CÁLCIO – O Mineral Essencial para os Ossos e Músculos


O cálcio è um mineral mais abundante do corpo humano, uma verdadeira estrela do organismo. Embora todos os nutrientes ingeridos sejam importantes, alguns deles, além de necessários, são essenciais. É o caso do cálcio. Quase todo mundo sabe, por exemplo, que é por meio da ingestão de cálcio que os ossos se formam, e tornam-se fortes e resistentes como devem ser.

No entanto, a importância desse mineral não para por aí. Saiba todos os benefícios do cálcio e quais as melhores fontes de cálcio na alimentação.

IMPORTÂNCIA DO CÁLCIO PARA A SAÚDE

O cálcio é um elemento essencial na formação e bom funcionamento dos ossos. Para se ter uma ideia, estima-se que 1 a 2% do peso corporal dos humanos esteja na forma de cálcio. Um outro dado bastante emblemático mostra que 99% do cálcio presente no corpo está localizado nos ossos e dentes.

Além disso, ele tem papel nas reações orgânicas que desencadeiam a contração muscular. Ele também ativa o processo de coagulação sanguínea, e ajuda na transmissão dos impulsos nervosos.

O cálcio tem uma importante função também no estabelecimento do equilíbrio orgânico, juntamente com o fósforo. Ele atua ainda como mensageiro no interior das células e ajuda na secreção hormonal.

Estudos mostram que o cálcio ajuda a prevenir e tratar a hipertensão arterial. Segundo recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) um adulto deve consumir 1000 mg de cálcio diariamente, em geral. Saiba agora quais são os alimentos mais ricos nesse importante nutriente.

MELHORES FONTES DE CÁLCIO

O cálcio está presente em alimentos bem variados, que devem estar presentes diariamente na mesa de todo mundo. Saiba quais são:

Leite e derivados

O leite é uma das principais fontes de cálcio e por ser de origem animal possui melhor absorção

Leite de soja

Pessoas com intolerância à lactose, podem optar pelo leite de soja, que também é rico em cálcio, por possuir fitoestrógenos, que promovem a absorção de cálcio pelo organismo

Sardinha

Esse tipo de peixe, além de ser excelente fonte de cálcio, é também rico em ômega 3, nutriente essencial para saúde do coração, prevenção da artrite e outras doenças

Salmão

O salmão também contém muito cálcio, vitamina C e ômega 3 e pode ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares

Verduras

Principalmente as verduras de folhas verdes, como a couve e o brócolis, são ricos em cálcio e muitas vitaminas, além de serem de fácil absorção pelo organismo

Soja

A soja ajuda os ossos a absorverem o cálcio e outros minerais e também deve fazer parte da dieta

Cereais

Além de serem ricos em cálcio, possuem muitas fibras e ajudam ainda no bom funcionamento intestinal

Tahine

Essa pasta de sementes de gergelim torradas é uma ótima forma de obter cálcio, além de conter outros importantes minerais, como o zinco, ferro e ácido fólico

Tofu

Outra boa opção para os intolerantes à lactose, o tofu também é rico em cálcio.

O QUE A FALTA DE CÁLCIO PODE FAZER

Tendo em vista que o cálcio é a principal fonte de formação e fortalecimento ósseo, a falta dele pode ocasionar doenças como a osteoporose, que produz perda de massa óssea; o raquitismo, um problema de crescimento que causa deformidades nos ossos; e maior propensão a fraturas.

Especialmente indicado para você:

LEITES VEGETAIS: 7 ALTERNATIVAS AO LEITE DE VACA

AS 5 LEGUMINOSAS MAIS SAUDÁVEIS DO PLANETA

COBRE – PROPRIEDADES E BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE




Cintia Ferreira

Paulistana formada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro, tem o blog Mamãe me Cria e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...