Quaresma: o sacrifício vale a pena independentemente da religião


Quem nunca ouviu falar de quaresma, principalmente no Brasil, um país super católico, deve realmente estar por fora das questões religiosas (não que isso signifique uma coisa ruim). Mas hoje, aqui, veremos o porquê de o sacrifício da quaresma valer a pena inclusive para quem é ateu, agnóstico ou enfim, de qualquer credo ou religião.

Primeiramente vamos falar sobre o que é a quaresma.

Definição e Significado da Quaresma

Por quaresma se entende os 40 dias que antecedem a Páscoa cristã (data em que se celebra a ressurreição de Jesus Cristo), por isso, praticada por igrejas cristãs como a Católica, a Ortodoxa, a Anglicana e a Luterana.

Este período que se dá entre o Carnaval e a Páscoa, remonta tradições folclóricas de tempos precedentes ao cristianismo e que, no hemisfério norte, coincide com o fim do inverno e o começo da Primavera.

A Quaresma começa na Quarta-feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos (o domingo precedente ao Domingo de Páscoa).

Simbolicamente é um tempo de sacrifício e penitência que lembra os 40 dias de tentações que Jesus Cristo sofreu no deserto, onde ele “nada comeu naqueles dias” (…) “vencendo o pecado no deserto, no seu ministério, e no triunfo na cruz”.

Este número, 40, também estaria ligado à varias passagens bíblicas como em referência aos 40 dias de dilúvio na história da Arca de Noé, aos 40 anos de viagem que o povo judeu percorreu do Egito à Terra prometida, entre outras passagens.

Mas aqui, não vamos falar da religião, nem do significado da quaresma para este fim. Vamos falar da quaresma como um período de sacrifício, de reflexão, de espiritualidade e de crescimento pessoal que realmente não precisa ter nenhuma ligação com Jesus, nem com a igreja católica nem com nada deste tipo.

Os motivos para fazer quaresma, independem da religião

Por que fazer quaresma vale a pena? Veja só!

É fácil

Você tentou emagrecer e não conseguiu, tentou parar de fumar, de beber, de jogar jogos de azar, enfim. A quaresma é um ótimo momento para tentar de novo a parar de fazer uma atividade ou um hábito prejudicial porque:

  • ela tem um período delimitado, o cérebro gosta disso e encara o desafio como mais fácil pois tem data pra acabar e cada dia é uma superação, uma vitória.
  • você não precisa explicar pros amigos porque está recusando um pedaço de bolo cheio de leite condensado, ou uma taça de vinho ou um copo de cerveja. Você diz que está fazendo quaresma e… UAU! todos te respeitarão e vão parar de ter perguntar o porquê disso, o porquê daquilo, e vão parar de insistir para você cair nas tentações.

As rédeas da vida

A quaresma te mostra que você ainda é o dono de si – A pior coisa em não conseguir vencer um vício, uma luta pessoal, é a sensação de fracasso. Fazer, e superar a quaresma pode até não fazer com que você pare pra sempre com um vício ou mau hábito, mas te dará a sensação de que você é ainda quem manda na tua cabeça, não o cigarro, nem a cerveja, enfim…e que você, depois de ter passado a quaresma, pode tomar as rédeas da tua vida sempre que quiser.

Detox

Digamos que não tem Jesus na tua história quaresmal, nem tampouco vícios e maus hábitos e você então não tem nem porque fazer quaresma, mas sim, deixar de comer açúcar por 40 dias, ou de beber refrigerante, por exemplo, não vai te matar. Aliás, só te fará bem! A quaresma detox é sempre bem-vinda!

Bons hábitos

E se você for quase um santo sempre haverá motivos para melhorar-se espiritualmente. Que tal 40 dias sem fofoca, ou sem preconceito, ou sem julgamentos?

Bem aos outros

E a quaresma também pode ser feita em prol dos outros – Fazer caridade, voluntariado por exemplo, são coisas que muitas vezes a gente pensa mas nunca tem tempo para fazer. Então a quaresma é ótima pra isso, porque te dá o dia que começa e o dia que termina. Neste período você pode, por exemplo, escolher um dia da semana, finais de semana ou enfim, usar o período como tempo de graça, de agradecimento, e não de sacrifício, dedicando-se aos outros com prazer e alegria.

Bom, na verdade, existem ainda muitos outros motivos para se fazer quaresma, mesmo se você nao for cristão, mas talvez estes já sejam o suficiente. Então, que tal agendar a tua quaresma?

Quando começa a quaresma?

Este ano a quaresma vai da quarta-feira de Cinzas, 14 de fevereiro, até domingo, 25 de março.

Que sacrifício fazer?

Escolha o útil ao agradável para cuidar de si.

Se o teu problema for emagrecer, corte o açúcar, o álcool, isso te fará bem, é um sacrifício que realmente vale!

Você pode fazer um mini-jejum, por exemplo ficando 40 dias sem jantar (melhor consultar um nutricionista antes para conseguir cumprir a promessa com saúde).

40 dias sem comer carne vai ser o must para você que é super carnívoro.

Pare de fumar ou use o período para iniciar seriamente aquela atividade esportiva que você vive adiando. Por exemplo, faça 40 dias de caminhadas. Comece de leve, é claro!

Também vale a pena parar de reclamar. Este é um sacrifício que vai mudar a tua vida, e a das pessoas ao teu redor tembém.

Quaresma: 40 dias sem lamentos nem julgamentos

40 dias sem comprar e gastar dinheiro com bobagens (combata o vício do shopping) e a natureza te agradecerá!

40 dias de mais dedicação aos filhos, aos pais, enfim, às coisas que realmente importam.

A lista não tem fim e, por fim…

Se ainda por cima você for religioso, a quaresma pode até estar ligada a um pedido de recompensa pelo sacrifício feito mas, decididamente, quem vai ganhar com isso tudo é a tua saúde, mental e física, e isso já vale demais a pena!

Boa quaresma a todos 🙂




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...