Fibromialgia: o que é, sintomas e 7 remédios naturais


A fibromialgia é uma doença capaz de indispor a pessoa de qualquer atividade, por mais simples que seja o que se deseja fazer. Acomete o corpo todo causando dores que beiram o insuportável, além de desregular atividades simples como dormir.

Veremos sobre fibromialgia: o que é, sintomas e 7 remédios naturais.

O que é Fibromialgia

A fibromialgia nada mais é do que uma doença crônica que causa dor generalizada pelo corpo. É muito mais comum em mulheres do que em homens, principalmente naquelas que estão entre os 20 e os 50 anos de idade.

Pode ser causada por infecções virais, doenças autoimunes, por sedentarismo e motivações genéticas.

Os sintomas mais comuns da fibromialgia são:

* Dores musculares generalizadas e intensas

* Rigidez muscular

* Dores de cabeça

* Fadiga excessiva

* Sono desregulado, noites mal dormidas

* Problemas cognitivos

* Ansiedade

* Síndrome das pernas inquietas

fibromialgia sintomas 2

7 remédios naturais para Fibromialgia

A fibromialgia em si não tem cura, portanto é muito comum que os médicos e profissionais de saúde façam recomendações a fim de melhorar a qualidade de vida do paciente numa tentativa de apaziguar os sintomas da fibromialgia. Muitos pacientes complementam o tratamento com os seguintes remédios naturais:

1. Meditação

A meditação pode ajudar a controlar os sintomas de fibromialgia, isso porque será possível controlar os sinais de dor emitidos pelo cérebro. Uma pesquisa publicada na Current Pain and Headache Reports mostra que a meditação trará alívio para as dores de fibromialgia, além de garantir um melhor descanso, auxiliando o corpo a se recuperar.

2. Acupuntura

A acupuntura é uma ciência chinesa antiga que comprovadamente é capaz de aliviar a rigidez e as dores causadas pela fibromialgia. Agendar sessões de acupuntura serão de grande ajuda no tratamento.

3. Yoga

Assim como a meditação, praticar yoga auxilia no tratamento dos sintomas de fibromialgia. Uma pesquisa mostrou que mulheres que praticaram yoga (2 aulas de 75 minutos por semana) conseguiram aliviar os sintomas da fibromialgia em cerca de 8 semanas.

4. Drenagem linfática manual

Uma pesquisa publicada no periódico Manipulative and Physiologial Therapies mostra que este tipo de massagem ajuda o fluído linfático a movimentar-se pelo corpo, auxiliando o organismo a se livrar de toxinas e resíduos, diminuindo os sintomas da fibromialgia.

5. Tai chi

Tai chi é outra técnica chinesa de tempos muito remotos. A sabedoria oriental mais uma vez se mostrou capaz de eliminar problemas de saúde. Aqui, um estudo publicado no New England Journal of Medicine mostrou que participantes de aulas de tai chi reduziram os sintomas de fibromialgia em aproximadamente 12 semanas.

6. Hidroxitriptofano

O hidroxitriptofano nada mais é do que um aminoácido natural que ajuda o corpo a produzir elevados níveis de serotonina. Consumir complementos deste aminoácido pode ser o suficiente para aliviar os sintomas incômodos da fibromialgia em pouco tempo.

7. S-adenosilmetionina

Assim como o hidroxitriptofano, a s-adenosilmetionina é uma molécula produzida naturalmente pelo corpo, mas também pode ser tomada através de complementos. Ajuda a diminuir a fadiga, aliviar a dor e também a melhorar a qualidade do sono.

Orientações gerais sobre Fibromialgia

A fibromialgia é uma doença muito incômoda que necessita de orientação médico. Portanto, caso perceba os sintomas acima, procure um médico ou profissional de saúde para receber recomendações adequadas a respeito do seu caso. Não se deve optar pelo tratamento deliberado sem orientação de um médico com qualquer um dos medicamentos que foram citados anteriormente. O alívio dos sintomas e das dores só será possível com um estilo de vida saudável que esteja em comunhão com as recomendações médicas.

Especialmente indicado para você:

PLANTAS QUE PODEM SUBSTITUIR O PARACETAMOL E O IBUPROFENO

QUAIS SÃO OS EFEITOS DA INGESTÃO DIÁRIA DE GENGIBRE? (INFOGRÁFICO)

GARRA-DO-DIABO: PARA O ALÍVIO DAS DORES, INFLAMAÇÕES E NÃO SÓ




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...