Previna-se: pescoço, colo e mãos dão antes os sinais do envelhecimento


Quem se preocupa em ter uma pele saudável e jovial não dispensa cremes para o rosto. Mas você sabia que as primeiras regiões do corpo a darem sinais de envelhecimento são pescoço, colo e mãos?

A pele dessas áreas envelhecem mais rápido, segundo Ludmila Bonelli, fisioterapeuta dermato-funcional, por causa de maus hábitos que fazem mal à cútis, dentre eles o uso de produtos como álcool em gel, que tiram a camada de proteção da pele, e até mesmo a má postura.

Ela explicou ao Tempo de Mulher que: “Nossa pele é um órgão único e que envolve o corpo todo. As mãos, o pescoço, coxas, pernas, rosto… é tudo a mesma pele, não pedaços diferentes. E, normalmente, pescoço e colo estão descobertos, além das mãos, que sofrem com o excesso de agressão no dia a dia. Rugas e flacidez aparecem como resultado desse descuido”.

Ludmila salienta a importância de escolher o produto mais adequado para essas áreas específicas da pele. As mãos, por exemplo, ficam muito expostas ao sol, à água quente e fria, aos produtos de limpeza, então, é fundamental usar protetor solar e hidratantes com vitamina C para as mãos.

A especialista diz que é a falta de cuidados que acelera o envelhecimento de colo, mãos e pescoço.

Alimentação: conheça as melhores vitaminas para a pele

Para cuidar da saúde da pele como uma todo, é importante também estar atento ao cuidados internos: hidratação, alimentação adequadas e exercícios físicos são essenciais.

As vitaminas são fundamentais para o nosso organismo. Elas o revitalizam, repõem as energias e o tornam mais resistente. Os benefícios das vitaminas podem ser aproveitados para a nossa pele, deixando-a mais bonita e saudável.

Com uma dieta balanceada e com a prática de exercícios físicos, que ajudar a distribuir melhor os nutrientes pela corrente sanguínea, podemos aproveitar o potencial das vitaminas para a nossa pele.

O site Peelings enumerou as principais vitaminas para deixar a pele radiante. Confira:

Vitamina C

A vitamina C é a principal vitamina contra o envelhecimento das células. Ela combate os radicais livres e favorece o surgimento de células novas. Dá brilho e elimina o tom de pele irregular.

A vitamina C é encontrada em alimentos como mamão, acerola, laranja, limão, morango, kiwi, goji berry e couve.

Vitamina A

A vitamina A tem efeitos rejuvenescedores, sendo muito usada na cura de ferimentos, dermatites e lesões. Ela reduz as rugas e as marcas de expressão e torna a pele mais rígida.

Ela é encontrada em alimentos como, batata-doce, cenoura, folhas verdes mais escuras, melão, alface, e damascos secos.

Vitamina D

A vitamina D não é produzida pelo nosso corpo de forma espontânea. Para obtê-la, os raios solares UV precisam penetrar na pele sem os fatores de proteção. O melhor horário para tomar sol é pela manhã ou a partir das 16 horas em horário normal.

A vitamina D ajuda a eliminar a acne e a reduzir as linhas de expressão, além de dar luminosidade à pele.

Ela é encontrada, também, nos alimentos: salmão, cereais com leite, ovos e cogumelos.

Vitamina E

A vitamina E é um importante hidratante. Tem ação antioxidante e evita o envelhecimento das células.

Ela é encontrada em alimentos como: brócolis cozido, azeite de oliva extra virgem, camarão, abacate, nozes e espinafre.

Vitamina K

A vitamina K auxilia no controle da coagulação do sangue, uma das causas das olheiras. Ela é capaz de enrijecer a pele em torno dos olhos, atuando na proteção de veias e varizes.

Os alimentos que mais contêm vitamina K são: couve, espinafre, brócolis e aspargo.

Para manter uma pele sempre bonita, alimente-se bem e de forma saudável e prefira sempre usar sempre produtos naturais.

Especialmente indicado para você:

LIMPEZA DE PELE: REMÉDIOS CASEIROS PARA UMA PELE LIMPA E PERFEITA

MÃOS RESSECADAS: 10 REMÉDIOS NATURAIS EFICAZES

COMO TER A PELE SEMPRE JOVEM?




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...