Manutenção intestinal com ervas, frutas e cereais – algumas receitas


O intestino humano é um órgão de absorção que tem voltas, rugosidades e uma mucosa especial. Começa no estômago, acaba no ânus e, é por ele que os alimentos ingeridos, ao percorrerem seu caminho pós-digestão, serão ou não assimilados.

Para a manutenção da nossa saúde, devemos levar em conta que o intestino tem de se manter o mais limpo possível. Acontece, que no trânsito intestinal, por um problema ou outro, vão-se acumulando resíduos nas dobras e rugosidades, a mucosa intestinal vai fabricando muco, em geral por conta da ingestão de amidos e glúten, as fezes se acumulam, não são totalmente evacuadas, enfim, o caminho não fica livre. Neste processo o corpo começa a não absorver nutrientes necessário e passa a acumular-se de toxinas indesejáveis ao seu bom funcionamento.

A limpeza e manutenção do trato intestinal depende muito do que você come, mas também de quanto caminha, o que facilita o aumento da peristáltica. Em algumas pessoas o processo de acúmulo de resíduos é bastante pesado exigindo cuidados frequentes como clisteres (lavagem intestinal), jejuns e a ingestão de laxantes que são, no entanto, desaconselhados pelos médicos por produzirem um desequilíbrio na flora intestinal (leia mais aqui). No então, normalmente é suficiente que você acrescente à sua rotina alimentar, algumas boas receitas de limpeza.

Mesmo se você tem um bom processo evacuatório, não sofre de prisão de ventre, os resíduos podem ficar nas dobras mas, caso você não evacue por 3 dias, por exemplo, imagine que resíduos de 15 diferentes refeições ficarão se acumulando em diferentes estágios de fermentação e putrefação – com certeza o seu organismo não vai gostar!

O principal é você ter uma ingestão de frutas e fibras, horários para “sentar no vaso”, ingerir água pura com frequência e, caso fique obstipada (é quando acontece a prisão de ventre, que pode ser resultante de diversas situações, desde alimentos à tempestades emocionais), cuide de restabelecer, o mais rápido possível, o trânsito intestinal.

Receitas para limpar o cólon

É importante que você tenha, na sua rotina alimentar, a ingestão de frutas da época, verduras, legumes, cereais e sementes secas. Uma das boas receitas para manter o intestino limpo é comer aveia – pode ser em mingau, ou na massa de pães e bolos mas, o melhor mesmo é acrescentar uma colherada de aveia na vitamina ou mesmo, deixar de molho, de noite, em água ou chá, e tomar de manhã cedo, em jejum.

Duas laranjas com bagaço e tudo, cortadas, com ameixa seca e aveia também é uma ótima solução para refeição limpadora. Também o abacaxi, batido com miolo, junto com um pedaço de pepino e limão, constituirá uma bebida limpadora ideal para ser tomada em jejum.

bebida limpar intestino

fonte foto

O suco de duas laranjas inteiras, batido com 7 morangos e 3 pêssegos em pedaços, para além de limpar seu intestino, fortalecerá seu sistema respiratório e aumentará a produção de serotonina combatendo qualquer processo depressivo orgânico ou emocional. Você deverá bater as frutas no liquidificador e tomar, imediatamente, sem coar, em jejum. Repita por 9 dias seguidos e tome seu café da manhã só uma hora após.

As frutas vermelhas, especialmente as bagas silvestres, são especialmente limpadoras do nosso organismo, portanto, consuma-as sempre que puder.

86526711

fonte foto

Algumas ervas também são adequadas para a limpeza intestinal: use-as na forma de chás, tomando 3 a 4 xícaras ao dia, após as refeições. Cáscara sagrada, carqueja, equinácea, sene e até a camomila são ervas laxativas, de maior ou menor impacto, que ativam a peristáltica intestinal ajudando na saída de resíduos. As doses adequadas são individuais portanto, observe a reação do seu organismo no uso de qualquer dessas ervas.

As plantas mucilaginosas – sementes de chia e de linhaça, por exemplo – são adequadas à limpeza intestinal pois criam uma massa gelatinosa que funciona como uma vassoura, carregando os resíduos e formando um bolo fecal consistente que aciona a peristáltica natural.

saladafrutas

fonte foto

Também a semente de mamão e a de melancia, comidas junto com a fruta, são excelentes para essa limpeza intestinal. Você pode bater tudo junto como vitamina, ou comer às colheradas – a semente de melancia é gostosa ao mastigar, a de mamão nem tanto, mas, nada do outro mundo.

7904 1

fonte foto

Yogurte, kefir e leite azedo também são excelentes alimentos para a manutenção da saúde intestinal portanto, opte pela ingestão frequente de um desses probióticos, uma vez ao dia, e garanta uma flora intestinal saudável.

Caso você esteja obstipada, antes de tomar um chá de ervas mais laxativo, experimente a seguinte receita que costuma dar bons resultados e é bem menos agressiva: uma xícara de água quente, uma colher de sopa de azeite de oliva, uma colher de sopa de mel, uma colher de sopa de limão. Misture bem e beba de uma só vez o líquido morno, em jejum. Caminhe um pouco, respire fundo algumas vezes e vá para o banheiro pois, de certeza seu intestino vai funcionar.

Como manter o intestino sempre limpo?

  • Coma de 8 a 10 porções de frutas por semana, preferindo as que tenham mais fibras – frutas vermelhas, ameixa, maçã.
  • Grãos integrais, 2-3 vezes por semana, cozidos após deixar de molho por 12 horas (reduz o ácido fítico).
  • Alimentos limpadores são ricos em proteínas e fibras.
  • Evite doces e gorduras.
  • Polvilhe sementes de linhaça sobre os alimentos cozidos ou crús.
  • Faça atividades físicas diariamente (30 minutos de caminhada, por exemplo)
  • Beba água pura, pelo menos 2 litros, diariamente.

Leia mais sobre o intestino:

CONHEÇA 10 FORMAS DE FAZER O SEU INTESTINO FUNCIONAR MELHOR

INTESTINO E DEPRESSÃO: UMA QUESTÃO DE LIMPEZA

REMÉDIOS CASEIROS PARA ELIMINAR GASES ESTOMACAIS E INTESTINAIS




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...