Fumar: riscos aumentam até para quem fuma 1 cigarro por dia


Todos nós sabemos que fumar provoca inúmeros males à saúde. Geralmente, as pesquisas que revelam os malefícios do tabaco se referem a fumantes que fumam, pelo menos, 5 cigarros por dia. Entretanto, um novo estudo indica que até aquele “único cigarrinho que não faz mal” faz muito mal sim.

A pesquisa, realizada pelo Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos (NCI) e publicada na Jama Internal Medicine, revela que mesmo o menor consumo de cigarro (menos de 1 por dia) aumenta os riscos de desenvolvimento de câncer de pulmão: a proporção é de 9 a 12 vezes mais em relação a quem não fuma, noticia o UOL.

O estudo

Os pesquisadores analisaram dados médicos de mais de 290.000 adultos entre 59 e 82 anos, sendo que 22.337 (7,7%) fumavam, 156.405 (54%) eram ex-fumantes e 111.473 (38,4%) nunca haviam fumado.

Resultados, números alarmantes e conclusões

Um dos resultados apontados pelo estudo é que pessoas que fumam apenas um ou menos cigarro diariamente, correm, também, um risco maior de morte prematura em relação aos que nunca fumaram.

Números alarmantes

Um cigarro, ou menos, por dia aumenta em 64% o risco de morte prematura e, de 1 a 10 cigarros por dia esse índice se eleva para 87%.

O cigarro mate e adoece. Ele provoca a morte de cerca de cinco milhões de pessoas anualmente em todo o mundo, além do desenvolvimento de vários tipos de câncer.

A morte prematura entre fumantes, por exemplo, é consequência, sobretudo, do câncer de pulmão. Aliás, o risco de morte por câncer de pulmão é 9 vezes maior em fumantes que fumam pelo menos “um inócuo cigarrinho” por dia.

Conclusões

O estudo conclui que fumar, independentemente da quantidade, apresenta riscos à saúde. Logo, não existe um nível seguro de cigarros que podem ser fumados.

Não tem desculpa para fumar. Seja um, seja dez, ele faz muito mal à saúde. Se você fuma, pense em começar 2017 livre do vício do cigarro.

Especialmente indicado para você:

POR QUE O CIGARRO É MAIS PERIGOSO DO QUE HÁ 50 ANOS? VEJA O QUE ESTÁ POR TRÁS DA SUA INDÚSTRIA

MAIS UM MOTIVO PARA LARGAR O CIGARRO: ESTUDO REVELA OS EFEITOS DO FUMO SOBRE O DNA




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...