16 alimentos e atitudes para manter a saúde do pâncreas


Você sabia que o teu pâncreas precisa de determinado tipo de alimento para poder funcionar direitinho e manter a tua saúde? Sim, a saúde do pâncreas é muito importante pois, uma pessoa sem pâncreas só conseguirá sobreviver tomando remédios a vida toda. Por isso, aprenda a cuidar desse órgão tão importante para a tua saúde integral.

O pâncreas é um órgão silencioso, que trabalha lá no seu canto para manter o equilíbrio do nosso metabolismo e a produção de alguns hormônios essenciais à nossa saúde.

A principal produção do pâncreas são dois hormônios que têm a ver com o metabolismo dos açúcares no nosso corpo – a insulina e o glucagon – mas, fora essa ação, endócrina, o pâncreas também tem a função de produzir sucos digestivos e enzimas que nos permitem, no processo de digestão, quebrar as proteínas, açúcares e gorduras, em pedaços menores para que possam ser absorvidos na mucosa intestinal.

Quando o pâncreas não é bem cuidado, silenciosamente ele pode adoecer e gerar uma série de dificuldades para a sua vida – pancreatite, tumores e câncer são as mais graves e que podem, inclusive, por em risco a tua vida mas, existem outras: o pâncreas não saudável pode se tornar preguiçoso e começar a criar uma série de incômodos digestivos que irão, a longo prazo, prejudicar a assimilação de nutrientes podendo causar desnutrição e outras deficiências correlatas.

Para manter teu pâncreas saudável é importante você aprender a driblar os fatores de estresse, deixar o cigarro de lado, fazer uma alimentação que privilegie o que o pâncreas gosta e, de vez em quando, fazer uma dietazinha para desintoxicá-lo.

14 alimentos para manter a saúde do pâncreas

Cereais integrais

cereais

Fornecem vitaminas, minerais e proteínas úteis para a manutenção do processo metabólico, limitando os picos de açúcar e evitando desequilíbrios na produção de insulina, fatores que estressam o pâncreas.

Leia mais: CONHEÇA OS CEREAIS SEM GLÚTEN E VARIE O TEU CARDÁPIO

Mirtilos, cerejas, uva vermelha

mirtilos

Todas as frutas ricas em antocianinas e resveratrol são importantes para prevenir os processos oxidativos das células e especialmente benéficas para o bom funcionamento do pâncreas melhorando, inclusive, a cura de lesões pancreáticas e hepáticas. O resveratrol, especialmente, tem uma ação direta sobre a proteção do pâncreas e a preservação da saúde das células pancreáticas.

Leia mais: ANTIOXIDANTES NATURAIS: QUAIS SÃO, AS FONTES E OS SEUS BENEFÍCIOS PARA O ORGANISMO

Iogurte, kefir e outros probióticos

kefir

São essenciais para a manutenção de um sistema imunológico e digestivo saudáveis, o que evita a sobrecarga do pâncreas.

Leia mais: KEFIR – LEITE FERMENTADO, RICO EM PROBIÓTICOS, O BEM QUE FAZ

IOGURTE CASEIRO – NATURAL, SAUDÁVEL, ECOLÓGICO

Água pura

Toda inflamação causa desidratação e, quando há desidratação também ocorre sobrecarga do sistema pancreático provocando lesões no órgão. Então, beber água pura, diariamente, é muito importante para manter os níveis de hidratação e também, para ajudar nosso organismo nos processos depurativos.

Esse efeito só se tem com a água pura – não é o mesmo que se tem com chás de ervas (medicinais ou não) e sucos de fruta pois, uns são medicinais (devem ser tomados em quantidade e tempo limitados para que tenham efeito) e outros, os sucos, o nosso cérebro os entende como alimentos, pelos nutrientes que contêm.

Aipo, alho e cebola

aipo

Cada um deles tem seus efeitos, e princípios ativos, bem conhecidos na sua capacidade de ação antitumoral e depurativa. O aipo, por exemplo, tem apigenina que é muito eficaz na luta contra o câncer de pâncreas, especificamente, levando as células cancerosas a cometerem suicídio (apoptose), pois inibe uma enzima chave que atua nessas células. A cebola tem ação alcalinizante e o alho, antibiótica.

Alcachofras e orégano

alcachofra

A alcachofra e, especialmente o orégano mexicano, Lippia spp, são ricos em apigenina e luteína que têm ação antioxidante e atuam contra o câncer pancreático.

Leia mais: TUDO SOBRE ALCACHOFRA: PARA QUE SERVE, PORQUÊ FAZ BEM E COMO COZINHAR

Canela

canela

A canela ajuda a reduzir a taxa de glicose no sangue e os níveis de hemoglobina glicosada, reduz a quantidade de lipídios circulantes – triglicerídeos e colesterol LDL – e alivia o trabalho do pâncreas.

Leia mais: CHÁ DE CANELA PARA A SENSAÇÃO DE CONFORTO! BENEFÍCIOS E COMO FAZER

Proteínas vegetais

Leguminosas (feijões, grão-de-bico, lentilha, ervilha), tofu e tempeh são boas fontes proteicas com baixo teor de gorduras saturadas, a diferença das proteínas animais de qualquer tipo. O excesso de gorduras saturadas na alimentação são uma sobrecarga para o pâncreas que terá de produzir maior quantidade de enzimas para quebrá-las.

Vegetais crucíferos

couve

Todos os tipos de couve, repolho, brócolis, nabos, mostarda e muitos outros são os vegetais crucíferos, ricos em nutrientes e protetores da atividade pancreática. Têm ação específica na recuperação do pâncreas afetado por câncer.

Leia mais: COUVE: O VEGETAL MAIS NUTRITIVO DO MUNDO. VEJA PORQUE!

Cogumelos

cogumelos

Reduzem a inflamação e restauram o equilíbrio do organismo

Vegetais de cores laranja e amarela

batata doce

Cenoura, batata-doce e abóboras são excelentes para a saúde do pâncreas sendo indicadas nos tratamentos de pancreatite.

Frutas diversas

São ricas em vitaminas, fibras e vitaminas C e E. As melhores são maçã, uva, melão e melancia. Não se deve abusar de mangas e bananas pois sobrecarregam o pâncreas e suas funções.

Batatas

São de fácil digestão e não contêm nada que atrapalhe o pâncreas.

Sucos

De vez em quando, ajude seu pâncreas a se livrar do peso de tanto trabalho, do acúmulo de toxinas e resíduos de suas atividades tomando, em jejum, um suco gostoso. Você pode escolher entre frutas vermelhas, uvas, limão, laranja, abacaxi, mamão e kiwi, misturados ou puros, ou como mais gostar.

Leia mais: SUCOS SAUDÁVEIS AJUDAM A DORMIR BEM, A TER ENERGIA E OUTROS BENEFÍCIOS

Desintoxicar o pâncreas é fácil

relaxar

Além dos alimentos acima listados, algumas atitudes também irão te ajudar a cuidar deste órgão:

Mais chás e menos álcool

Que tal beber de vez em quando um chá de ervas depurativas? Chás detox, como tanchagem, alecrim, sálvia, cardo mariano, alcaçuz, anis-estrelado e chá-verde, é claro. O ideal é que você faça um processo depurativo durante 3 dias em cada mês, cuidando da sua alimentação, aumentando a ingestão de água pura, retirando qualquer alimento de origem animal que costume comer, tomando sucos de frutas e chás de ervas e evitando, ou melhor ainda, eliminando, álcool e cigarro dos teus hábitos.

Relax

Um bom banho quente de imersão também faz parte do processo de desintoxicação do pâncreas e, claro, reduzir o estresse é fundamental. Relax!

Talvez te interesse ler também:

O PH DO NOSSO CORPO: BÁSICO, ÁCIDO OU NEUTRO?

CHOCOLATE AMARGO E MAGNÉSIO: UMA AJUDA CONTRA O CÂNCER DE PÂNCREAS

GENGIBRE: PROPRIEDADES MEDICINAIS COMPROVADAS




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 11 comentários

  1. Maria.
    Publicado em 20/03/2021 às 9:31 pm [+]

    Muito bom o esclarecimento
    Para quem tem problemas no pâncreas.


  2. Cenira
    Publicado em 31/07/2021 às 3:58 pm [+]

    Gostei das informações, parabéns pelo trabalho de explicar e nos informar!


  3. Daia Florios
    Publicado em 02/08/2021 às 9:35 am [+]

    <3


  4. Rosilene Reis Braga
    Publicado em 07/08/2021 às 11:07 am [+]

    Essas dicas vale pra quem está com a glicose alta?


  5. Daia Florios
    Publicado em 14/08/2021 às 11:31 am [+]

    Rosilene, quem está com glicose alta deve comer alimentos com índice glicêmico baixo, o que significa de baixa absorção da glicose pelo corpo e nesta lista alguns alimentos têm indice glicemico alto. Você pode pesquisar um por um digitando o nome do alimento e o indice glicemico, mas o melhor é procurar ajuda especializada, nutricionista ou médico. Um abraço


  6. Mariene Daflon
    Publicado em 10/08/2021 às 9:25 pm [+]

    Parabéns pelo trabalho maravilhoso, muito rico em informações.


  7. Daia Florios
    Publicado em 14/08/2021 às 11:17 am [+]

    Oi Mariene, agradecemos de coração <3


  8. David D'Angeres Jorge
    Publicado em 07/05/2022 às 12:44 am [+]

    Muito bom o trabalho apresentado sobre alimentos para o bom funcionamento do pâncreas. Valeu a pena fazer a leitura.


  9. Daia Florios
    Publicado em 07/05/2022 às 11:39 am [+]

    Agradecemos de <3 seu comentário


  10. Rosa Martins
    Publicado em 08/11/2022 às 10:31 pm [+]

    Bom trabalho
    Estou com inflamação no pâncreas
    Vai me ajudar muito


  11. Daia Florios
    Publicado em 09/11/2022 às 4:28 pm [+]

    Oxalá! Melhoras <3


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...