Yoga e meditação na escola: uma revolução nas salas de aula


Mais e mais escolas em todo o mundo estão introduzindo a prática de exercícios de yoga e meditação na sala de aula, e se verifica o quanto esses são benéficos tanto para alunos quanto professores. Crianças e adolescentes aprendem melhor, têm notas mais altas, ficam mais focados e calmos.

Os professores que introduzem a prática de yôga e meditação em suas aulas notam que assim, desviando, por momentos, o foco dos estudantes do estudo real, conseguem grandes benefícios como a estimulação da memória, do relaxamento e da capacidade de se relacionar uns com os outros.

Alguns exemplos já conhecidos demonstram que as práticas da meditação e yoga ajudam as crianças a estudar melhor e obterem melhores notas. Esse exemplo é bem conhecido no Brasil com a experiência da escola Centro de Apoio O Visconde onde o resultado se verificou na melhora do aprendizado de matemáticas e, nos EUA, onde um professor de inglês, Angoz Gonzalez, de uma escola do Bronx, condado de Nova Iorque também obteve grandes resultados com alunos considerados “difíceis”.

Na Itália, a ioga e meditação está sendo levada para as crianças menores, desde o berçário e escola primária até o ensino médio e os resultados já se fazem ver em crianças mais tranquilas e maior capacidade de aprendizado.

Uma das novas histórias de transformação da escola graças à introdução de meditação está em São Francisco, EUA, com um projeto que visa ajudar adolescentes problemáticos. Os estudantes foram ensinados a praticar a meditação por 15 minutos duas vezes por dia, a fim de reduzir o estresse e confusão em suas vidas. O que aconteceu até parece milagre: os casos de suspensão de alunos diminui em 79% e a presença na sala de aula de alunos quase dobrou. Em suma, a meditação tem incentivado os jovens a frequentarem a escola e deu-lhes alívio na vida cotidiana.

A associação “Tônico para a alma” começou um campanha de empoderamento de crianças através da meditação para arrecadar fundos em apoio ao aumento do tempo dedicado à meditação nas escolas por crianças e adolescentes. O objetivo é capacitar a geração mais jovem para que eles possam alcançar mais calma, concentração e felicidade.

A ioga e a meditação dão às crianças e adolescentes uma grande vantagem: ajudam a desenvolver a criatividade e a intuição, uma importante via para o conhecimento que vai além da típica acumulação de conhecimentos e o raciocínio lógico das clássicas disciplinas escolares.

Na escola ideal gostaríamos que a ioga e a meditação, e outras atividades como arte e música tivessem maior espaço. Você concorda? Seus filhos já começaram a praticar ioga na escola ou em outro lugar? Quais foram os benefícios?

Talvez te interesse ler também:

CONHEÇA UMA NOVA PRÁTICA DE RELAXAMENTO: A IOGA DA RAIVA

EDUCAÇÃO INFANTIL: CHEGA DE NÚMEROS E LETRAS. NA FINLÂNDIA, AS CRIANÇAS APRENDEM SOMENTE A BRINCAR E A SER FELIZ

IR BEM NA ESCOLA É UMA QUESTÃO GENÉTICA




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...