela iniciado.

A esperança é que nossos filhos e nossos netos realmente consigam fazer por eles próprios o que nós não conseguimos: manter o planeta Terra habitável com toda a sua riqueza para as gerações futuras.

Talvez te interesse ler também:

BARATAS, MICRÓBIOS E ERVAS DANINHAS SERÃO OS PROVÁVEIS HERDEIROS DO PLANETA TERRA

GRETA THUNBERG, A JOVEM SUECA DE 16 ANOS INDICADA PARA O PRÊMIO NOBEL DA PAZ!

CÚPULA PELO CLIMA NA ONU: A PRESSÃO DA JUVENTUDE PARA COMBATER A CRISE CLIMÁTICA




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...