O narguilé é mais nocivo para os pulmões do que o cigarro?


Narguilé, narguilé, o quão ruim você é? Muito, se considerarmos que a fumaça do cachimbo de água, quando usada regularmente, apresenta os mesmos riscos que qualquer outra maneira de fumar tabaco. E pode, ainda, causar dependência.

Aqueles que, depois de uma viagem ao Marrocos ou à Tunísia, ou mesmo depois de uma visita a tabacarias brasileiras, resolveram adquirir o equipamento, certamente o fizeram levando em conta o prazer das suaves baforadas, o sabor único e a agradável sensação de relaxamento que proporciona.

Mas se engana quem acha que a fumaça do narguilé é “mais saudável” que a dos cigarros. Na realidade, por trás das fragrâncias particularem, escondem-se muitos danos, semelhantes, se não mais graves, aos causados ​​pelos fumos convencionais.

Tal afirmação se dá a partir de uma revisão de estudo, assinada por pesquisadores da Universidade Anahuac de Huixquilucan, no México, e publicada na revista Respiratory Medicine.

Como o narguilé funciona

O narguilé é composto por três partes: uma ampola de vidro na base, um braseiro para tabaco e carvão e o tubo pelo qual a fumaça passa. O tabaco é geralmente misturado com melaço com sabor de frutas e fumado em um cano de água. O tabaco aromático é colocado no braseiro e coberto com papel alumínio, enquanto a água é colocada na ampola de vidro e conectada ao tubo pelo qual a fumaça é sugada.

O estudo

Os pesquisadores examinaram a urina daqueles que usam narguilé, constatando altos níveis de metabólitos da nicotina. Níveis iguais a 10 cigarros por dia, quantidade suficiente para criar dependência. Não apenas isso, mas algumas pesquisas também identificaram um vínculo entre o narguilé e alguns tipos de tumores e problemas respiratórios geralmente associados apenas a cigarros, como bronquite crônica, câncer de pulmão, câncer de próstata e da boca, bem como distúrbios cardiovasculares.

E não para por aí: os vírus da herpes e da hepatite C também podem se realcionar ao narguilé, considerando a maneira como o cachimbo de água é usado, geralmente compartilhado com mais pessoas.

Como se não bastasse, há o risco de envenenamento por monóxido de carbono.

100 cigarros

Fumar com narguilé vem se tornando cada vez mais comum na Europa e em todo o hemisfério ocidental. Inicialmente, a prática se difundiu no subcontinente indiano entre os hindus no século XV e, depois, se expandiu pelo Império Otomano. Segundo uma estimativa, cerca de 100 milhões de pessoas no mundo fumam narguilé todos os dias e, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, aqueles que usam o cachimbo de água geralmente o fazem por um tempo que varia de 20 a 80 minutos. E, durante esse período, é possível inalar uma quantidade de fumaça equivalente à de 100 cigarros.

“O narguilé é frequentemente visto como uma forma mais socialmente aceitável de uso de tabaco – explica Ruben Blachman-Braun, um dos autores da revisão -, mas não deve ser considerado uma alternativa mais saudável”.

Em suma, até o narguilé está no banco dos réus. Será que essa fumaça deveria ser completamente abolida?

Talvez te interesse ler também:

NOS ESTADOS UNIDOS, A PRIMEIRA VÍTIMA DOS CIGARROS ELETRÔNICOS. SERÁ?

20 MOTIVOS CONVINCENTES PARA DEIXAR DE FUMAR

COMO SÃO OS PULMÕES DE UM FUMANTE? VÍDEO CHOCANTE FARÁ VOCÊ PENSAR SERIAMENTE EM PARAR DE FUMAR




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...