Como engordar com saúde: 11 alimentos calóricos e saudáveis


Embora a maioria das revistas tragam receitas milagrosas para perder peso, há pessoas que querem exatamente o contrário. Por incrível que pareça, nem todo mundo quer emagrecer.

Tem gente, aliás, que quer ou precisa engordar e não consegue, pois, assim como emagrecer, engordar também não é fácil. Além do mais, engordar não significa ter gordura, barriga e pneus. É possível, sim, engordar e ter um corpo saudável, com força e massa muscular.

Dicas para engordar

O que se deve comer para engordar de forma saudável? As opções que fazem bem à saúde são variadas – veja os alimentos abaixo – e você pode usar, por exemplo, o leite em pó como suplemento para sucos e vitaminas e adoçar bolos, iogurtes e sucos com mel.

Além disso, o exercício físico deve ser praticado também em uma dieta para engordar, porque ele aumenta o apetite e, claro, promove, o aumento da massa muscular.

Alimentos calóricos e saudáveis

Confira, a seguir, dicas de alimentos que contêm muitos nutrientes e auxiliam no ganho de peso, segundo a Medicina Tradicional Chinesa.

Tahine (creme de gergelim)

Taíne, tahine, tahin ou tahini é um creme ou pasta feito de sementes de gergelim (sésamo). É muito usado na cozinha do Oriente Médio. A famosa pasta de grão-de-bico, o homus, é feita com tahine, grão-de-bico, alho esmagado, água e sumo de limão.

Leia mais: HOMUS TAHINE: RECEITA ORIGINAL ÁRABE, SAUDÁVEL E DELICIOSA

O tahine é, depois das algas, a maior fonte de cálcio que existe, além de ser uma excelente fonte de proteína, fibras, cobre, manganês, do aminoácido metionina e de ômega-3 e ômega-6.

Você pode consumir esta iguaria no café da manhã, passando o tahine em uma fatia de pão ou torrada integral por exemplo.

Nozes e Sementes

São ricas em proteínas, em antioxidantes e são muito calóricas pois, meia xícara de amêndoas, por exemplo, tem 410 calorias.

Frutos Secos

Muitos frutos secos são polvilhados ou cristalizados com açúcar, estes, devem ser evitados, já que ficam muito mais calóricos mas menos saudáveis. Sem qualquer aditivo, uma xícara de mistura de frutos secos chega a 335 calorias.

Smoothies e Batidos

Essas bebidas são conhecidas por serem saudáveis, já que são feitas de frutas. Os extras que são adicionados aos smoothies podem chegar a 550 calorias.

Abacate e Guacamole

Os abacates têm “gordura boa”, que faz parte de 75% da sua composição. Receitas com abacate, como guacamole, são muito eficazes para ganhar peso.

Leia mais: GUACAMOLE: A RECEITA ORIGINAL E 5 VARIANTES

Salada com molhos

A salada em si é muito saudável e é recomendada para dietas de perda de peso. No caso de dietas de ganho peso, a salada deve ser incrementada com molhos. Pode ser temperada com molhos à base de azeite, que contêm 119 calorias, e com molhos cremosos, bem mais calóricos.

Granola ou Muesli

Muitos compostos de granola contêm açúcar, óleo, nozes e outros ingredientes que, além de saborosos, são muito calóricos. Essa granola incrementada pode ter cerca de 500 calorias por xícara, sem contar as calorias presentes no leite ou no iogurte. Por isso, o muesli é mais aconselhado para complementar as refeições, e não como o seu principal ingrediente.

Manteiga de amendoim ou pasta de amendoim

São outras opções para o café da manhã ou para a merenda da tarde. A manteiga de amendoim é uma rica fonte de proteínas com baixo colesterol, tem cerca de 100 calorias por cada colher de sopa, ou seja é muito calórica. Já o creme de amendoim feito em casa pode ser um doce gostoso e saudável pois o amendoim é um superalimento, rico em vitamina E, ácido fólico, ácido graxo monoinsaturado, cálcio, ferro, fósforo, potássio, magnésio, ômegas 3 e 6, selênio e vitaminas do complexo B.

Leia mais: PASTA DE AMENDOIM: COMO FAZER EM CASA

Queijo

Rico em cálcio e proteínas, o queijo também tem gorduras saturadas, colesterol, sódio e calorias. Uma fatia de queijo pode conter de 72 calorias (muçarela parcialmente desnatado) a 127 (parmesão ralado).

Quinoa

A quinoa é conhecida como um dos alimentos mais completos que existem. Ela é rica em proteínas, portanto, mais saudável que o arroz. Entretanto, ela também é calórica, pois uma xícara de quinoa tem, em média, 222 calorias.

Halawi

Conhecido também como haleu, halva, halawa…(veja na foto de capa) este doce de origem árabe é ideal para quem quer ganhar peso com saúde pois é feito à base de creme de gergelim, mel e limão. Uma bomba calórica, porém saudável e gostosa para aquela hora que bate uma vontade de comer doce.

Ganhar peso sem ganhar gordura

Agora você já sabe que é possível ganhar peso sem ganhar gordura. E melhor: de forma saudável e sem gastar dinheiro com suplementos. As calorias não são vilãs; elas devem ser usadas a nosso favor, pois também podem ser nutritivas, se consumidos os alimentos corretos.

Talvez te interesse ler também:

A MAIORIA QUER EMAGRECER, MAS TEM GENTE QUE PRECISA ENGORDAR: ANOREXIA E BULIMIA

QUANDO SEU FÍGADO NÃO FUNCIONA BEM, VOCÊ ENGORDA

ENGORDAR É TAMBÉM UMA QUESTÃO DE MEMÓRIA




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...