Passar 15 Minutos Sozinho por Dia Melhora o Humor e Alivia o Estresse


A maioria das pessoas considera a solidão como algo negativo mas, na verdade, se esta condição for uma opção, e não uma imposição, ela será muito benéfica. É o que revela uma nova pesquisa sobre os benefícios de passar alguns minutos por dia dedicando-se à atividades solitárias como a leitura, a meditação ou simplesmente pensando na vida.

Uma equipe de pesquisa norte-americana, que publicou os resultados de seu estudo na revista Personality and Social Psychology Bulletin, sustenta que bastam apenas 15 minutos por dia sozinho, para encontrar significativos benefícios sobre o humor e o gerenciamento das emoções negativas nas pessoas.

E sequer é necessário estar completamente sozinho para fazer as atividades citadas (ler, meditar, pensar). O importante é ter esse tempo dedicado inteiramente a si mesmo e ao próprio bem-estar, o que teria um impacto muito positivo sobre o nervosismo e o estresse, aliviando as tensões nossas de cada dia. Ou seja, ao que parece, basta uma coisa bem simples, e praticamente disponível a todos nós, para que possamos recarregar as nossas energias.

Os estudiosos da Universidade de Rochester (NY) para chegarem a esta conclusão pegaram como amostra 114 adultos que foram deixados sozinhos por 15 minutos depois de terem conversado nos últimos 15 minutos precedentes. Depois de passado este tempo, eles foram convidados a preencher alguns questionários. Verificou-se que os participantes experimentaram menos agitação, nervosismo, sofrimento e, no geral, as emoções negativas foram menores em relação àquelas de bem-estar.

Em um segundo experimento, os pesquisadores examinaram as reações de 108 participantes que passaram um quarto de hora sozinhos pensando ou lendo. Verificou-se que, em ambos os casos, as pessoas tiveram ganhos em termos de relaxamento.

A contraprova foi realizada com um terceiro experimento realizado com 173 pessoas que passaram um quarto de hora sozinhas diariamente por uma semana, o que não o fizeram na semana seguinte. Também neste caso, verificou-se que passar um tempo sozinho proporcionou maior relaxamento e sensações positivas do que não ter passado algum tempo em solidão.

Foi assim então estabelecido que, 15 minutos é o tempo suficiente necessário para poder aproveitar dos benefícios da solidão. Indo além desse tempo, de fato, em alguns casos, a solidão assumiu uma forma de sentimento de melancolia e mal-estar.

Claro, quando se fala dos benefícios da solidão, se refere à solidão ativa, ou seja, àquela desejada pela pessoa e não o isolamento social, uma condição que muitas vezes acontece com os idosos e que está longe de ser positiva para a saúde.

Ou seja, por um lado a solidão coloca em risco a socialidade, por outro, ela oferece muitas vantagens ao bem-estar pessoal.

Em qualquer caso, é importante alcançar o meio termo certo para poder ficar sozinho, e ao mesmo viver bem em sociedade.

Um pouco de solidão não faz à ninguém! Ao contrário…faz bem 🙂




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...