Mineralize-se → A Importância do ENXOFRE na Beleza e na Saúde


Você sabia que o enxofre é tão importante quanto o magnésio, para as nossas funções orgânicas? Mas, aqui se trata, claro, do enxofre biologicamente ativo, que tem propriedades preventivas e terapêuticas, com propriedades medicinais já reconhecidas.

O enxofre orgânico é conhecido como metilsulfonilmetano ou MSM. Esta é a forma em que o enxofre, S, aparece na natureza – um pó branco, cristalino e sem odor, muito solúvel em água quente e outros solventes orgânicos. Desta forma derivam as propriedades curativas das águas sulfurosas, por exemplo, excelentes para tratar reumatismo, artroses, feridas e problemas de ligamentos (entorses e rupturas musculares).

As fontes naturais de MSM

Algas e plâncton são capazes de absorver o enxofre inorgânico existente na água do mar e transformá-lo em enxofre orgânico ou MSM, que será liberado após a morte (decomposição) desses organismos – todo enxofre orgânico é altamente solúvel em água e se concentra no vapor d’água atmosférico retornando à terra pelas chuvas.

A partir daí é absorvido pelas plantas. Portanto, a água de chuva contém uma quantidade significativa de MSM que também é abundante em frutas e vegetais frescos (de 1 a 4 mg/kg), no leite cru das vacas (2 a 5 mg / kg) e em produtos orgânicos e agrícolas que não sejam processados (nem cozidos nem congelados pois essas ações fazem com que o MSM se perca, volatilize).

Por que precisamos do enxofre?

Depois do cálcio e do fósforo, o enxofre é o terceiro mineral mais abundante no corpo humano e, quase todo ele está nos músculos, pele e ossos.

No enxofre orgânico absorvido pelas plantas através da água de chuva, também há os aminoácidos metionina e cisteína, que são dois dos aminoácidos essenciais, ou seja, que não são sintetizados pelo nosso organismo – os outros aminoácidos conhecidos do enxofre (taurina e cistina) são sintetizados a partir da cisteína.

Músculos, ossos e pele, cabelo e unhas

O enxofre é fundamental para a síntese proteica e a estruturação das nossas moléculas de proteína formadoras de músculos, ossos e pele, cabelo e unhas. Sim, porque o enxofre é um componente de formação da queratina e, sem ela, não há cabelos e unhas que se firmem, certo?

Aliás, não só a queratina depende do enxofre disponível. Também o colágeno precisa dele e, sem colágeno lá se foi a nossa flexibilidade em tecidos e cartilagens. Esta parte do enxofre do nosso organismo tem a ver com a saúde do tecido conjuntivo, o transporte de nutrientes e eletrólitos que se faz pelo tecido conjuntivo macio.

Enxofre: beleza e saúde

Com o passar da idade vamos perdendo essa maciez e maleabilidade, perdendo colágeno e suas propriedades elásticas – perdendo enxofre pois, sua escassez é o principal motivo para que isso aconteça.

O resultado é o endurecimento dos músculos e articulações, a pele ficar enrugada e ondulada, os vasos sanguíneos e alvéolos pulmonares ficarem rígidos.

Tudo isso tem a ver com a carência do enxofre e a diminuição da comunicação intercelular que depende desse elemento.

O que a deficiência de enxofre orgânico pode causar?

funcionamento deficiente de células, tecidos e órgãos, em geral

intoxicação do organismo por toxinas e radicais livres que não são convenientemente eliminados dada a baixa função celular

aumento das síndromes de dor crônica (para aprofundar este tema, recomendo a leitura do livro de Stanley W. Jacob, “The Miracle of MSM: The Natural Solution for Pain”)

Os benefícios do enxofre

sinergia com vitaminas e nutrientes promovendo melhor absorção e aproveitamento

ação antioxidante pois liga e captura os radicais livres permitindo sua excreção ou adequação ao uso interno (não há vida sem radicais livres pois, estes são necessários para a produção de energia celular)

desintoxicação do organismo por dissolução de compostos, orgânicos e inorgânicos, acelerando a excreção e a inativação de toxinas resultantes dos processos alimentares ou do meio ambiente (metais pesados, fumo, etc)

proteção contra doenças neurológicas

redução da sensibilidade alérgica pois o MSM se liga às mucosas e forma uma interface de bloqueio natural entre hospedeiros e alergênicos assim como, acelera a capacidade do nosso organismo para eliminar os alergênicos para além de funcionar como inibidor da histamina, sem os efeitos colaterais dos anti-histamínicos químicos de uso comum.

terapêutico em doenças autoimunes como eficaz redutor dos processos inflamatórios.

preventivo no aparecimento de câncer

ação antiparasitária contra: Giardia, Trichomonas, lombrigas, nemátodos, Enterobius e outros vermes intestinais. Esta ação decorre da capacidade do MSM de se ligar às mucosas e se tornar um bloqueio natural contra os parasitas.

enxofre é um componente da insulina portanto sua ação na diabetes é específica no que concerne à melhor produção de insulina biologicamente ativa.

redução das dores musculares e cólicas diversas.

preventivo nos processos digestivos e de prisão de ventre por redução do meio ácido estomacal

melhora a função pulmonar pois permite que todo o processo de respiração seja mais efetivo

corrige a coagulação dos glóbulos vermelhos permitindo que o sangue absorva mais oxigênio

estresse – aumenta a resistência ao estresse e pressões externas que o originam – e imunidade

na pele, o enxofre é essencial, mantém a pele lisa, jovem e brilhante, aumentando a produção de colágeno e queratina. Especialmente indicado para os casos de acne, rosácea, pele seca, escamosa ou coceira e tratamentos de psoríase, eczema, caspa e escabiose.

Como usar suplemento de enxofre

O suplemento alimentar com MSM se faz pela ingestão de comprimidos de 1 gr, algumas vezes ao dia, que varia em função da natureza e intensidade das queixas que você tenha. Claro que essa recomendação deve ser feita pelo seu médico, após estudo da sua situação pessoal.

Contraindicações

Algumas pessoas, dependendo da sua sensibilidade, poderão sentir dores de cabeça no começo do tratamento. Também são relatados processos de diarreia, erupção cutânea e fadiga. Mas esses sintomas geralmente passam com o avanço do tratamento e a adequação da dose.

Não use MSM sem que seu médico saiba pois, no exagero, até água faz mal.

Especialmente indicado para você:

SABONETE DE ENXOFRE PARA TODOS! OS USOS PARA VOCÊ E SEU CÃO

CLORETO DE MAGNÉSIO, SAL CURADOR PARA AS PESSOAS DE MEIA IDADE

MAGNÉSIO – QUANDO É DEFICIENTE O QUE ACONTECE AO NOSSO CORPO?

21 PROBLEMAS DE SAÚDE QUE PODEM SER TRATADOS COM CLORETO DE MAGNÉSIO




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...