Aromaterapia: perfumes e aromas que melhoram o humor


Os perfumes agem em nossa mente e em níveis mais sutis, dão uma sensação imediata de bem-estar, calma ou energia. Cada um de nós ao longo da vida, certamente identificou um perfume ou um aroma específico, capaz de reconhecer e de nos transportar imediatamente para um momento ou uma situação especial. Que sensação!!!

A aromaterapia é uma prática muito antiga, usada pelos nossos antepassados há mais de 6000 anos. Posteriormente, especialistas foram capazes de recolher de plantas, flores, especiarias e frutos, suas essências perfumadas e benéficas em forma de óleos essenciais. Para cada um destes, há várias formas de uso e aplicação, dependendo da necessidade.

Contudo, muitas vezes, os aromas mais simples são capazes de elevar imediatamente o nosso estado de espírito, como o cheiro do pão que acabou de sair do forno, ou do café lentamente vertido em uma xícara, o cheiro de uma roupa limpa, da chuva na terra, enfim…

Ao treinar o sentido do olfato, você pode descobrir sua fórmula perfumada favorita, ou seja, aquela te de deixa em paz contigo mesmo, para recorrer quando se sentir pra baixo ou angustiado.

1. Aroma de café

O aroma do café pela manhã nos dá imediatamente uma sensação de energia. Como assim? De acordo com um estudo realizado na Coreia do Sul, o cheiro do café é um verdadeiro antiestresse natural, com especial referência ao aroma do grão de café torrado. Este sabor seria muito apreciado até mesmo por aqueles que não bebem café regularmente. Com o passar do tempo o cheirinho do café foi identificado com o despertar e como o início de um novo dia.

2. Aroma de pão fresco

Quem tem o hábito de fazer pão em casa sabe disso. O cheiro do pão que acaba de sair do forno, imediatamente nos dá uma sensação de paz e tranquilidade. Talvez porque ele nos leva de volta à infância, ou talvez porque é simplesmente um cheiro sutil e muito reconfortante, que estimula o apetite e que nos lembra que está chegando a hora de comer uma coisa boa.

3. Flores perfumadas

O perfume das flores é a base da aromaterapia. Algumas de suas corolas espalham um aroma muito doce e relaxante. Considere, por exemplo o efeito antiestresse do perfume das rosas e das flores de lavanda. Muitas vezes, apenas o cheiro de uma flor perfumada no jardim ou durante uma caminhada em um parque, nos traz imediatamente uma boa sensação. Entre as flores mais perfumadas estão: gerânio, jasmim, flores de camomila, lilacs, flores de tuberosa e madressilva. Não falta, por fim, o cosmea (ou cosmos), cujo cheiro faz lembrar de baunilha e chocolate.

4. Ervas aromáticas e especiarias

Ervas aromáticas e especiarias são usadas em aromaterapia ​​para trazer um estado de bem-estar físico e psicológico para quem está precisando de uma dose reforçada de energia. Entre as ervas e as plantas aromáticas cujos perfumes nos remetem à força estão: hortelã, alecrim, manjericão, orégano, tomilho, e a manjerona. Muitos dos aromas de ervas dão, ao mesmo tempo, um efeito enérgico e antiestressante. Por isso, é muito importante ter ervas frescas sempre à disposição.

Algumas especiarias nos ajuda a redescobrir o bem-estar, a tranquilidade e o bom humor. Tomemos, por exemplo, o aroma da baunilha, da canela, do cravo e das sementes de cardamomo. Use ervas e especiarias em pot-pourri para perfumar os cômodos da casa.

Leia também: Dicas para o cultivo de ervas aromáticas na varanda de casa

5. Óleos Essenciais

A aromaterapia recomenda o uso de óleos essenciais não só para aliviar inúmeras doenças do ponto de vista físico, desde dores de cabeça a dores musculares, havendo também a função de recuperar o bem-estar geral: mental, emocional e sentimental. Cada óleo essencial tem um efeito específico. Você pode usar os óleos essenciais em um difusor de ambientes, tipo rechaud ou simplesmente colocar algumas gotas em um lenço para odorar de vez em quando. Adicione uma gota de seu óleo essencial favorito em uma colher de chá de óleo vegetal (por exemplo, óleo de coco ou óleo de amêndoas doces) e use-o para uma massagem energizante ou relaxante. Aqui estão algumas indicações úteis.

  • Lavanda: calmante, útil em casos de insônia.
  • Jasmim: benéfico para aqueles que sofrem de depressão.
  • Bergamota: alivia a ansiedade.
  • Néroli: reduz o estresse, alivia a ansiedade e a depressão.
  • Laranja Doce: calmante, limpa a mente.
  • Hortelã: regenera e estimula a mente.
  • Alecrim: reduz a fadiga.
  • Vetiver: alivia o estresse e a depressão.
  • Ylang Ylang: relaxante, mas também afrodisíaco.

Escolha sempre os óleos essenciais puros, de preferência cultivados organicamente e certificados como produtos completamente naturais. Lembre-se que alguns óleos essenciais não são recomendados durante a gravidez e lactação, e que esses produtos, embora naturais, não devem ser usado em crianças menores de três anos de idade (em geral, para as crianças, o óleo essencial considerado mais seguro é o de lavanda). Consulte um aromaterapeuta se você gosta deste argumento 🙂

Talvez te interesse ler também:

Óleos essenciais que podem ser usados na gravidez, amamentação e em bebês

20 Óleos Essenciais para tratar Ansiedade e como Utilizá-los

Como usar Óleos Essenciais para equilibrar os Chakras

Como fortalecer a imunidade com esses 15 óleos essenciais

11 melhores óleos essenciais para celulite. Veja como usar

Quais óleos essenciais usar para queimar gordura localizada? 




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...