Você tem a sensação de ver sempre moscas volantes?


Você já teve a sensação de ver pequeninas moscas voando dentro dos seus olhos? Essa imagem surreal é bem mais real do que parece.

Essas moscas são chamadas de moscas volantes, e o programa Falando Francamente, da EBC, conversou com o oftalmologista Rafael Iamamoto para saber as causas das moscas volantes na visão.

Como surgem as moscas volantes?

Segundo o especialista: “A presença de moscas volantes podem ser fisiológicas, pode ser um processo natural do envelhecimento humano, como pode indicar doenças mais graves também”.

As formas das moscas volantes são diversas: podem aparecer como pontos pretos, fios de cabelo, teias de aranha. Há vários tipos de relatos diferentes sobre as formas das moscas volantes.

moscas volantes brancasDiagnóstico e tratamento

Iamamoto diz que não existe cura para o problema, mas, com o tempo, o cérebro se acostuma com as moscas volantes, passando a perceber menos os pontos pretos.

Se as moscas volantes estiverem associadas a uma doença sistêmica, como a retinopatia diabética, será preciso fazer um tratamento a laser ou cirúrgico. Na fase inicial do deslocamento de retina, as moscas volantes podem aparecer, bem como infecções intraoculares podem, também, apresentar esse sintoma.

O que fazer, então?

O médico orienta que um profissional especializado seja consultado para uma avaliação geral sobre o caso, para ver se não tem nenhuma doença associada com problemas na retina. O exame de vista é fundamental para prevenir os riscos de uma cegueira futura.

É aconselhável que as pessoas façam exames preventivos nas vistas uma vez por ano, caso não tenham nenhum problema na visão.

Especialmente indicado para você:

DIABETES: 10 SINTOMAS INICIAIS BASTANTE COMUNS

TERÇOL – O QUE FAZER E O QUE NÃO FAZER, EIS A QUESTÃO!




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...