Dormir bem é fundamental. Coisas que você NÃO deve fazer antes de se adormentar.


Sabemos o quão importante é uma boa noite de sono para nossa saúde e até mesmo para o sucesso de nossas vidas. Inclusive, falamos várias vezes aqui sobre dicas para conseguir pegar no sono e ter um descanso melhor. No entanto, muitas pessoas possuem hábitos ruins, principalmente antes de dormir e nem percebem, pois acaba sendo involuntário. O fato é que, quanto melhor o nosso sono, melhor é a nossa vida!

Pesquisas apontam que o aumento do estresse está ligado à privação do sono e isso ocorre porque as pessoas adotaram hábitos ruins para suas vidas. Vamos a alguns exemplos, lembrando que aqui falaremos apenas do que você NÃO deve fazer para poder dormir bem:

Não planejar o dia seguinte

Quando você não faz o planejamento do dia, sua cabeça não consegue descansar a noite. Nosso corpo e nossa mente, precisam de uma rotina para economizar tempo e energia. Se você não se programa para o que precisa fazer, sua vida vira uma bagunça e, consequentemente, sua noite de sono será prejudicada devido às preocupações.

Não parar para refletir

É importante que você defina um período do dia para refletir sobre a vida e agradecer. Seja ficando em silêncio, fazendo meditação ou simplesmente fazendo uma oração. Quando você não separa um momento para isso, sua vida fica confusa e até mesmo sem sentido. Os pensamentos acabam invadindo a sua mente justamente na hora de dormir, o que acaba prejudicando o sono. Essa prática de gratidão e reflexão, pode ser feita antes de dormir para acalmar a mente e purificar o coração.

Levar tecnologia para o quarto

É bem provável que 99,9% das pessoas levem seus celulares para o quarto e não conseguem fazer outra coisa, a não ser checar as redes sociais, antes de dormir. Ao invés disso, o mais aconselhável é ler um livro, meditar e evitar ao máximo o uso da luz azul, tanto dos celulares quanto dos computadores e da TV.

Reviver o passado negativo

É muito comum as pessoas deitarem a cabeça no travesseiro e ficarem remoendo o passado, principalmente quando algo negativo os atormenta. Isso traz mais estresse e infelicidade, além de atrapalhar o sono e as atividades do dia a dia.

Preocupar-se com o futuro

Além de remoerem o passado, muitas pessoas perdem noites de sono tentando prever o futuro que, obviamente, ainda nem aconteceu. Não gaste sua energia com isso! Entregue-se aos poderes do sono profundo e às maravilhas de uma noite bem dormida. Deixe o futuro para amanhã!

Não cuidar da higiene

Por incrível que pareça, muitas pessoas conseguem dormir sem escovar os dentes ou sem tomar banho. Claro que uma vez na vida isso não mata, mas fazer disso um hábito, com certeza vai influenciar a saúde como um todo. Especialistas recomendam um banho quente antes de dormir, pois ajuda a relaxar e a pegar no sono mais facilmente.

Sobre dormir sem escovar os dentes, pense no tanto de bactérias que acumularam na sua boca durante o dia e vai parar no seu travesseiro a noite? Não precisa nem falar, não é mesmo?

Beber café após às 14h

Muitos dizem para não tomar café a noite, outros dizem para não tomar café após às 14h, isso depende do organismo da pessoa, mas o fato é que o café atrapalha sim o sono profundo. Existem pessoas que conseguem pegar no sono, mesmo após tomar uma xícara de café antes de dormir, mas certamente o sono delas no meio da noite será prejudicado. E isso é provado cientificamente!

Consumir álcool antes de dormir

Já falamos aqui, inclusive, que o álcool até pode fazer dormir, mas não é garantia nenhuma de um sono de qualidade. Muito pelo contrário, pesquisas apontam que o álcool prejudica o sono, fazendo com que a pessoa permaneça na fase mais leve. Ou seja, elas não conseguem entrar no sono profundo, aquele que faz recuperar as energias e acordar com mais disposição. É por isso que muitas pessoas acordam “quebradas” após uma saideira!

Comer demais antes de dormir

Além de prejudicar o emagrecimento, comer muito antes de dormir prejudica o sono, pois o sistema digestivo estará ocupado em digerir a refeição. O ideal é esperar pelo menos 3 horas após a última refeição e se precisar consumir algo, que seja um simples chá de ervas.

Dormir com luzes acesas

Qualquer luz que entrar no quarto, ou ambiente em que estiver dormindo, prejudica o sono de alguma maneira. Vários especialistas indicam até mesmo para desligar aparelhos que ficam com a luz do stand by ligadas, pois elas, mesmo que minúsculas, acabam iluminando um ambiente escuro, prejudicando assim as fases do sono. Para ter um sono profundo e de qualidade, procure desligar ou cobrir esses pontos luminosos com um lençol ou toalha.

Não ter hora para dormir

Como falamos anteriormente, nosso corpo precisa de uma certa rotina para funcionar direito. Isso inclui hábitos regulares de ir para a cama, bem como os rituais que fazemos para pegar no sono. Por isso, é muito importante organizar seus horários para que consiga dormir e acordar sempre na mesma hora, inclusive aos finais de semana!

Não dormir o suficiente

Muitas pessoas dizem que não tem tempo nem para dormir. Por isso, elas acabam dormindo pouco ou uma quantidade insuficiente para que o corpo recupere as energias e processe as informações do dia anterior, de forma satisfatória. Essa negligência com a quantidade de sono, pode desencadear vários problemas de saúde, dentre eles o diabetes.

Dormir em locais muito quentes

Apesar de não concordar muito com essa afirmação, estudos dizem que, mesmo que estiver com frio, elevar a temperatura do quarto prejudica o sono. Na verdade, essa afirmação está relacionada com locais em que as pessoas usam aquecedores, os quais ressecam o ambiente e prejudicam a qualidade do sono. De toda forma, manter a temperatura do quarto agradável e confortável para que se consiga dormir, já ajuda.

Dormir pouco durante a semana e tentar compensar aos finais de semana

Esse é um erro clássico que a maioria das pessoas comete, mas que prejudica o ciclo circadiano (ciclo de 24 horas ligado à atividade cerebral, à produção de hormônios e à regeneração celular). O ideal é manter um hábito de sono constante e frequente, com uma rotina de horários, como falamos anteriormente, inclusive aos finais de semana. Isso porque o nosso corpo não é programado para fazer várias coisas apenas 5 dias da semana e ficar 2 dias em “off“, como a maioria faz.

Nosso corpo é programado para funcionar de maneira igual durante todos os dias, independente de ser feriado, final de semana, folga ou o que quer que seja. E isso vale também para a alimentação! O importante é que tenha ficado claro o que NÃO devemos fazer antes de dormir!

Talvez te interesse ler também:

DORMIR COM QUEM RONCA É PREJUDICIAL À SAÚDE!

PESQUISA REVELA COMO (E O QUANTO) DORMIR POUCO AUMENTA O RISCO DE MORTE

É VERDADE! AS MULHERES PRECISAM DORMIR MAIS QUE OS HOMENS!




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...