Problemas no Fígado – 17 Sinais que não Devemos Ignorar


O fígado é um dos mais importantes órgãos do corpo. É ele que filtra as toxinas ingeridas para serem depois eliminadas pelos rins; produz uma série de enzimas digestivas para metabolizar e armazenar nutrientes e para transformar as proteínas em aminoácidos, além de filtrar o sangue.

Todo sangue que vem do sistema gastrointestinal passa primeiro por ele – por meio da veia porta – para chegar ao coração. Tantas atribuições o tornam também um grande problema, quando algo começa a dar errado. E quando isso ocorre, não raro, o quadro já está grave.

Por isso é importante ficar de olho nos sinais que o corpo dá de que algo possa estar errado com o fígado.

Abaixo conheça os 17 principais sintomas, que não devem jamais ser ignorados, porque podem indicar problemas no fígado. São eles:

1. COCEIRA NA PELE

Muita gente pode pensar: mas o que coceira tem a ver com o fígado? A resposta é simples, quando o fígado não consegue filtrar as toxinas, elas vão parar na corrente sanguínea, o que causa a coceira.

2. URINA MUITO ESCURA

Alterações na cor da urina também podem significar um excesso de bilirrubina no sangue, causada por problemas no fígado.

3. APARECIMENTO DE HEMATOMAS

O fígado também ajuda na coagulação do sangue. Por isso, uma doença de fígado pode facilitar o aparecimento de manchas roxas na pele.

4. DOR ABDOMINAL

Uma dor que apareça na região superior direita da barriga (onde este órgão se localiza) deve ser investigada, pois pode sinalizar um caso de hepatite aguda, por exemplo.

5. CANSAÇO CRÔNICO

A falta de energia costuma acometer pessoas com problemas no fígado. Quanto pior a lesão, mais cansaço se sente. Basta lembrar das ressacas, que costumam gerar uma mal estar muito grande, para entender que o fígado em mau funcionamento tem tudo a ver com cansaço.

6. ENJOOS OU TONTURAS FREQUENTES

Como o fígado tem relação com a digestão, é muito comum enjoos e tonturas, principalmente após as refeições.

7. DOR DE CABEÇA FREQUENTE

Esse é um sintoma, que, apesar de incomum, pode ocorrer nas doenças de fígado.

8. ENGORDAR

O fígado ajuda na metabolização de gorduras, porém um fígado com problemas, cheio de gorduras ruins pode facilitar o ganho de peso.

9. PERDA DE APETITE

Os enjoos, falta de energia e vômitos presentes no quadro de doenças de fígado, podem provocar também perda de apetite.

10. PELE OU OLHOS AMARELADOS

O acúmulo de bilirrubina no sangue provoca o amarelamento da pele e olhos, um dos principais sintomas de problemas no fígado. Bilirrubina é uma substância amarelada encontrada na bile (o fluido produzido pelo fígado, que atua na emulsificação de gorduras).

11. FEZES CLARAS, AMARELADAS

A bilirrubina também é responsável por dar a coloração marrom das fezes. Quando ela não é excretada corretamente, surgem as fezes claras.

12. BARRIGA INCHADA

Também conhecida como ascite ou barriga d’água, esse sintoma costuma ser bem frequente, principalmente nos casos de cirrose. Acontece por que os problemas no sangue e na pressão causados pela doença fazem a água do corpo se acumular na cavidade abdominal, causando o sintoma.

13. FEBRE ALTA

A febre é um sinal clássico de que o organismo está passando por alguma inflamação ou infecção e esse sintoma pode indicar problemas no fígado também, principalmente quando vem com outros sintomas.

14. SANGRAMENTOS

O mau funcionamento do fígado provoca uma deficiência de proteínas, o que pode favorecer sangramentos e hematomas.

15. GINECOMASTIA

O aumento das mamas nos homens, condição conhecida com ginecomastia, pode ser consequência de um problema no fígado, que, com dificuldades para metabolizar ou, graças ao aumento na produção de estrogênios, provoca esse crescimento anormal das mamas.

16. TELEANGIECTASIAS

O aparecimento de lesões na pele, conhecidas como aranhas vasculares, tem relação com problemas de fígado, mas não se sabe exatamente por que isso acontece. O mais aceito é que as alterações no metabolismo de hormônios sexuais provoquem esse sintoma.

17. ERITEMA PALMAR

Apesar de não ser um sintoma específico de quem sofre com problemas de fígado, o eritema palmar – que torna a palma da mão muito avermelhada – pode ser um sinal de doenças neste órgão.

PROCURE UM MÉDICO

Ao perceber um ou mais destes sintomas, procure um médico e faça exames regularmente. Não se esqueça da importância deste, e de qualquer outro órgão, para a nossa saúde. No caso do fígado, para manter sua saúde é preciso saber que várias substâncias químicas são muitas vezes tóxicas para o fígado (entre estas, as mais comuns são determinados medicamentos, o uso abusivo de álcool e drogas) além dos vilões da saúde que são sempre os mesmos: muito estresse, pouco sono, dieta insalubre e sedentarismo. Cuide-se também na questão sexo seguro. A hepatite C por exemplo, acredita-se que possa ser transmitida sexualmente. Consulte um médico também sobre a vacinação contra as hepatites A e B.

Sobre o fígado, talvez te interesse ler também:

CONHEÇA 10 ALIMENTOS QUE PURIFICAM O FÍGADO

PURIFICAR O FÍGADO: 10 REMÉDIOS NATURAIS

GORDURA NO FÍGADO: SINTOMAS, CAUSAS E REMÉDIOS NATURAIS

DESINTOXICAR O FÍGADO TOMANDO CHÁ À NOITE – 5 RECEITAS




Cintia Ferreira

Paulistana formada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro, tem o blog Mamãe me Cria e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...