Pele Oleosa: causas e como tratar com remédios naturais


Todo mundo pelo menos uma vez na vida já teve pele oleosa, isso porque esse tipo de pele é muito comum durante a adolescência. Mas, se você tem esse tipo de pele, há alguns fatores que podem ser determinantes para isso. Veja abaixo algumas informações sobre as causas da pele oleosa e como você pode tratá-la com remédios naturais.

O que é a pele oleosa?

Existem vários tipos de pele: a pele seca, a oleosa e a mista. A seca tem aspecto ressecado e a oleosa mais brilhante, já a mista uma mistura dos dois aspectos. Quem tem pele oleosa tem mais propensão ao surgimento de cravos e espinhas.

Esses tipos de peles são determinados por fatores genéticos, por isso não é possível mudá-las, mas sim tratá-las para que fiquem equilibradas e com um aspecto saudável e principalmente bonito.

Geralmente a Zona T: testa, nariz e queixo são as partes do rosto que mais apresentam oleosidade, por isso, estas partes exigem mais atenção.

As principais causas da pele oleosa

À parte a questão genética, existem alguns hábitos e fatores que favorecem o aumento da oleosidade da pele. Vejamos:

Aplicar produtos errados na pele

Se você não usa os produtos certos para o sue tipo de pele, você pode deixá-la mais oleosa, por isso é fundamental pelo menos uma vez na vida ir ao dermatologista para verificar qual é o seu tipo de pele e perguntar conselhos sobre quais produtos você deve usar.

Lavar o rosto toda a hora

A pele do rosto precisa de uma certa oleosidade para funcionar normalmente, se você tenta tirá-la por completo, o corpo começa a produzir mais. Por isso é preciso ter equilíbrio. O rosto precisa ser lavado somente 2 vezes ao dia, uma pela manhã e uma à noite.

Excesso de sol

Se você também toma muito sol você ativa mais as glândulas sebáceas, dessa forma elas produzem mais sebo. Ou seja, esqueça o mito de que tomar sol ajuda secar as espinhas.

Má alimentação

Se você come alimentos muito gordurosos, com muito açúcar e muito sódio, você poderá ter a pele com mais oleosidade.

Desequilíbrio hormonal

Quando há também algum desequilíbrio hormonal, a pele também pode se tornar mais oleosa, isso somente quem pode verificar é o dermatologista com exames específicos hormonais.

Não remover a maquiagem

Se você também não remove a maquiagem, isso causa obstrução dos poros, causando ainda mais oleosidade.

Doenças de pele

Algumas doenças de pele também podem deixar a pele mais oleosa, entre elas: a acne, a rosácea, a dermatite seborreica e a chamada hiperplasia sebácea.

Ambientes impróprios para a pele

Ambientes muito quentes, mal ventilados ou com alta exposição de vapores de óleos e também de poeiras aumentam a oleosidade da pele. Além disso, a mudança climática pode afetar a pele e também deixá-la mais oleosa.

Estresse

O estresse também é um fator que pode deixar a pele mais oleosa, por isso combater os fatores que causam o estresse pode te ajudara ter uma pele mais limpa.

Como tratar naturalmente sua pele oleosa

Para tratar sua pele oleosa você deve começar a criar alguns hábitos, entre eles:

  • Ao acordar e ao dormir, limpe o seu rosto com uma toalha macia com água morna
  • Lave o rosto também com um sabonete líquido próprio para peles oleosas
  • Uma vez por semana faça uma esfoliação com mistura de mel e açúcar mascavo
  • Uma vez por semana faça também uma aplicação de argila natural com água
  • Faça também um spray com água e óleo de melaleuca para aplicar toda vez que limpar a pele. Esse óleo tem poder cicatrizante e também renovador, o qual permite que as células dos rosto se restaurem com mais qualidade e com mais rapidez.
  • Mantenha uma alimentação balanceada e beba pelo menos 2 litros de água por dia
  • Use produtos à base de água para manter a pele hidratada, mesmo tendo pele oleosa, a hidratação é fundamental para a saúde da pele.
  • Use sempre protetor solar também para pele oleosa
  • Não aplique produtos que são para o corpo, no rosto
  • Não tome banho muito quentes
  • Aplique sempre bases à base de água e de uma textura mais leve
  • Prefira produtos em forma de gel

Melhores remédios naturais para a pele oleosa

Limpeza:

  • leite

Tonificação:

Esfoliação:

Hidratação:

  • aloe vera,
  • pepino

Máscaras:




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...