Meditação – O que é, Como vivenciá-la e os Benefícios que ela nos traz


Hoje em dia, muito se fala em meditação. No Oriente Antigo, a meditação era uma prática atrelada à religiosidade e à espiritualidade. No Ocidente atual, a meditação, é utilizada como atividade terapêutica para equilíbrio da mente, corpo e espírito.

VAZIO ILUMINADOR

Um dos fatores que contribuem para o processo meditativo é o nosso estado interno. Com o passar do tempo e com o aumento da complexidade e mecanicidade em nossas vidas, nos condicionamos a viver, de forma acelerada, sobrecarregando nosso corpo e nossa mente.

Quando conseguimos nos retirar desse contexto, nos aquietando, buscando calmaria e nos comunicando com o silêncio da Vida, fazemos a conexão com nossa Fonte.

Nos tornamos PRESENTES em sua PRESENÇA.

SOMOS NADA e TUDO.

SOMOS UM na MULTIPLICIDADE.

E a MULTIPLICIDADE na UNIDADE.

O estado meditativo é como um lago, se o agitamos, não conseguimos ver seu fundo, seu interior e sua profundidade nem a vida e os mistérios que estão nele.

Os antigos orientais chamavam o estado meditativo de VAZIO ILUMINADOR ou SAMADHI (do sânscrito samyag, “correta” + ādhi, “contemplação”).

A VERDADEIRA RELIGIÃO é vivenciá-la, dentro de si mesmo, pois, cada um de nós é um templo vivo, cujo altar se situa em nosso coração.

A meditação transforma a oração em ação.

A IMPORTÂNCIA DA MEDITAÇÃO

« A meditação torna o homem individualizado em um ser cósmico ».

A meditação contribui para desenvolvermos a serenidade emocional, ajudando a tomarmos consciência de nossos processos internos, sem reprimi-los ou julgá-los.

A meditação não é uma prática passiva e nem sempre se desenvolve, de forma estática, podemos estar fazendo nossas atividades do diário viver, em estado meditativo, pois, o que conta é nossa postura e conduta interna, de observação, quietude e presença.

Quando nossa presença se faz presente, ela vê tudo que se passa em nosso interior e isso se repercute em nosso exterior.

A meditação purifica nossa mente e expande nosso coração.

A prática da meditação nos dá condições de enxergarmos à nós mesmos, nos levando, progressivamente, à ampliação da Consciência.

Através da meditação os corpos físico, vital, astral, mental e espiritual são equilibrados e alinhados, elevando a nossa vibração energética.

À medida que vai aumentando essa expansão, com a prática da meditação, vamos tendo contato com o plano superior e, com isso, recebendo informações sob forma de insights, intuição e inspiração.

O QUE É MEDITAR E COMO PRATICAR MEDITAÇÃO

Para entrar no processo meditativo, é necessário arrumar nossa casa interna, organizar nossa interioridade. Para isso, precisamos nos acalmar, respirando, de forma natural.

Em tempos modernos, nossa respiração é afetada pelo estresse, correria, ansiedade e preocupações, então, não respiramos direito.

Para acalmar nossa respiração, necessitamos prestar atenção nela e inspirarmos pelo nariz, enchendo nossos pulmões de ar e, em seguida, o soltar, calmamente, esvaziando os pulmões e, novamente ir, repetindo esse processo, até relaxarmos.

Dessa forma, vamos nos concentrando e relaxando e vice-versa.

Isto pode ser feito, preferencialmente, sentados, em um lugar silencioso, pois, facilita o relaxamento e a concentração.

Em estados avançados da prática de meditação, há aqueles que conseguem entrar em estado meditativo, até em meio ao movimento e atividade normais, do dia a dia, tudo é questão de prática, experiência e vivência.

Quando nos acalmamos com nossa respiração, podemos, perceber melhor o que acontece, internamente, conosco:

  • o ritmo de nosso coração;
  • os pensamentos em nossa mente;
  • as sensações em nosso corpo;
  • os nossos movimentos internos;
  • e as emoções que surgem, em nós.

Através dessa observação, vamos testemunhando, sem nos envolver com esses movimentos, sem sair de onde estamos, só presenciando, “à distância” , esses movimentos.

Conforme nos desligamos dos pensamentos, vamos entrando em um estado de quietude interna, no qual, nossa mente, vai ficando como um lago calmo, um céu sem nuvens, permitindo que nos incorporemos à Fonte Primordial ao Vazio Iluminador ou Samadhi.

A meditação nos conecta à Unidade, ao Absoluto, à Fonte da Criação, à Deus, ao Nada que É Tudo ou o Tufo que É Nada, como se queira definir o que é Indefinível.

A concentração nos leva a desenvolver o processo de meditação, por isso é importante exercitá-la, no dia a dia, nas pequenas coisas, seja:

  • nas tarefas do cotidiano;
  • no contato com as pessoas;
  • ao nos alimentarmos;
  • no cuidado com o corpo;
  • até nos momentos de descanso
  • e, principalmente, ao ter contato com as mídias de comunicação, que aumentam nossa distração.

OS BENEFÍCIOS DA PRÁTICA DA MEDITAÇÃO

Segundo pesquisas científicas, a meditação coloca em atividade a área pré-frontal esquerda associada às emoções mais elevadas, como a alegria e o entusiasmo, reduzindo, assim, a hipertensão e estimulando o sistema imunitário.

As ondas alfa do córtex frontal inferior, nos primeiros três minutos de concentração, aumentam e as ondas gama e beta diminuem.

As ondas alfa são as que dão clareza à nossa mente e quanto mais meditamos, mais esta qualidade se expande.

Dez minutos depois, diminui a produção da hormona glicocorticoide, substância produzida em nosso organismo, como resposta ao estresse cotidiano.

Onze minutos depois, nos envolvemos em uma onda de calma e as áreas frontais e pré-frontais ficam mais equilibradas, o que estimula nossa concentração e melhora nossa organização interna.

Com a prática frequente da meditação, vamos melhorando nossas funções cerebrais, disciplinando nossa mente, e, isso, nos ajuda a viver melhor, com mais coerência e serenidade.

Os benefícios da meditação se estendem à nossa saúde, pois, respiramos melhor, oxigenando mais o nosso cerébro, melhorando nossa circulação sanguínea.

Através do processo meditativo, diminuímos a identificação com o estresse, a ansiedade e as preocupações da vida moderna.

A meditação nos leva à sentir um estado de paz.

Acontecendo a prática regular da meditação, nossas estruturas mentais, psíquicas, físicas e espirituais vão sendo ativadas e funcionando, de forma mais harmoniosa e equilibrada, contribuindo para vivermos o dia a dia, com mais inteligência, consciência e sabedoria.

A MEDITAÇÃO CONTRIBUI PARA NOSSA ELEVAÇÃO ESPIRITUAL

Meditar não é ficar sem pensar em nada.

Meditar é reconhecer nossos processos internos e tomar consciência deles.

A MEDITAÇÃO NOS AJUDA A:

  • superar problemas emocionais;
  • identificar estados de raiva, inveja, apego e ignorância;
  • ter mais consciência e domínio sobre nossos pensamentos e emoções;
  • elevar nosso estado interno;
  • cultivar a paz;
  • e em nossa expansão espiritual.

Em decorrência da meditação, sentiremos mais serenidade, teremos uma mente mais organizada e um coração mais tranquilo.

Os efeitos benéficos da meditação, nos conduz a viver uma vida mais amorosa e harmoniosa, visto que passamos a ter uma visão mais lúcida e coerente dos seres e de tudo que nos cerca.

Meditar é iluminar nossa própria LUZ e penetrar NELA !

Para ilustrar esse tema e servir como reflexão e inspiração para realizar a prática da meditação, assistam ao vídeo abaixo: O Nada que É Tudo.




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...