Da Yoga um simples exercício para aliviar dor de cabeça e cansaço


O que podemos fazer para nos sentirmos um pouco melhor e em um curto espaço de tempo, quando temos uma leve dor de cabeça, ou quando nos sentimos cansados? Podemos tentar praticar um simples exercício relacionado com a respiração yoga.

Talvez nós não percebemos, mas durante o dia, alternadamente, uma narina predomina sobre a outra enquanto respiramos. Se nos concentrarmos em nossa respiração, podemos compreender se, em um dado momento, estamos respirando principalmente com a narina direita ou com a narina esquerda. Algumas vezes, no entanto, realmente respiramos com ambas as narinas.

A narina direita está ligada ao sol (Surya), ao calor, ao universo masculino, à energia regenerativa e à atividade do sistema nervoso simpático, o qual estimula o metabolismo.

A narina esquerda está ligada à lua (Chandra), ao frio, ao universo feminino, à calma, ao relaxamento, à criatividade e à atividade do sistema nervoso parassimpático.

Quando temos uma dor de cabeça, podemos tentar fechar a narina direita e respirar profundamente por alguns momentos apenas através da narina esquerda (inspiro e expiro apenas através da narina esquerda). A respiração da narina esquerda está ligada ao relaxamento. Se a nossa dor de cabeça tiver origem em tensões física e ou emocional, este exercício pode ajudar a aliviá-la.

Se nos sentimos cansados, tentamos fechar a narina esquerda e respirar por alguns momentos apenas com a narina direita (inspirar e expirar apenas através da narina direita). Respirar através da narina direita reativa a nossa energia vital, e pode nos ajudar a encontrar a energia necessária que nos falta. Esta prática é considerada útil para aplicar, por exemplo, quando já estamos cansados ​​ao acordar. Se quando acordamos, percebemos que respiramos com a narina esquerda, tentamos respirar por alguns momentos com a narina direita para ver se a situação melhora.

A respiração alternada é uma prática recomendada para adultos e contra-indicada para crianças (as crianças devem sempre respirar livremente, mesmo quando fazem yoga). As técnicas de respiração (pranayama) que a tradição Yoga nos ensina não são um passatempo, não devem ser subestimadas em seus efeitos sobre o corpo e a mente e devem ser praticadas com cuidado e, idealmente, sob a orientação de um professor experiente que possa avaliar os exercícios mais adequados a serem realizadas levando em conta nosso estado de saúde, de nutrição e nosso estilo de vida.

Talvez te interesse ler também:

YOGA DURANTE A GRAVIDEZ: OS BENEFÍCIOS PARA MAMÃES E BEBÊS

A YOGA É REALMENTE PARA TODOS: VALERIE SAGUN DEMONSTRA ISSO AO MUNDO

Fonte e foto: greenme.it




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...