Depilação egípcia: como fazer e todos os truques


Uma técnica de depilação que ganhou bastante fama no Brasil é a depilação egípcia, ou também conhecida e chamada de depilação a fio, isso porque ela é um procedimento que traz muitas vantagens quando comparado com o uso da cera ou da lâmina, por exemplo.

Se você gosta de manter a depilação em dia e está cansada de se machucar com as ceras ou as lâminas de depilação, esse pode ser o procedimento ideal.

Vamos tirar algumas dúvidas para que você entenda o que é e também como pode usar esse procedimento estético mais natural no seu dia a dia.

O que é depilação egípcia?

A depilação egípcia é um procedimento de remoção de pelo mais natural, já que utiliza apenas fios para remover os pelos pela raiz. Para que a raiz do pelo seja removida completamente, é preciso usar uma linha de 100% algodão.

O procedimento pode ser executado tanto pela própria pessoa, ou por uma terceira, e tudo vai depender da capacidade e da habilidade de cada um em lidar com os fios.

Para realizar a depilação egípcia é preciso amarrar as duas pontas de um fio até que se forme um círculo e enrolar. A parte enrolada forma uma espécie de tesoura que vai removendo os pelos por completo.

Como surgiu a depilação egípcia?

depilacao egipcia 2

Fonte foto: patriziaurbano.it

Como o nome mesmo já diz, a depilação tem origem egípcia e em outras áreas do Oriente Médio. Na antiguidade, esse processo de depilação simbolizava a passagem de uma mulher para a idade adulta, o que não é muito diferente nos dias de hoje.

As vantagens da depilação egípcia

A grande vantagem da depilação egípcia é o fato de ser natural e também de não danificar tanto a pele, por isso é extremamente indicada para as pessoas com peles sensíveis.

Além disso, ela apresenta um resultado maior com até 30 dias e, a cada depilação, os pelos vão ficando mais finos.

Um outro ponto bastante positivo é que esse procedimento consegue remover até mesmo penugem, por isso pode ser aplicado para depilar o rosto por inteiro.

O fato de não criar rugas, não gerar flacidez, não cortar e não queimar a pele também é vantajoso. Ou seja, com essa depilação mais natural não há reações alérgicas ou qualquer irritação após a depilação.

Para quem tem a pele com pelos muito encravados e até mesmo cravos, esse procedimento ajuda a fazer uma esfoliação na pele, e com o tempo vai clareando e suavizando a pele, a qual tende ficar mais macia.

Em resumo, esta é uma excelente forma de se depilar para quem busca um cuidado de beleza mais natural e mais sustentável, e também com mais higiene.

As desvantagens da depilação egípcia

Algumas pessoas sentem mais dor com esse tipo de depilação. Mas isso é algo bem pessoal e variável. Outra desvantagem é que esse processo é focado para o rosto, incluindo sobrancelhas, buço, bochechas, maçãs do rosto, testa e queixo. Ou seja, não é muito aplicado em outras partes do corpo.

Como fazer uma depilação egípcia em casa?

Vamos ensinar como fazer a depilação egípcia em casa. Veja o que você vai precisar e também um passo a passo.

Além disso, logo mais abaixo você pode assistir ao vídeo da Bárbara Thaís para se guiar melhor.

O que você vai precisar

  • 1 espelho
  • Linha branca 100% algodão
  • Tesoura
  • Creme pós depilação
  • Talco

Primeiro passo – preparar a linha

Medir a linha com 20 a 40 cm, unir as pontas dando de 2 a 3 nós. Forme um retângulo colocando três dedos de cada lado. Torça a linha cruzando ao meio de 5 a 10 vezes para formar um 8.

Segundo passo – fazer a depilação

Coloque a parte da linha torcida sobre a região do rosto que quer remover o pelo. Movimente a linha como se ela fosse uma tesoura abrindo e fechando os dedos. Vá removendo todos os pelos.

A técnica exige, como em qualquer outra prática, treino e tempo de experiência para se ir se aperfeiçoando e melhorando cada vez mais.

Assista ao vídeo e depois, veja logo mais abaixo, algumas dicas e truques que poderão ajudar na tua depilação egípcia.

Dicas e Truques para depilação egípcia

  • Antes da depilação, você pode passar o talco para que os pelos se destaquem e isso facilita a depilação.
  • Durante a depilação, você deve esticar a pele para que os pelos fiquem mais fáceis de serem removidos.
  • Depois da depilação, você pode passar um creme pós-depilatório para evitar qualquer vermelhidão e dar refrescância para pele. Invista nos cremes com aloe vera ou, melhor ainda, no próprio gel da babosa.
  • Não deixe os pelos crescerem muito antes de fazer a depilação
  • Evite se depilar quando estiver menstruada
  • Faça sempre a depilação com a pele limpa, usando antes uma água micelar por exemplo.
  • Depile na posição oposta ao crescimento do pelo
  • Treine bastante pois é uma técnica que precisa de agilidade e posicionamento correto da linha
  • Se for fazer em uma outra pessoa, use sempre luvas!

Esperamos que tenham gostado deste conteúdo e, sobre depilação caseira, talvez possa te interessar ler também:

DEPILAÇÃO NATURAL: COMO SE DEPILAR EM CASA, USANDO INGREDIENTES NATURAIS

CREME DEPILATÓRIO → 5 RECEITAS NATURAIS PARA FAZER EM CASA




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...