Açúcar desinfeta, cura feridas e favorece a cicatrização. O estudo que surpreendeu a ciência


Normalmente não se fala muito bem do açúcar, um produto que devemos usar com muita moderação. Parece, no entanto, que esse ingrediente tem uma virtude muito importante, que é a de ser um bom desinfetante e curativo para feridas.

É o que revelou um estudo realizado na Grã-Bretanha.

Para muitos de nós nunca nos viria à mente mas, entre os usos alternativos do açúcar, há também a possibilidade de espalhá-lo nas feridas para acelerar a sua recuperação. Existe uma pesquisa realizada no Reino Unido que comprovou que a sacarose tem um excelente poder de cura se aplicada localmente.

Isso foi confirmado por uma equipe liderada por Moses Murandu, da Universidade de Wolverhampton, em West Midlands, que já havia experimentado esse uso original do açúcar quando criança. O homem, criado no Zimbábue, estava realmente acostumado a usar sal para desinfetar as feridas, mas às vezes ele tinha à sua disposição o açúcar que, apesar de mais caro, parecia ser mais eficaz, além de ser um remédio melhor que o sal, porque não queimava durante a aplicação.

Depois de se tornar enfermeiro, ele percebeu que o açúcar não era considerado remédio na área médica como ingrediente desinfetante para feridas e, sendo assim, mais tarde Murandu se tornou professor de enfermagem e decidiu completar um primeiro estudo piloto sobre o potencial deste ingrediente aplicado precisamente sobre as feridas.

Como usar o açúcar em feridas e porque funciona

Murandu explicou que, para tratar uma ferida e fazê-la cicatrizar mais rápido, basta aplicar uma boa quantidade de açúcar na ferida e depois cobri-la com gaze. O método seria eficaz tanto em animais como em homens.

O professor disse que um de seus pacientes teve uma parte de uma perna amputada com uma ferida que ainda não havia cicatrizado completamente. Teria sido açúcar a garantir uma melhoria substancial (ele usou um pacote inteiro no início e apenas 4-5 colheres de chá no final do experimento). Graças ao uso desse ingrediente, garante Murandu, a recuperação do paciente foi muito mais rápida.

Mas como o açúcar age para promover a cura? De acordo com Murandu, recentemente premiado por seus estudos pelo Journal Wound Care, a sacarose seria capaz de extrair água das feridas, evitando que, acumulando-se, pudesse se tornar um solo fértil para a proliferação bacteriana.

murandu premio

Explorar esse potencial seria interessante não apenas em países onde os antibióticos são escassos, mas também onde eles existem, mas começamos a sentir cada vez mais o problema da resistência que as bactérias desenvolveram contra certos medicamentos.

Até o momento, o estudo do Dr. Murandu é muito pequeno (foi experimentado em apenas 35 pacientes), mas com resultados animadores, pois a investigação demonstrou que algumas estirpes bacterianas foram inibidas com a aplicação de doses elevadas de açúcar sobre as feridas.

Tudo o que resta agora é aprofundar o estudo, um objetivo que o próprio Murandu se propõe a levar adiante.

É como dizer, tudo tem realmente seu lado bom! Parabéns Doutor!

Conheça aqui -> outros alimentos que ajudam na cicatrização (e os que atrapalham).

Sobre o açúcar, leia também:

Açúcar refinado: 10 razões cientificamente comprovadas para limitar o consumo

Bolo de banana fit: escolha a sua receita. Veja 6 opções

Borra de café: reutilize de 20 maneiras diferentes

Benefícios do Morango: 10 razões para comer mais e mais




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...